Ajuda para efeitos de iluminação (glow, glare) MR

Por: Mayara  

Em: 28/01/2009 17:45

E ae pessoal, td jóia?? Galera, to com um problema aqui. Fiz essa cena e preciso iluminar embaixo da bancada, e tb fazer aquela iluminação de gesso rebaixado, sabe? Usei glow no plane, pois a cena tem um espelho enorme..qualquer objeto que eu coloque vai aparecer, e depois coloquei o efeito glare. Mas apareceram manchas no gesso, ficou péssimo. Alguém pode me dar uma força pra terminar essa imagem??? Sugestão de qq outro tipo de iluminação, td é bem-vindo!!! Desde já agradeço pessoal!
Shixa, essa luz feita com glow e FG precisa de bastante samples pra ficar sem manchas e demora no render. Pra tirar as manchas vc tem que aumentar o initial density e o rays per fg point (samples) O interpolation também ajuda a tirar manchas quando aumenta o valor. O glare só vai funcionar onde tiver um brilho bem forte, se quiser fazer esse brilho no teto tem que aumentar bastante o valor do flow pra ficar bem intenso. Pra clarear a cena inteira vc bota um cinza escuro na cor ambient (menu rendering>environment) Essa cor vem com preto, se botar cinza escuro a imagem inteira fica mais clara.
Shixa quero aprender esse efeito ainda mas aproveitando a oportunidade, a cena vai ficar loca em !!! Parabéns e que sua duvida seja esclarecida com a galera do tresd1!!! Abraço!!!
LUCAS HIGH-TECH www.absolutstudio3d.com.br
Bom dia Lucas e Vladis!!! Obrigada pela ajuda e apoio!!! Lucas: Esse efeito eu to aprendendo também..acompanhando os tutoriais da tresd1 mesmo. Na vdd é a primeira vez que tento usar esse efeito, rsrs. Obrigada pela força, to torcendo pra dar certo! Vladis: Muito obrigada pelas dicas!! Não sabia sobre o cinza no ambient, valeu demais a dica pois tenho muita dificuldade com isso, minhas cenas sempre ficam escuras! Fiz as alterações que vc comentou, só não sei onde fica o flow. Ae ficou assim e ainda tá muito manchado...será que se fizer com omins resolveria meu problema?
Shixa, apesar de não ser referente a sua pergunta, se você ir até a janela render, no local onde o glare fica aplicado e arrastar este glare em um slot vazio do material editor, vc poderá controlar o glare melhor, e talvez ao invés de usar o glow vc poderia usar o shader beam. Este link pode ajudar: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=34876 espero ter contribuído em algo!
Ah, ia esquecendo de mais uma coisa. Tente fazer um teste e trocar estas spots do centro da sua imagem para uma mr area spot e mexer nos parametros area, da luz, pode ajudar a melhorar a sombra embaixo da bancada! Ou até mesmo diminuir o cinza do ambiente, deixando-o mais pouquinho mais escuro e tentar o Diffuse Bounces do Final Gather, onde está 1 tente usar 2, só pra testar. Ele aumenta a quantidade de veses que os photons "rebatem" na cena, deixando-a mais clara um pouco.
Shixa, Usando GI e FG, eu acredito que vc não precisa setar o FG com tanta qualidade. Acredito que o GI está configurado com poucos photons para essa cena. Eu usaria ao menos 1.000.000 e o raio talvez esteja muito grande. Faça o seguinte, desligue o FG e mande renderizar só com GI. O resultado tem de ter uma aparência de algodão. Se estiver bem fechado e bem difuso, é porque a setagem do GI está boa. Aí vc configura o FG e vai acertando até a cena ficar boa. Mas o principal é esta dica: compre o curso de Mental Ray daqui do site e em pouco tempo vc estará cobra. E com apenas um serviço vc paga o curso e ainda sobra uns trocos pro fim de semana. Marco.
Marco.
Panades, ainda que não seja o que perguntei, toda ajuda é muito válida!! Agradeço muito as dicas e comentários, é com vcs que eu aprendo!!! Vou fazer os testes como vc sugeriu. Mais uma vez obrigada! Com ctza contribui sim! Marco, muito obrigada pelas dicas tb. Vou fazer essas alterações pra ver como me saio, consegui mais uma semana para entregar esse trabalho, então vou ter tempo pra fazer todos esses testes, vcs estão me ajudando mesmo!!! Muito obrigada!! Qnto ao curso de Mental Ray, vc tem toda razão! Vou investir nisso assim que possível, passo o dia todo nos tutoriais, mas sempre me perco em um detalhe e outro, o que resulta num trabalho nada satisfatório e uma coisa que vc disse é extremamente importante pra mim: tempo! A cobrança aqui é grande, quero aprender rápido! rsrsrsrs Abraço pra vcs!! Obrigda sempre!
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Opa Shixa, eu aprendi igual o Marco ensinou... olha os photons primeiro pra depois ligar o FG... Pra economizar render e não ter problemas com as manchas, faz as luzes na sanca com luzes msm... Tem um segredinho pra funcionar direito... vc tem que aplicar um shader de luz no menu do mental ray no final dos menus da luz... Olha lá que tem o mental ray light shader, clica nele e aplica o shader light infinite na photometric que dai ela emite luz em toda a extensão... Pq se vc colocar uma photometric linear ou area, a luz sai mais forte do meio do que das bordas... quando aplica o shader a luz sai por igual de toda a extensão e ilumina direito... Pra sanca é melhor que glow...
Oi gago, desculpe a demora pra responder...aos demais tb...Fiz as alterações, mas ainda não tive um resultado legal. A iluminaçao tá estourando bastante, não sei ainda onde configurei errado. Obrigada pela ajuda pessoal!!!!
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 414

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.