Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE
Antonio   São Paulo - AC
Marco Rocha   Corrêas, Petrópolis, RJ - RJ
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

leonardo teixeira   são paulo - AC
Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
graciano   Indaiatuba

Sombra no MR

Por: Ivan  

Em: 07/11/2008 07:55

então.. o q eu quero dizer é que o max ele não é um programa CAD saca? ou seja ele não trabalha com medidas exatas, ele é um programa artístico...no curso de Maquete aki da 3D1, o André ele fala muito sobre isso, e fala a melhor forma de importar arquivos do AutoCAD para o max... então cara, a melhor forma de se trabalhar no max é sem dúvidas a Generics.. a padrão, vc terá bem mais facilidade em setar o seu render.. e as luzes.. concerteza... se a escala for em metros.. vc usará valores beeem pequenos cara.. isso dificulta muito.. então é isso... dá uma estudada nisso que vc vi ver... se o nosso amigo André puder te esclarecer melhor seria excelente.. ai sim vc iria entender... abraço cara, espero ter ajudado em algo.
www.nhuks.com.br
No curso de maquete o André explica como trabalhar na escala real. Mas nos dois cursos ele trabalha na escala errada, eu também me confundi com isso e mandei email pra ele. Ele disse que fez na escala errada porque é a escala que todo mundo usa e é a que dá mais problema. Ele disse que fazendo na escala certa não dá estes problemas e dai não dava pra mostrar a solução, dai ele fez na escala errada pra dar os problemas e mostrar como resolver. Mas se trabalhar na escala certa igual ele explica no primeiro vídeo do curso de maquete, as coisas saem mais fácil e não dá estes problemas. Pra trabalhar em escala certa é assim: Customize>Units Setup>System Units Setup Units = 1 e Inches nas unidades Depois Customize>Units Setup Metric>Centimeters Porque é ruim trabalhar em metros no max. Ai fica em escala real usando centímetros. Quando importar algum projeto do Autocad vc marca o Rescale e coloca a unidade que usou no Autocad.
Aí, gente, muito obrigado pelas dicas. Vou fazer mais testes e postar os resultados. Obrigado a todos, e se alguém tiver mais alguma dica, fique à vontade para postar.
Um Abraço.
Boa tarde Ivan, tudo bem? Fico feliz por ser mais um estudante de Mental Ray aqui da TrêsD1. Para melhorar as sombras e os ambientes em geral basicamente é resultado de muita observação, pesquisas da natureza e muito estudo. Para melhorar os detalhes do sombreado na sua cena, eu o aconselharia a modificar principalmente a SkyLigth, encontrando um equilíbrio entre a luz solar e o céu azul. Seria bom também melhorar a qualidade do Final Gather, que conta bastante para uma boa cena externa. Melhore também o tamanho do raio do final gather. Basicamente as cenas em qualquer render, tanto o VRay quanto o Mentel Ray que são os mais conhecidos, varia muito de uma cena para outra, sendo nescessárias configurações por tentativa e erro. Bons estudos e anseio pelo seu próximo upgrade. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
Olá gde Jonathan, tudo blz? Então, ainda não postei o up da imagem pq estou justamente fazendo muitos estudos com as configurações de FG, mas ainda não consegui um bom resultado. Assim que conseguir algo eu posto aki. Vlw!
Um Abraço.
"Gutao" disse: O Radius vai depender da escala da cena. Eu percebi que em escala real usando centímetros o raio fica sempre entre 2 e 10.
Gutão, seria então 2 no min radius e 10 no radius?
Bom dia Iv@n, tudo bem? Para configurar corretamente a cena externa com o Final Gather, para deixá-la com boa qualidade e também bastantes detalhes nos objetos a escala da cena preferencialmente tem que ser a real. Eu particularmente gosto de usar o Final Gather no sistema métrico para controlar melhor, mas varia bastante de cena para cena, girando em torno de 1cm a 10cm no min. radius e 10cm a 1m no Max Radius. Mas como você não está usando o Final Gather no sistema métrico, eu aconselharia a usar um valor de 0,7 em min. Radius e 7 em radius, com o Rays per FG Point em 512. Geralmente os valores que você colocar em Min. Radius é 1/10 do valor que colocar em Radius. Por exemplo: Radius: 10,0 Min. Radius: 1,0 Radius: 7,0 Min. Radius: 0,7 Mas não um mandamentos de regra geral, podem ser alterados conforme a nescessidade de cada cena. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
É pessoal, tentei q tentei mas ainda não consegui o tal efeito só com iluminação. Segue abaixo a composição da imagem normal com um render somente com AO. Quem sabe mais pra frente, hora que eu tiver um melhor domínio do render eu não consigo? Muito obrigado por todos pela ajuda.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138846

Últimos membros registrados: bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte.

Usuário(s) on-line na última hora: 848, sendo 26 membro(s) e 822 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Baldo, Roberto Movanni, JMDesign, Leonardo, chockspvp, braddock, marcola, nandao, m.schnaider, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, magster, Rodrigosouza3D, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Duda, bnlo1234, Gabriel.C, Vladis, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, mastermax, KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.