Usar ou não usar Exposure control?

Por: Bruno  

Em: 19/12/2008 16:05

Venho acompanhando o fórum algum tempo, e sempre vejo discuções sobre o Exposure Control, sobre o fato de que el nao funciona com alguns efeitos como Beam, Hair and Fur, Volumes em geral e que desbota a cena. E Também tem que mecher na gomma das imagens... Me parece então que existe mais desvantagens do que vantagens em usar esse controle. Seja em qual configuração estivermos usando. Gostaria de saber então quais as vantagens de usar Exposure control, ou qual a melhor ocasão para usar, em cenas internas, externas? Com GI, Com Final Gather. Eu ja obtive bons resultados e pessimos com ele, mas até hoje é uma ferramenta que não domino.
Cara, eu não gosto do exposure, mas tem um monte de gente que gosta. Eu prefiro fazer como sempre fiz e deu certo, mas tem gente que acha mais fácil fazer com exposure. Vc tem que testar pra ver o que é melhor pra vc.
Mental Ray User
Olha Bruno, como o gutao ja disse, e uma questao de cada um, eu mesmo trabalho de varias formas dependendo do resultado que quero, do tempo que tenho e da cena. Mas uma coisa que adotei para mim, e que gostei foi o LWF, mas no questao do EC, eu faço trabalhos com ele, as vezes com uma luz no centro da cena para clarear. Ao meu ver o que importa e o resultado final, como chegar ate ele existem varios caminhos, qual deles se pegar depende do artista. Particularmente uso controles de exposição mais em cenas externas. Em internas eu me viro em grande parte das vezes sem ele, dai vem outras tecnicas para melhorar a iluminação. Te mais!
Poxa Panorama, que dica boa cara, vou fazer uns testes. Eu não me entendi até hoje com lwf e exposure, mas sempre tentava acertar a imagem usando os dois juntos e agora vc disse que dá pra usar lwf sem o exposure, acho que não deu certo comigo porque sempre tentei com exposure e nunca me dei bem com isso. Vou tentar sem exposure agora e acho que vou me dar melhor. Valeu cara!
Mental Ray User
Pelo amor de Deus... O que é LWF?
Entaum Gutao, o bacana do LWF e justamente clarear a cena, ter bom nivel no tom medio e sem precisar usar controle de exposição. Particularmente uso o mr PEC quando quero usar recursos de camera para fazer algum efeito na imagem, como estorar o branco, saturar, por mais contraste nas sombras... etc. Bruno, da uma olhada acho que nas 5 ultimas paginas do grupo de estudo mental ray, voce ja via ficar por dentro do assunto. Te mais.
Beleza. Já li. Mas ainda tem as desvantagens de que ele nao funciona com alguns efeitos como Beam, Hair and Fur, Volumes em geral. Por enquanto vou ficar no metodo tradicional e parar de estudar EC. Abraços.
Como ja foi dito é questão de gosto, eu não uso, mas tem gente que gosta de usar. Creio que voce deva fazer alguns testes e ver qual o resultado te agrada mais. Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 832

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.