Render com manchas teimosas!

Por: DanielMaia  

Em: 05/12/2008 00:44

Tudo joia? Estou dando uma estudada em iluminação de estudio.... dai estava fazendo uns testes aqui com um modelo que fiz... e notei que o FG esta causando umas manchas. O problema creio que nao saja do tipo de luz, pois testei tambem com Photometric e deu no mesmo, tambem nao é o modelo, pois testei com outros modelos e deu no mesmo. Interesante e que elas ficam sempre no mesmo lugar, por exemplo, quando mudeio o modelo, para verificar se nao seria minha modelagem da bancada que estaria errada, usei um modelo da evermotion com forma semelhante, uma bancada tambem, e procurei por na mesma posição, e deu no mesmo, as manchas nao ficaram iguais, mas ficaram nas proximidades. Essas 3 imagens sao para voces darem uma olhada no mapa de photons e no fg, o primeiro render é apenas FG com preset LOW, ja modifiquei, mechi em tudo do fg, mas elas sempre ficam la... ja usei ate valores absurdos, mas elas ficaram la, mais suaves e verdade, mas ficaram la... A segunda é o mapa de photons... olhando onde as manchas se encontram no render final, nao encontro o motivo delas no mapa de photons... E a ultima e o render com FG + Photons e as danadas das manchas... as manchas sao estas em cima do tampo ao lado direito... Amanha eu vou mecher novamente nela... por hoje ja deu... :) Sim... eu estou usando 3 SkyPortal com mib_blackbody... Te mais!
Eu tambem ja quebrei a cabeça com estas manchas, eu resolvi elas deichando FG com Interpolate Over... e não com o FG Point... que seria o mais correto dai só aumentei o valor de Interpolate Over bem alto, mas na verdade não sei o que causa estas manchas. Abraço
Falaí panorama4d, Eu acho q sei o q está acontecendo. Se vc está mudando as configurações do FG e ainda assim as manchas continuam no mesmo lugar, é certeza que você configurou para ele salvar um mapa de FG e usar esse mapa no render. O que vc tem q fazer é deletar esse arquivo para que ele gere novamente. Ahhh...Faça o mesmo com o mapa de photons. Veja lá! Abraço, Sander
Opa Grasiano, vou tentar fazer isso agorinha... Sanderpalma, cara, o pior que eu nao salvei nenhum mapa, nem de photons nem de fg, justamente por que pensei nisso tambem. Dai estou testando sempre fazendo os calculos do zero!!! Valeu pessoal, acordei agora, jaja vou testar e posto ai.
Bicho, o seu problema é por usar o interpolation do FG. Quando tem um objeto pequeno dentro de um cenário grande acontece isso com o interpolation. Ele usa o raio da cena pra fazer essa interpolação automática e erra quando a diferença de tamanho dos objetos é muito grande. Se vc configurar pelo radius do FG desligando o interpolation, vc resolve o problema. PS: Acho melhor diminuir um pouco o radius dos photons e aumentar a quantidade de photons, pelo mesmo problema de ter um objeto pequeno no cenário grande. Vai fazer o GI com mais qualidade e precisão.
Deus é maior!
seria interessante ajustar melhor o raio dos photons...e colocar o mesmo valor no raio do fg....se vc trabalha com as unidades de medidas padrão do max...polegadas....deixe os raios entre 2 e 4....se trabalha em metros ou cm...ai tem q rever esses valores.....isso esta acontecendo exatamente pelo problema q o bituca falou...objeto muito pequeno em cena muito grande........t+ cra
https://www.maqueteseletronicas.com/
Nesse caso tenho certeza q o Bituca tem razão!
Oi pessoal, o bituca esta certissimo. Engraçado que nunca tive este tipo de problema, foi a primeira vez... mas como antigamente nao existia o Interpolate Over e eu sempre setava o o Point, foi tranquilo resolver... agora para o pessoal que ja esta dando inicio nos estudos agora isso vai ser ruim pq o pessoal vai ficar mal acostumado. Vai ai uma imagem Wire e o resultado do estudo. Valeu, te mais!
Então Panorama, eu penso o mesmo que vc cara, acho que o pessoal fica mal acostumado com o interpolate. Quando configura no radius vc também ganha tempo de render e controla melhor a qualidade do sombreamento do FG. Eu só faço pelo radius. A propósito, parabéns pela imagem do móvel, ficou 100%, digno de estúdio. Vc é fera!
panorama, sua cena de studio não esta fechada nas laterais e na frente, como vcs faz para que os photons não se dispersem? ou seja, como vc limita eles? vc colocou uma esfera envolvendo a cena ou a sky portal faz com que os photons fiquem todos direcionados para a cena?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 717

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.