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Duvidas com esquema de iluminação

Por: erculesc  

Em: 17/11/2008 00:37

Ola moçada, estava estudando mr e me ocorreu uma duvida: Qual o melhor esquema de iluminação para cenas internas e esternas? A melhor luz para o realismo de cenas internas é a photométiric? Em uma cena simples, sem fonte externa de iluminação e apenas um comodo, qual é o melhor esquema? Aguardo vossa contribuição, sucesso a todos!!
Ola ercules, tudo joia? Olha, se voce quer fazer a iluminação o mais proximo do real, tem que iluminar como ocorre na realidade, no caso de um pequeno quarto, geralmente se uma usa fonte de luz central no teto... dai no 3D voce usaria uma uma Photometric sim, pois ela se comporta como uma luz real. Mas as vezes visualmente fica melhor um resultado nao real para dar aquele TCHAM na imagem, dai voce pode usar mais de uma luz, clarear bem a cena... e por ai vai. Mas no teu caso, eu usaria uma photometric. Usando os shaders como Beam, glare... ai o resultado fica show. Te mais!
Iluminação não tem receita, tem que usar luzes que fazem os efeitos que vc quer criar. Em cena externa tem que criar o efeito da iluminação que vem do céu, então usa luz sky, tem que criar também a luz que vem do sol, então usa luz sun. As duas vem no daylight e faz fácil a iluminação externa. Em cena interna tem que usar as luzes conforme a situação, tem luz pontual, area, cilindrica, esférica, em cada caso vc usa um tipo. Mas se usar photometrics em vez de luzes comuns, tem que trabalhar com exposure control, se não estoura perto dos objetos.
Deus é maior!
Ai Ercules, vc já experimentou a skyportal com o shader mib_cid_d? É ótima pra iluminação interna e de estúdio...
gago: cara esse shader ai vc coloca no slot vaziu q tem no skyportal? oq ele faz?
também estou interessado em conhecer este esquema com skyportal, li em outro tópico e não entendi nada, achei que o skyportal era pra jogar luz externa pra dentro de um lugar fechado, se alguém puder explicar... abraço
Jean Ribas
eu tb........nunca ouvi falar desse shader ae...se alguem souber agradeço... abraços!
www.project3d.carbonmade.com
http://estandes3d.blogspot.com
Ai galera, o Mental Ray tem vários shaders de iluminação, mas estes dois de luzes photometrics vem desligados. Depois que ligar os dois, eles aparecem no material/mapbrowser e vc pode usar em qualquer luz. Mas na skyportal é o melhor, pq faz ela emitir luz igual uma luz photometric. No menu Advanced Parameters vc muda pra Custom e arrasta o shader pro botão None. Deixa uma instância do shader no material editor pra poder configurar, dai coloca a cor em kelvin e a intensidade em baixo. Olha a tabela de cor de luz em kelvin: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=31386 Funciona sem exposure control, mas é melhor usar com exposure.
Mental Ray User

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