Ajuda iluminação interna Daylight

Por: rcdesign3d  

Em: 28/01/2009 17:28

Boa tarde galera, estou refazendo uma cena antiga feita no scanline para o Mental Ray e gostaria de uma ajuda. Quero fazer que a iluminação fique natural, vindo do sol, sem nenhuma lâmpada acesa na parte de dentro. Como mostra as imagens, coloquei uma "Daylight" (Mr sky e Mr sunn) e uma "Mr sky portal" em cada janela. O problema é que a cena esta ficando escura, e se eu aumento o valor da Mr sky começa a ficar muito azulado tirando aquele resultado natural. Não estou usando "Photographic Exposure Control" nem "Psysical Sky". No que posso estar errando? pode ser erro na configuração do GI ou do FG? Agradeço Abs
Cara. Vamos ver se eu posso te ajudar. A primeira coisa que eu aprendi aqui no forum é que nao se meche nos valores do multipler do FG e do GI. Pelo que vi, voce colocou 1.5. O 1.0 equivale a realidade. Voce disse que se aumentar o valor da Mr Sky fica azulado. Faz o seguinte, meche no ton da cor mr sky, e coloca branco no lugar do azul, ou levemente amarelado. Essa sua cena parece ser muito grande. Portanto, vai precisar de varias entradas de luz, se quiser iluminar toda ela. Faz o seguinte, onde camera nao esta mostrando, faz uns buracos na parede, e coloca outras Sky portal, ela vai iluminar a parte escura da cena. 60.000 fótons também nao é nada, principalmente para essa sua cena enorme. Faz o que eu disse. 1) Passa o multipler para 1.0. 2) Coloca mais 2 sky portal atras a camera, em algum buraco na parede que nao vai ser renderizado. (Só isso ja vai iluminar muito bem o ambiente) 3) Aumenta os fótons. 4) Aprende a mexer no parametros no mrSky e mrSun. Pra tirar a cor azulada e colocar uma cor neutra como branca,, ou a cor que vc quiser. 5) Voce também pode mecher no mental ray shader basic, e tirar a cor do Shader padrão e colocar branco, isso iria iluminar mais a cena, mas acho que nao ficaria legal. Faz os passos de 1 a 4. Abração.
Vc consegue resolver de 3 formas diferentes, uma é usando o exposure control, a outra é botando um cinza escuro na cor ambient em vez de preto, ela fica no menu rendering>environment. E a outra é usando uma luz omni no centro da sala com ambient only, essa luz não vai iluminar e nem criar sombras, só vai clarear a ambiente. Encontrei estas dicas naqueles tópicos de vale tudo que postaram na parte de colaboração.
Eu sou suspeito pra dizer... pq só uso exposure em tudo que faço... achei que facilitou o trabalho... Testa com o exposure pra vc ver... mas ai deixa com 1 no multipler das duas luzes e regula no exposure...
Ae galera muito obrigado pelas dicas de vocês. Realmente quando testei colocando outra luz, resolveu o problema da escuridão. Eu pensei que como a daylight trabalha com iluminação real, ela iluminaria a cena sozinha, pq eu estou aqui no lugar dessa cena e não precisa de nenhuma luz a mais para iluminar. Abraços
Meu, depende da técnica que vc tá usando pra iluminar, colocar o daylight é uma coisa e iluminar legal é outra. Tem várias formas de clarear a imagem pra ficar boa, vai da técnica que vc usa. Pode colocar uma luz na sala ligando o ambient only, dai ela ajuda a clarear sem criar sombra e brilho. Pode colocar um cinza médio na cor ambient no environment, dai clareia a cena sem colocar outra luz. Pode usar o exposure como os amigos indicaram, dai vc controla a claridade na exposição. Pode mudar o gamma que já clareia tudo, mas dai clareia as texturas também e tem que corrigir cada uma. Vai do gosto, todas as técnicas dão bons resultados.
Mental Ray User
colca uma area light em cada janela. Outra coisa, sua sala me parece grande pela quantidade de janelas, ai fica naturalmente mais escuro, nem sempre vale a pena "forçar" para ter apenas luz externa.
-------------------------------------------------------Gustavo BernardiArquiteto e UrbanistaLP desenho e arquitetura
Eu concordo com o Gustavo, a técnica certa é colocar uma luz area em cada janela, mesmo que tenha o daylight pra simular o sol. No max 2008 e 2009 tem o skyportal pra fazer isso, mas nos mais antigos você tem que colocar uma luz area na janela pra jogar a iluminação pra dentro da cena. Se forçar a iluminação ou estoura ou fica lavado, se aumentar a intensidade das luzes estoura e se forçar a iluminação no exposure fica lavado. Dai se precisa de mais claridade tem que colocar outras luzes na cena pra ajudar na iluminação em vez de forçar a luz pra clarear só com a luz externa
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 722

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.