Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcio barbosa   Nova Andradina -MS - MS
Gaona   Brasil - AC
Rafael   Carlos Barbosa RS
HEITOR   Pernambuco - PE
Thiago Peitl   Marília/SP

Portfólios Ver Mais

luizhmj   Capivari de Baixo - AC
rafaneto   são paulo - SP
Halisson Gama   Volta Redonda/RJ - RJ
SONIC   Piedade-SP - PR

Iniciando os estudos

Por: jomarjf  

Em: 23/11/2008 03:19

Olá Amigos, sou usuário de AutoCAD e estou iniciando o aprendizado sobre o 3ds para melhor apresentar minhas maquetes. Gostaria de contar com a ajuda de vocês no que for possível e desde já agradeço. Inicialmente surgiu uma pequena dúvida/curiosidade em relação a criação de pastilhas. Preciso de uma pastilha na cor que segue. Fiz todos os procedimentos no que se refere a configuração da pastilha e na hora de aplicar o material me deparei com uma dificuldade. A pastilha não tem brilho. Só para registrar 1 - Especular Level: 800 2 - Glossiness: 70 Pode existir alguma outra configuração a qual não estou acionando? Desde já, agradeço a atenção de todos
voce pode colocar 1 mapa no bump por exemplo, usar 1 material arch design,mas no box assim puro eh mas complicado de ver logo de cara por q ele eh plano da 1 olhada nessa imagem tao todas com 1 material soh, na esfera aparece bem melhor e na caixa menor q tem 1 bump tambem,ja no box maior e no chao fica igual ao seu,
usei 1 pro material ceramic e no rejunte usei 1 raytrace (cromado), a base do material ai eh 1 standard coloquei o tiles no difuse e nao precisa colocar 800 ai nao.valeu(
Ai Jomar, material de cerâmica já vem pronto no arch&design. Vc pega o preset Ceramic e coloca o mapa tile no Diffuse, Reflectivity e no Bump. Precisa colocar nos 3. O que vai no diffuse vai pintar a pastilha e o rejunte. O que vai no Reflectivity vai fazer refletir só na pastilha e não no rejunte, porque se o rejunte for reflexivo vai ficar horrível. O que vai no Bump faz o relevo. No do Diffuse vc coloca a cor da pastilha e do rejunte. No do Reflectivity vc coloca preto no rejunte e cinza médio na pastilha. E no do Bump vc coloca preto no rejunte e branco na pastlha!
Amigo, não estou conseguindo uma imagem como a sua. Pode me ajudar? Desde já agradeço por sua atenção.
Jomar Filho
Natividade - RJ
http://www.jomarfilho.blogspot.com
soh coloquei 1 cromado no rejunte pra realçar a questao do brilho o pro material q usei tambem eh proprio e como a imagem ali em cima ta mostrando o bump ajuda a mostrar os reflexos eh logico ali ta exagerado 1 noise muito pequeno e bump muito alto mas num piso conforme o angulo as pequenas e suaves ondulaçoes vao deformar 1 pouco o reflexo e vai aparecer melhor. valeu ( coloquei todos os objetos ali com o mesmo material soh pra evidenciar a questao do brilho como a geometria influencia .valeu)
Se for piso de cerâmica não precisa fazer no arch&design, tem o preset glazed ceramic tiles que faz piso.
Malcon, o problema deste preset é que depende da escala do projeto, ele tem um mapa dent no bump e se a cena estiver pequena, vai ficar uns quebrados nas bordas do piso. Pra evitar isso vc pega o preset glazed ceramic e faz o tile com o mapa tile, pondo no diffuse, reflect e bump. Ou tira o mapa dent do bump desse preset.
Deus é maior!
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Bituca: ai cara! tudo bem? o maior problema dos leitores iniciantes que vemos no Max é com relação a escala de projeto; pessoal antes de tentar fazer ou aplicar qualquer material é importante que saibam qual a escala correta a ser utilizada no Max; o mestre André Vieira fala isso tudo no video curso dele de modelagem; se não sabem a escala correta que estão usando nas suas cenas fica difícil de conseguirem qualquer coisa no Max como por exemplo aplicar um material ou até modelar uma maçaneta de uma porta; porque o Max é em polegadas e tudo que é feito no Max é em polegadas porque é um programa baseado em polegadas; por mais que mudem a escala na verdade ela sempre fica em polegadas; cuidado ao trabalharem em escala errada porque dá erro nas luzes photométricas que são baseadas em escala real de luz e dá erro também em efeitos especiais como hair and fur e até no bias das shadows; dá erro no clipping das câmeras que fica cortando o projeto e serão obrigados a usar o clipping manual que é muito chato de configurar. Usem o rescale na mesma escala que desenharem no Autocad e a escala do Max não mecham no "System unit setup" ok?? deixem em polegadas mesmo como está; se quiserem modificar algo modifiquem o "display unit scale"< em metric coloquem centímetros porque é mais próximo de polegadas e é melhor até de setar valores em cm com os shaders do MR porque em metros os valores ficam quase zerados; não usem metros porque fica tudo distante de polegadas e dá erro em muitas coisas. Abraços. ___________________________ [i:2776520784]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:2776520784]
Ai Malcon, foi por causa do que o Bituca falou que eu não indiquei o preset glazed ceramic tiles. Usando o preset glazed ceramic vc faz o ladrilho colocando o mapa tile onde eu falei e não dá esse problema das pontas quebradas com o dent.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138846

Últimos membros registrados: bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte.

Usuário(s) on-line na última hora: 819, sendo 27 membro(s) e 792 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Baldo, Roberto Movanni, JMDesign, Leonardo, chockspvp, braddock, marcola, nandao, m.schnaider, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, magster, Rodrigosouza3D, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Duda, bnlo1234, Gabriel.C, Vladis, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, Adalberto Rocha, mastermax, KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.