Cara. Vamos ver se eu posso te ajudar.
A primeira coisa que eu aprendi aqui no forum é que nao se meche nos valores do multipler do FG e do GI. Pelo que vi, voce colocou 1.5.
O 1.0 equivale a realidade.
Voce disse que se aumentar o valor da Mr Sky fica azulado. Faz o seguinte, meche no ton da cor mr sky, e coloca branco no lugar do azul, ou levemente amarelado.
Essa sua cena parece ser muito grande. Portanto, vai precisar de varias entradas de luz, se quiser iluminar toda ela.
Faz o seguinte, onde camera nao esta mostrando, faz uns buracos na parede, e coloca outras Sky portal, ela vai iluminar a parte escura da cena.
60.000 fótons também nao é nada, principalmente para essa sua cena enorme.
Faz o que eu disse.
1) Passa o multipler para 1.0.
2) Coloca mais 2 sky portal atras a camera, em algum buraco na parede que nao vai ser renderizado. (Só isso ja vai iluminar muito bem o ambiente)
3) Aumenta os fótons.
4) Aprende a mexer no parametros no mrSky e mrSun. Pra tirar a cor azulada e colocar uma cor neutra como branca,, ou a cor que vc quiser.
5) Voce também pode mecher no mental ray shader basic, e tirar a cor do Shader padrão e colocar branco, isso iria iluminar mais a cena, mas acho que nao ficaria legal.
Faz os passos de 1 a 4.
Abração.