Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

guiguerra   Fortaleza - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

kbecker   Porto Alegre - RS
salim3d   ribeirão preto - AC
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT

Luzes adicionais à MR Sun

Por: Nankim  

Em: 11/11/2008 10:56

Estou estudando o mr usando um tutorial como apoio e cheguei num ponto q acho q preciso adicionar mais luzes à uma cena. Tô usando MrSun e MrSky. Nào consigo, de jeito nenhum. Não importa quantas luzes ou a intensidade...não dá nenhum resultado. No que estou errando? Tb aceito sugestões pra melhoria da imagem. Obrigado
Boa Tarde Nankim, tudo bem? Há tempos não nos víamos, seja bem vindo ao fórum novamente. Pelo seu comentário vejo que seu problema trata-se de a cena permanecer escura mesmo colocando vários luzes, estou certo? Para exemplificar, seria bom colocar uma imagem de exemplo ou Print Screen, se puder. Vários motivos, principalmente na nova versão do 3ds Max 2009, fazem com que o renderizador Mental Ray se comporte diferente do que nas versões anteriores. Uma delas e a mais provável seja a de configuração do Exposure Control, que deve estar corretamente configurado, pois geralmente quando aplicadas as luzes Mr Sky e Mr Sun ele atribui esse recurso junto ao renderizador. Outro motivo também é você tal vês ter se esquecido de ligar algum parâmetro que faz com que esses recursos funcionem, como por exemplo habilitar o Final Gather do Mental Ray. Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
A mr sun e a mr sky são muito fortes, são pra cenas externas e não precisa de outras luzes... Se colocar luzes comuns perto da sun e da sky não vai mudar quase nada porque são muito fracas perto delas... Vc viu que não mudou nada no render ou só na viewport, porque pela viewport não dá pra tirar conclusão... Vê também se não salvou mapas de GI e FG, porque ai nem adianta mudar nada que sempre fica igual, porque ele usa o mapa salvo...
Muito obrigado pelos comentários!! Eu já vi q o problema é mesmo o exposure control. O photograph nao deixa as outras luzes aparecerem. A questão é q o MrSun tá servindo como iluminação que entra por uma janela e eu queria mesmo assim ter luzes dentro do ambiente, por exemplo um abajur. Tô com problemas pra mandar a imagem pra vcs... http://www.tresd1.com.br/miniatura.php?modo=miniatura&id=34617 Imagem 34617
Pra usar o daylight precisa do exposure control, pq estas luzes são photometrics, então, pra usar luzes comuns junto tem que ser luzes photometrics pra ficar na mesma escala de iluminação. O certo msm é usar luzes photometrics com arquivos IES pra trabalhar na escala fisica real. Também não dá certo se o projeto não estiver em escala real no max.
Deus é maior!
Bom dia Nankim, tudo bem? Se realmente não estiver aparecendo às luzes internas, tente encontrar um equilíbrio entre a intensidade da luz solar, e a intensidade da luz fotométrica. As vezes é necessário fazer alguma configuração Fake para conseguir os resultados esperados. Outro detalhe é configurar corretamente o exposure Control e tomar cuidado para não deixá-lo com o preset de exposição Physicalli Based Lighting, Indoor Daylight, pois a câmera não conseguirá captar luzes fracas comparadas com a luz solar. Outra opção também é usar o Non Physically Based Lighting. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
Obrigado aí galera. Eu já tentei usar as photometricas dentro com IES e tudo...acho que o exposure control é o problema mesmo.. Então quer dizer q o preset Physicalli Based Lighting, Indoor Daylight n deixa a câmera pegar as outras luzes?!?! Bom, vou ter q aprender a setar esse troço direito... Vlw mesmo
Aqui funciona normal com daylight, skyportal nas janelas e photometric com IES usando o MR photographic exposure com o preset indor daylight. Deve ser a escala do seu projeto.
é.. acho que tem a ver com a escala mesmo. o photographic exposure é bem chato de configurar, pq ele é fisicamente correto, o que exige que tudo o mais na cena tb esteja correto. Aí, o que pega mesmo é a escala...
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
Pra trabalhar bem com o mr photographic exposure precisa estar na escala real, ai é fácil pq vc usa igual uma câmera fotográfica real. Se usar valores iguais os que usaria na sua câmera, o resultado será o mesmo. Pra configurar o max em escala real vc deixa tudo no padrão e muda o display pra metric>centimeters, fica no menu customize>units setup. Se vc não estiver em escala real também dá pra usar o mr photographic, na parte de baixo da janela tem o unitiless, marcando isso o photographic exposure trabalha fora de escala, ai vc ajusta a escala no valor dele.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138843

Últimos membros registrados: douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns.

Usuário(s) on-line na última hora: 450, sendo 21 membro(s) e 429 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, jessicatorres, Roberto Movanni, albert138, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Celso Borttoloto, Eduardo Ramos, Nuno, mastermax, Gabriel.C, Eng Damasceno, Sergio1987, Evandro00, emersonforentin, Luan, vanderabelo, Fabrício, TadeuB79, gilson antunes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.