saindo da informalidade

Por: CA188SD  

Em: 28/01/2009 09:00

Bom dia, pessoal, trabalho com 3d algum tempo, fazendo maquete para arquitetos e decoradores e atualmente estou pensando em dedicar integralmente o meu tempo a essa atividade, saindo da informalidade e gostaria de saber do pessoal que trabalha profissionalmente em que área a gente se inclui. Preciso abrir uma firma ou posso trabalhar como autônomo? Como fica êsse lance de imposto, ISS, INSS, preciso ter um despachante para acertar isso? Ou posso fazer tudo sozinho? O meu volume de serviço tem aumentado e fico preocupado com a parte financeira o que pode acarretar em uma visita do leão do imposto de renda. Desde já agradeço a atenção. Um abraço. Carlos
Bom dia CA188SD, Bem, 1ª procura um contador de sua confiança para fazer isso para você.... Se você for abrir empresa de maquete eletrônica, e quiser fazer tudo certinho, você vai se encaixar em "serviços de arquitetura"...podendo ser assim: CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL 71.11-1-00 - Serviços de arquitetura CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS 71.19-7-03 - Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia Dentro do código 71.19-7-03 tem com um dos serviços relacionados o seguinte ítem: - COMPUTAÇÃO GRÁFICA PARA A CRIAÇÃO DE MAQUETES Você pode verificar isso nesse link: http://www.cnae.ibge.gov.br/index.asp coloque por exemplo, arquitetura, no campo de pesquisa...depois entre no link do código 7119-7/03 que você vai poder verificar isso. Infelizmente nessa categoria não dá para optar pelo "simples nacional". Então eu, junto com meu contador, optei pelo lucro presumido... você recolhe sobre o pró-labore e INSS... dá 11% + 28,3% de recolhimento mensal + 16% sobre o lucro.... e ainda você tem que pagar a contabilidade, é claro. Você pode colocar de pró-labore quanto você quiser, sendo que o mínimo é um salário mínimo... Mais uma vez eu digo, fale com um contador de sua confiança, que ele vai fazer tudo certinho para você e te orientar na questão de notas e tal. Espero ter conseguido explicar um pouco, até porque eu não entendo nada disso....aprendi um pouco com meu contador. Boa sorte na abertura da sua empresa! Abraços! Bona Jr.
http://www.bonastudio.com
Bona Studio - Arquitetura Digital e Design
ola amigos ouvi falar q pra se abrir uma empresa com essa descriçao , voce tera q ter um profissional responsavel devidamente cadastrado no CREA e com piso salarial de 10 salarios, é verdade? vi duas pessoas no forum reclamando disso :00:
Dez salários é o piso salarial de engenheiros (e possivelmente arquitetos), sei pq sou estudante de engenharia elétrica e esse é um dos motivos dos engenheiros de uma empresa ocuparem cargos como gerentes, supervisores, etc. e não necessariamente engenheiro... :p Então se vc TIVER q ter um engenheiro (ou arquiteto) registrado como tal na equipe vai ter q pagar esse piso ae mesmo, mas não me perguntem se isso é obrigatório pq não faço a menor idéia... hehehe
Crio, logo existo!
Boa noite. Este tópico é muito interessante, também quero saber estas coisas, vou acompanhar!
Ola pessoal, sobre a questao do responsavel tecnico fui eu quem postou em outro topico, e essa obrigatoriedade e realidade sim, ao menos em minha região. So o fato de ser vinculada ao CREA ja faz necessario ter um responsavel tecnico para poder se regulamentar. O que nosso amigo disse sobre 10 salarios minimo tambem e verdade, esse é o piso para profissionais de tal área. O topico onde comento sobre o assunto é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=4984&postdays=0&postorder=asc&start=210 Frameworks, tudo bem? Eu gostaria de saber se voce preencheu esses quesitos para abrir o seu CNPJ, ou se foi por outros meios?! Para quem agora esta entrando no ramo e pretende se manter "legal", eu recomendo que de inicio trabalhe com o ISS, mas tambem vale lembrar que nem sempre o cliente pede documentação que comprove o serviço, mas isso ai vai de cada um querer ou nao emitir. De qualquer forma e melhor mesmo voce procurar um contador connhecido e ver se no seu caso o que seria mais viavel. Te mais!!!
panorama4D, falei com meu contador....vc tem razão, tem que ter um responsável técnico....mas no meu caso, eu sou Arquiteto, por isso não me atentei a esse detalhe....se um dos sócios é formado na área, tem que constar no contrado de constituição que é enviado junto com a ficha de cadastro nacional, numa das cláusulas de serviço, que esse sócio vai ser o responsável técnico...... se você ou seu sócio, não são formados na área, vão ter que ter um profissional para ser o responsável técnico.....não precisa ser contradado com o piso salarial da área não.....você pode, por exemplo, acertar com algum amigo seu, arquiteto por exemplo, para ser o responsável técnico da sua empresa. dadorrodrigues, esse é o piso salarial do arquiteto, mas ninguém leva isso ao "pé da letra", até pq se for pagar isso a empresa vai a falência antes de abrir....geralmente é acertado um outro valor, e acabam contratando o profissional, no caso o arquiteto, com uma outra ocupação na empresa.
http://www.bonastudio.com
Bona Studio - Arquitetura Digital e Design
Obrigado pelo esclarecimento Fireworks. Bem, ainda tenho 1 ano e 1/2 de curso, depois poderei ser o responsavel tecnico sem problemas, mas ate la me agrada saber que posso encontrar outros meios para abrir CNPJ. Amigos arquitetos tenho muitos, mas nesse caso como seria? Eu terei que contratar ele, mas com um salario a negociar ou ele simplismente assumiria a responsabilidade tecnica sem a necessidade de contrata-lo? Fireworks, add no msn se possivel para conversarmos sobre o assunto. Obrigado, ate mais!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713060.

Total de membros registrados: 140267

Últimos membros registrados: Fefo1, Tedderpaulse, goldenmilkImmuniteaprice, ColonBroom, tundrafreezebewertungen, paulinhainhay, nfbelchior, ForceXFrance25.

Usuário(s) on-line na última hora: 417

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.