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O que é AO?

Por: Carlos Fernandes Sachs  

Em: 21/11/2008 23:06

Desculpa a pergunta de noob, mas estou lendo bastante os fóruns e toda hora falam de AO, mandam aplicar AO, falam que o AO está forte. O que é AO?
V-Ray 1.5 Addict
Ambient Occlusion http://www.renderpixie.com/pixiewiki_install/images/3/30/Ambient-occlusion.jpg http://en.wikipedia.org/wiki/Ambient_occlusion Ambient oclusão é um método utilizado no sombreamento computação gráfica 3D, que ajuda a adicionar realismo ao local reflexão tendo em conta pelos modelos atenuação da luz devido a oclusão. Ao contrário métodos locais como sombreamento Phong, ambient oclusão é um método global, significando que a iluminação em cada ponto é uma função da outra geometria na cena. No entanto, é uma aproximação muito bruto global para a plena iluminação. A aparência suave realizados pelos ambient oclusão sozinho é semelhante à maneira como um objeto aparece em um chulear dia. Ambient oclusão é mais frequentemente calculado pelo vazamento raios em todas as direções a partir da superfície. Raios que atingem o fundo ou "céu" aumentar o brilho da superfície, enquanto que um raio que atinge qualquer outro objeto não contribui iluminação. Como resultado, os pontos rodeado por uma grande quantidade de geometria são prestados escuro, enquanto que os pontos de geometria pouco hemisfério sobre a aparecer luz visível. Ambient oclusão está relacionada com a acessibilidade de sombreamento, que determina aparência baseada no quão fácil é para uma superfície de ser tocado por vários elementos (por exemplo, sujeira, luz, etc). Tem-se popularizado na produção animação devido a sua relativa simplicidade e eficiência. Na indústria, ambiente oclusão é muitas vezes referida como "light céu." [Citação necessária] O ambiente sombreado oclusão modelo tem a propriedade de agradável oferecendo uma melhor percepção da forma do 3d exibidos objetos. Isto foi demonstrado em um documento [1], onde os autores relatam os resultados de experimentos que comprove que perceptivo profundidade discriminação sob iluminação difusa uniforme céu é superior a esse predita por um modelo de iluminação directa. Ps: Traduzido por Google, retirado de Wikipedia HASIUAHSUS :D abraços ^^
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
NO Vray voce renderiza AO assim : Material, Vray light Na primeira opção voce adiciona um Vray dirt aih, vai mexendo nos parametros dele ao seu gosto eu prefiro dexa default x) aih, joga em todos os objetos da cena ( normal, ou pela opção que tem no render ) desliga todas as luzes, e renderiza :D abraços
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
completando o que o Jr-Graphic disse, após renderizar o ao, vc joga a imagem renderizada no photoshop, em outra camada acima vc poe o ao, e vc poe multiply na camada e ajusta a opacidade a seu gosto
mando bem avmguitar777 :D Mais, eu tbm sempre fiquei com uma pulga atras da orelha nao tem como fazer isso, direto do render tpw, sem precisa de pós-produção, voce aumenta ou diminui o AO na imagem??? abraços
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
No V-Ray eu não sei, mas no Mental Ray tem a opção de AO dentro do material Arch&Design, ai vc pode renderizar tudo junto e sair com a imagem pronta do Max sem precisar compor com o passo de AO no PhotoShop. Outra vantagem de fazer assim é que o AO é levado em conta no cálculo do GI, criando um GI mais realista. Tem a opção usar o AO no cálculo de GI ou não, a pessoa pode escolher.
Mental Ray User
éh, no vray eu acho que num dá pra fazer o AO direto no render não, eu já li a página de help online do vray quase toda e nunca vi isso lá não
Obrigado, entendi do que se trata, mas tem algum tutorial para eu aprender a usar? Eu trabalho com o V-Ray 1.5 SP2!
V-Ray 1.5 Addict
Dah uma ligada x) http://www.highend3d.com/3dsmax/tutorials/rendering/vray/Vray-1-5-dirtmap-tutorial-310.html eles fazem com vray material, mais eu prefiro o vrai light material, sacks x) abraços
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
Carlos aqui mesmo no fórum tem um tutorial de AO para Vray. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28128&highlight=

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