Maquete com Camera Match

Por: Bruno  

Em: 13/01/2009 22:08

Achei alguns tutorias aqui na 3d1 sobre Camera Match. Na verdade so achei topicos e muita confusao sobre o assunto, pois ele parece ser meio complicado. Na verdade, o meu objetivo é criar o prédio, ou casa, e inserir na foto real (estática), tendo que usar o minimo possivel de pós produção. Digo o mínimo pois sei que nao vou poder fugir do photoshop. Se alguem souber algum tutoria bom, mesmo em ingles, e puder ajudar ficaria miotp grato. Enquanto isso continuo na pesquisa. Alguns exemplos do que eu quero fazer: 1) http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28777&highlight=match 2) http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=20397 (Esse foi o mlhor que eu achei, mas para quem nao sabe nada a respeito, como, fica complicado) abração.
O camera match pega mesmo, até hoje eu me perco com ele. O Cesar postou um making of maneiro que ele explica como usar o camera match, olha ai: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42528
Mental Ray User
É complicado mesmo.
Poxa, eu acho tão simples fazer camera match. Agora e o seguinte, vale lembrar que a escolha da imagem para fazer a fotomontagem deve ser criteriosa e capturadas se pensando em fazer a montagem. Vale tambem usar algumas manhas para facilitar... por exemplo... eu tenho uma caixa de papelão de geladeira... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... pintada de verde com, digamos assim, os verteces vermelhos... ai voce pergunta.. PRA QUE DANADO ISSO... digamos que vou fazer a montagem de um predio em um lote, eu vou em loco, pego a tal caixa e alinho ela com o meio fio e procuro fazer uma imagem que mostre o maximo de pontos dela... dai na maquete eu modelo todo o predio, calçada e meio fio... e ponho alinhado com o meio fio um box com as mesmas dimensoes da caixa de papelao, assim ao inves de fazer o camera match no terreno, eu faço com as 2 caixas... nao tem erro... logico que voce faz ajustes minimos, mas para mim foi a melhor e mais rapida forma que encontrei de se fazer isso. Te mais.
Olá panorama4D Que sacada essa da caixa hem! Como você teve essa idéia? Essa criatividade que difere os bons dos iniciantes, como a gente aprende a ser criativo assim também?
UERJ
Oi Dobson, tudo joia? essa ideia eu tive fazendo uma montagem de uma reforma na fachada do predio, que iria mudar bastante a volumetria... e estava ruim de se encaixar as imagens... dai depois de tentar ajustar de tudo quanto e jeito... me veio essa ideia. Eu acho que a dificuldade estimula a criatividade, e dificuldade é uma coisa que nao falta na minha vida, mas eu me sinto bem com elas, pois quando uma coisa que fiz da certo ou agrada, e uma vitoria pessoal muito grande, da gosto virar noites estudando soluçoes e procurando metodos. Um exemplo, agora estou comprando uma workstation, so que deu problemas na entrada dela no brasil, o pessoal esta de greve, algo assim... ai a mercadoria ficou parada. E eu tinha pego um trabalho para fazer ja contando que ela chegaria a tempo... mas que nada, tive que me virar como pude... fiz o trabalho da forma que o pc aguentava, ate mostrei para o nosso companheiro Grassiano. E um construtor viu as imagens, gostou e ja fechou contrato para outra obra... ai isso me deixa mais feliz que qualquer pagamento, fiquei muito feliz pq tive um esforço reconhecido. A criatividade todo mundo tem, no momento em que voce realmente precisar ela vai te salvar. Mas em primeiro lugar voce tem que acreditar que voce pode, pois se voce nao acreditar em si, te garanto que teu visinho e que nao vai. Te mais pessoal, bons estudos!!!
Ola bRUNO mARCHESE usar camera Mash não é tão complicado não parceiro...esse seu tutor enviado de exemplo é legal...mas se voce for encaixar um prei inteiro apenas no espeço é mais facil que este exemplo pois ele teve que encaixar a faixada nova na antiga...mas o principio é o mesmo......voce cria uma sequencia de pontos de referencia na foto e no seu objeto e manda encaixar.....é só seguir esse tuto que tudo dara certo...bom trabalho ai .... e manda pragente ver depois
O camera match é fácil, mas só é fácil se vc tiver os pontos certos... A dica do Panorama é a melhor que existe... O max precisa ter o eixo de coordenadas X, Y e Z com distâncias conhecidas para fazer o camera match... Então não tem nada mais fácil pra ter estes pontos do que fotografar uma caixa na imagem... Pode ser uma caixinha pequena pra uma mesa, por exemplo, ou uma caixa de geladeira para usar no meio da rua em uma fachada... mas ai vc sabe as medidas da caixa e a distância dela até a câmera, pronto, tem todos os pontos que precisa pra fazer o camera match sem dificuldade... ;)
Moçada, qualquer objeto quadrado na foto serve pra alinhar o camera match. Vc tem que encontrar um objeto assim na imagem, um canto de parede, uma escada, qualquer coisa que tenha os pontos que precisa pra alinhar o camera match. Vc mede a distância destes pontos e tá feito, alinha fácil o camera match por eles.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 472

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.