pessoas e carros em maquetes

Por: vinicius.galindo  

Em: 02/12/2008 12:20

Alou pessoas, pra os que não sabem, vou informar: meu karma em maquetes são as pessoas. Já tentei opacity, modelos, o escambau, nunca fica bom mesmo. E vejo por aí trabalho de gente que detona em maquete, mas quando tem que colocar pessoas.. não vou dizer que estraga, mas diminui muito a qualidade do trampo. Pois bem, fiquei pensando e resolvi dividir o pensamento, iniciando uma possível discussão aqui, com quem tiver afim. Todos sabem que a razão de se colocar pessoas, carros, plantas e etc, é a de "humanizar" o desenho. Colocar "o molho", como me diziam na faculdade. Massa, concordo. Deixa mais real, mais bonita e, principalmente, dá escala. Noção de tamanho, etc e tal. Tirando a vegetação de lado, que acho imprescindível, vem logo uma questão, que nem vou me ater muito nela, mas é bom citar: porque não querem que se coloquem postes, fios, latas de lixo, bueiros, mato, poeira, etc? porque fica feio! querem que coloquem um "molho" bonitinho. Ok, concordo de novo. Não vou colocar os fios e postes, se quando eu tiro uma foto de um prédio existente, eu fico com raiva dos que ficam à sua frente, correto? Aí é que está! Quando a gente vai tirar foto de algum prédio existente, o que mais a gente quer é que não tenha nenhum carro ou pessoas na frente, pra ficar mais limpo, pra ver melhor o edifício, não? E então?? pra que pedem essas porcarias? hehehe Ah! Mas vem a questão da escala -dizem. po.. -digo eu -depende muito da imagem. Tipo, se for um prédio grandão, um edifício público, shopping, praça, etc.. ok, é necessário carros e pessoas, e ruas e calçadas, pra dar noção do tamanho, pra ambientar melhor, beleza.. Mas, uma casa? uma fachada? imagens internas? é necessário? Façam o seguinte: peguem uma revista de arquitetura. Observem as fotos de projetos, sejam eles internos ou externos. Em quantos aparecem pessoas? carros? nenhum! Ou em raríssimos casos!! Salvo se o projeto for grande, como mencionei. Isso sem falar nos ângulos, que nas revistas, fotografam detalhes do projeto, minúcias, em ângulos estratégicos, que quase nunca são aceitos por quem encomenda maquetes. bom.. falei foi muito. que vocês acham sobre esse assunto?
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
AIUSHASIUASuh concordo de genero , numero e grauuuuu ASHUISAHSAIUASHUAS dah uma ligada e agora se trabalha bem com fotos e no opacity como voce falo, fica bom, na minha opiniaummm xP HASUIHASIUASH ainda que tipow, eh dificil voce achar tpw, na foto a mesma iluminação q estah na maquete eletronica pra nao dar erro de sombras nas pessoas, sacks? ainda nessa imagem q mandei tem algumas q ficaram estranhas :S ISAUHAUIASHASU, mais eh nesse estilo q prefiro doq ser pessoas 3d xP abraçaao !!!
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
JR, tb prefiro fazer do seu jeito. Mas claro, como vc disse, tem q saber escolher bem as imagens das pessoas pra colocar na posição certa pra respeitar a iluminação da cena. Sem falar na perspectiva/enquadramento. Se tiver uma biblioteca boa de pessoas, já é! ;) Vinicius, concordo contigo tb. Realmente pra projetos grandes, sempre é bom ter os carrinhos e as pessoinhas pra dar a noção de escala... além de humanizar e talz. Mas em imagens de projetos menores, elas não são tão importantes. Apesar de às vezes serem solicitadas, principalmente em espaços abertos (como no caso daquela sua imagem - a piscina). Já em imagens internas, realmente pessoas só atrapalham. Pq o cliente quer é ver como vai ficar a decoração da sua sala, quarto, cozinha... E como são ambientes + comuns, com móveis de tamanhos de certa forma padrão, fica + fácil ter noção de escala. Por isso é sempre bom humanizar com bastante objetos de decoração (se puder, claro). Sobre o lance dos ângulos, eu queria mto q os clientes aceitassem uns ângulos + "artísticos", com foco em algum canto/objeto... mas realmente, pra esse tipo de trabalho não dá mto certo, pq a vontade deles é ver o todo! Blé! E a vida continua. Hahaha Abração galera ;)
Nando Dexi
Ossa, agrada cliente eh Fraus ¬¬" tpw, voce coloca a camera de um jeito, q NOOOOSSAAA q coisa mais linda aih mostra pro cliente, e ele " Entao, eu pensei numa coisa mais ampla, que mostra-se mais " ( Ps: a camera esta perfeita, tpw, Arte de Pablo picasso, maaaaaassss....) neeh, cliente tem sempre razaum, mesmo quando eh sem noçaum HAISUHASUISHA algum dia eles vao intender, assim espero :P abraços
Clã 3Dreamer http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=357076#357076
Opa Vinícius, agora vc falou uma grande verdade meu chapa... Eu tenho vontade de dar na cara do cliente quando pede carros e pessoas na imagem, pq acaba com a imagem... Não tem nenhuma técnica que deixe as pessoas realistas na imagem, eu não vi nenhuma que ficasse boa... Carros se forem 3D dá pra ficar bem realista, mas não precisa disso em imagem de maquete e gasta tempo de render a toa... Devia ser proibido usar imagens de pessoas e carros em maquete :)
Bicho, concordo com tudo, eu nunca coloco pessoas e carros, se o cliente pedir eu perturbo ele até desistir. Fica muito feio com qualquer técnica, modelos 3d, billboards, composição no ps, nenhuma fica boa mesmo.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 439

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.