Iniciando os estudos

Por: jomarjf  

Em: 23/11/2008 03:19

Olá Amigos, sou usuário de AutoCAD e estou iniciando o aprendizado sobre o 3ds para melhor apresentar minhas maquetes. Gostaria de contar com a ajuda de vocês no que for possível e desde já agradeço. Inicialmente surgiu uma pequena dúvida/curiosidade em relação a criação de pastilhas. Preciso de uma pastilha na cor que segue. Fiz todos os procedimentos no que se refere a configuração da pastilha e na hora de aplicar o material me deparei com uma dificuldade. A pastilha não tem brilho. Só para registrar 1 - Especular Level: 800 2 - Glossiness: 70 Pode existir alguma outra configuração a qual não estou acionando? Desde já, agradeço a atenção de todos
voce pode colocar 1 mapa no bump por exemplo, usar 1 material arch design,mas no box assim puro eh mas complicado de ver logo de cara por q ele eh plano da 1 olhada nessa imagem tao todas com 1 material soh, na esfera aparece bem melhor e na caixa menor q tem 1 bump tambem,ja no box maior e no chao fica igual ao seu,
usei 1 pro material ceramic e no rejunte usei 1 raytrace (cromado), a base do material ai eh 1 standard coloquei o tiles no difuse e nao precisa colocar 800 ai nao.valeu(
Ai Jomar, material de cerâmica já vem pronto no arch&design. Vc pega o preset Ceramic e coloca o mapa tile no Diffuse, Reflectivity e no Bump. Precisa colocar nos 3. O que vai no diffuse vai pintar a pastilha e o rejunte. O que vai no Reflectivity vai fazer refletir só na pastilha e não no rejunte, porque se o rejunte for reflexivo vai ficar horrível. O que vai no Bump faz o relevo. No do Diffuse vc coloca a cor da pastilha e do rejunte. No do Reflectivity vc coloca preto no rejunte e cinza médio na pastilha. E no do Bump vc coloca preto no rejunte e branco na pastlha!
Amigo, não estou conseguindo uma imagem como a sua. Pode me ajudar? Desde já agradeço por sua atenção.
Jomar Filho
Natividade - RJ
http://www.jomarfilho.blogspot.com
soh coloquei 1 cromado no rejunte pra realçar a questao do brilho o pro material q usei tambem eh proprio e como a imagem ali em cima ta mostrando o bump ajuda a mostrar os reflexos eh logico ali ta exagerado 1 noise muito pequeno e bump muito alto mas num piso conforme o angulo as pequenas e suaves ondulaçoes vao deformar 1 pouco o reflexo e vai aparecer melhor. valeu ( coloquei todos os objetos ali com o mesmo material soh pra evidenciar a questao do brilho como a geometria influencia .valeu)
Se for piso de cerâmica não precisa fazer no arch&design, tem o preset glazed ceramic tiles que faz piso.
Malcon, o problema deste preset é que depende da escala do projeto, ele tem um mapa dent no bump e se a cena estiver pequena, vai ficar uns quebrados nas bordas do piso. Pra evitar isso vc pega o preset glazed ceramic e faz o tile com o mapa tile, pondo no diffuse, reflect e bump. Ou tira o mapa dent do bump desse preset.
Deus é maior!
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Bituca: ai cara! tudo bem? o maior problema dos leitores iniciantes que vemos no Max é com relação a escala de projeto; pessoal antes de tentar fazer ou aplicar qualquer material é importante que saibam qual a escala correta a ser utilizada no Max; o mestre André Vieira fala isso tudo no video curso dele de modelagem; se não sabem a escala correta que estão usando nas suas cenas fica difícil de conseguirem qualquer coisa no Max como por exemplo aplicar um material ou até modelar uma maçaneta de uma porta; porque o Max é em polegadas e tudo que é feito no Max é em polegadas porque é um programa baseado em polegadas; por mais que mudem a escala na verdade ela sempre fica em polegadas; cuidado ao trabalharem em escala errada porque dá erro nas luzes photométricas que são baseadas em escala real de luz e dá erro também em efeitos especiais como hair and fur e até no bias das shadows; dá erro no clipping das câmeras que fica cortando o projeto e serão obrigados a usar o clipping manual que é muito chato de configurar. Usem o rescale na mesma escala que desenharem no Autocad e a escala do Max não mecham no "System unit setup" ok?? deixem em polegadas mesmo como está; se quiserem modificar algo modifiquem o "display unit scale"< em metric coloquem centímetros porque é mais próximo de polegadas e é melhor até de setar valores em cm com os shaders do MR porque em metros os valores ficam quase zerados; não usem metros porque fica tudo distante de polegadas e dá erro em muitas coisas. Abraços. ___________________________ [i:2776520784]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:2776520784]
Ai Malcon, foi por causa do que o Bituca falou que eu não indiquei o preset glazed ceramic tiles. Usando o preset glazed ceramic vc faz o ladrilho colocando o mapa tile onde eu falei e não dá esse problema das pontas quebradas com o dent.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 527

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.