Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
new   Belo Horizonte - MG
dnmorato   Brasília - DF
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

talita.design   Goiânia - GO
master_3d   Rio de Janeiro - RJ
Julio 3D   Boa Vista - RR
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP

Querendo ingressar no freelance...

Por: rcdesign3d  

Em: 24/11/2008 17:27

Boa tarde a todos. Estou com uma série de duvidas e gostaria muito da ajuda dos profissionais da área ou de quem já trabalhou ou trabalha como freelance. Atualmente sou estagiário em uma empresa de arquitetura e design, onde sou muito usado como mão de obra (maquetes eletrônicas, stands, plantas, texturas etc.), e estão agora começando a me dar oportunidade para mostrar minha critiavidade, mais sou bem cru ainda, estou caminhando nesse quesito. Com intuito de aumentar minha renda, gostaria de realizar trabalhos por fora e é ai que surge minhas duvidas. 1º A maioria dos trabalhos que tenho finalizados são feitos em equipe, onde muitas vezes participei apenas com a mão de obra, eles podem entrar no meu portifólio? Se sim, como devo apresentalos? A marca do cliente aparecer na imagem tem algum problema? Posso imprimir e deixar para o cliente ou devo apenas apresentar e levá-lo comigo? 2º Tenho muitos trabalhos realizados com a qualidade do scanline e agora estou partindo para o mental ray fazendo imagens mais realistas, devo apresentar para o cliente os 2 tipos de imagem que posso fazer e cobrar preços diferentes para ela? Já que com o mental ray o render demora muito mais utilizando mais tempo meu, mais energia elétrica e etc? Muito obrigado a todos. Abraços
Você pode apresentar as fotos dos trabalhos em equipe, mas dizendo que a foto foi feita pela equipe que você participa. Nunca diga que trabalhos feitos em equipe foram feitos só por você, senão você pode se dar mal. Com relação a marca, se a pessoa eceitar é ótimo, pois é uma prova que você fez o trabalho para aquela empresa. Só apresente as fotos, se for deixar, crie uma marca d'água que não possibiliteninguém mais utilizar. Apresente todos os tipos de trabalho que você realiza. Você já deve ter noção de tempo com relação aos trabalhos, então faça um orçamento baseado em quantos dias você vai demorar pra terminar, incluindo renderização. Aqui em Curitiba, a média de preço varia entre R$12,00 e R$20,00 a hora de trabalho no ramo.
Fernando: Muito obrigado pela ajuda. Eu estou pretendendo ( não sei ainda pois preciso calcular custo) fazer tipo um book no tamanho 15x15 com meus melhores trabalhos dizendo aonde eu participei, uma breve apresentação minha e a quem meu trabalha se destina. Daí vou entregar em um monte de escritórios de arquitetura, agencias, marcenarias etc. Mais estou preocupado em ser anti-ético, ou fazer algo que não é permitido, pois não posso colocar meu atual emprego em risco, o que quero mesmo é aumentar minha renda fazendo alguns freelas, e claro, ganhando clientes para um dia poder abrir meu negocio.... O que quero passar é que em muitos lugares não vão me receber para ficar conversando e blablabla, mais tendo meu book com meus trabalhos, contatos, e explicando tudo certinho, um dia se eles precisarem podem me ligar..... Bom muito obrigado e aguardo mais ajuda
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Então aí você poderia pensar na possibilidade de criar um portfólio online, onde o seu cliente pode ter acesso "sem compromisso" e sem você estar por perto pra ele poder analisar com calma. Uma coisa interessante é ter um book completo em mãos sim, porque se faltar energia você não fica desarmado. ;) Sobre ser anti-ético ao usar algumas marcas, ou fazer algo que não é permitido, primeiro leve em conta o tipo de imagem/vídeo que foi feito. Se houve um contrato especificando que a equipe que a fez poderia usar para objetivos promocionais, isso lhe dá o direito de usar aquele trabalho como divulgação de seu produto. Agora se não houver isso no contrato, na dúvida, é melhor não usar. Eu costumo deixar uma cláusula a ser aprovada pelo cliente em que eu solicito o direito de usar o trabalho em meu portfólio. Caso ele permita eu mantenho a cláusula no contrato. Caso ele não aprove, eu removo aquela cláusula. ;) É sempre importante deixar bem claro qual foi a sua participação no trabalho em equipe e é muito importante destacar justamente isto, que você sabe trabalhar em equipe e sabe cumprir prazos. E continuar no seu emprego é bom por ter acesso gratuito à outros profissionais que podem ser de ajuda em seu aprendizado. Também é importante pra ganhar experiência. Isso aí contará muito em seu sucesso profissional. Você está no caminho certo, continue nele sempre. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Grande Serial, sempre dando seu apoio, muito obrigado irmão. O portifólio online com certeza vou fazer, mais creio que o valor do impresso pode ser melhor. Então aqui na empresa não tem nada sobre isso no contrato, nem que pode nem que não pode, eu perguntei para minha chefe se podia postar algumas imagens na web pois eu participava de um forum que avaliava apenas a qualidade da imagem, e ela disse que não, que não podia mostrar a marca das empresas, dai nem perguntei sobre portifólio. Problema que ae vou me dar mal, pois praticamente todos os meus trabalhos são aqui da empresa, se n poder usar eles estou sem portifólio. Com certeza não quero sair daqui tão cedo, estou a 8 meses trabalhando, e aprendi mais que 1 ano e meio estudando 3d em casa, o contato com cliente, com profissionais da área, ver como funciona é realmente indispensável. Muito obrigado e sucesso para vc. Abraços
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
É realmente isso aí faz a diferença e no meu caso faz falta. Se Deus quiser isso vai ser modificado ainda este mês. Sobre o seu portfólio, então no seu caso, por estar trabalhando na área, isso seria só uma questão de tempo. Acho que se tentar fazer o seu portfólio em pouco tempo vai conseguir e aí com o tempo vai inserindo novos trabalhos. Não se preocupe com a quantidade, mantenha sempre o objetivo de inserir apenas trabalhos excelentes. Mais vale algumas ótimas imagens do que um monte de trabalhos medianos. É uma pena não poder reutilizar o seu trabalho pra portfólio, mas não desanime. Muita gente nem está na área e está começando a montar o seu portfólio agora. Imagina o que estão passando! :) Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138846

Últimos membros registrados: bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte.

Usuário(s) on-line na última hora: 808, sendo 26 membro(s) e 782 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Baldo, Roberto Movanni, JMDesign, Leonardo, chockspvp, braddock, marcola, nandao, m.schnaider, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, magster, Rodrigosouza3D, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, bnlo1234, Gabriel.C, Vladis, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, Adalberto Rocha, mastermax, KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.