Planta 3D

Por: lubcke  

Em: 23/12/2008 15:52

Boa tarde senhores, eu gostaria da ajuda de vocês. A minha profissão é Eng. de Controle e Automação, ou seja, não sou ligado a área artiística de desenhos 3D, mas atualmente estou projetando uma série de mudanças na fábrica em que eu trabalho, e para me auxiliar no projeto, devido a complexidade de variáveis, estou transformando a planta baixa em uma planca tridimencional. O software que estou utilizando para isso é o AutoCAD 2008. A princípio para "levantar" as paredes e fazer as janelas estou usando o comando PRESSPULL, que gera solidos a partir de polylines fechadas. O princípio de desenho que estou utilizando é o mesmo do Sketchup, ou seja, desenha a base e extruda. Mas está me dando muito trabalho manual fazer isso, e uma coisa eu aprendi, se está dando muito trabalho é porque existe uma forma melhor de se fazer. Gostaria da ajuda de vocês para me indicar o caminho para fazer os desenhos, mas vale ressaltar que o objetivo não é visual, mas sim técnico, já que servirá de base para a alocação de maquinas e infraestrutura como eletrocalhas de elétrica, tubulações de pneumática, hidráulica e gás, além de esteiras transportadoras de suprimentos. Aguardo a ajuda e a opnião de todos.
Cara trabalho muito com 3d no autocad, basicamente o jeito de fazer é o que vc ta fazendo mesmo, por isso que muita gente ao modelar prefere o 3dmax...autocad é rala mesmo....
Mas a forma correta de desenhar 3D no AutoCAD é usando o PULLPRESS mesmo, ou existe outra forma de fazer isso. E por favor outra pergunta, como eu coloco textura ? Fazem duas semanas apenas que stou aprendendo a desenhar em 3D. Em 2D eu acredito que tenha um conhecimento razoável.
Cara isso é questão gosto mesmo, eu faço só linha depois ofset e depois uso o comando BO para fechar as paredes depois extrudo eu acho esta forma melhor, ms como eu falei isso é questão de gosto. Para as texturas habilita a barra render que tem as opções de materiais. Abraço
Acredite que o arqui_3d é bem melhor e super mais rápido pra vc fazer isso... Pra colocar textura pode usar o render do CAD .. não é uma qualidade tão boa mas quebra um galho ..
Realmente eu já vi o arqui_3d funcionando, e ele é bem mais rápido que desenhar na mão no autocad, mas ele não desenha tubulação de de agua, pneumática, eletrocalhas para elétrica ou coisas do tipo. Infelizmente neste caso tive que encarar o desenho manual, mas acredito que tenha sido melhor assim mesmo, porque pude cuidar de detalhes de instalação que se não for feito da forma que eu fiz, poderiam dar problemas futuros.
Sem duvida Arqui 3D.....as tubulações vai ter q fazer no braço mesmo....isso pelo q sei n tem jeito. Abs
Vivendo e aprendendo!!!
Para fazer tutulações é muito facil. Cria a linha onde passaa tubulação pois faz um extrude de um circulo pelo caminho (Path), ou seja sa linhas. Ta feito. Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 450

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.