Arquitetura Generativa

Por: Anereton  

Em: 02/02/2009 12:21

Olá a todos! Li a um tempo atras aqui no forum sobre um programa chamado paracloud GEM e gostei disso pois eu tinha comprado o programa duas semanas antes e fiquei impressionado com a rápidez, leveza e funcionalidade, que são essenciais para quem quer fazer formas mais complexas em 3D. Mas eu achei ele depois de conhecer o Generative Components da Bentley, o programa é o mais usado para esse tipo de construção e logo achei Paracloud e o Grasshopper, que fazem um trabalho muito bom. Gostaria de saber de alguem que esteja pesquisando sobre isso também para trocarmos idéias, e mostrar trabalhos, pois na minha opinião quem faz arquitetura um hora ou outra da carreira vai ter q experimentar esses programas pois acho que é o futuro da profissão. Pra quem não entendeu muito ae vai uma dica procure sobre GC, Paracloud ou Grasshopper Rhino 3D. O que eles podem fazer? Além de modelos em 3D mais complexos, eles podem simular tempo e espaço, comm formulas matemáticas, eles geram equações que são convertidas em 3D, na verdade nem precisa fazer equações, podendo ir direto na geometria e ele vai dando as informações matemáticas. Mas então alguem estuda alguns desses programas? O meu workflow é o seguinte, MAX>Rhino+Grasshopper>Paracloud (modelagem) Revit>Max (projeto) é muita coisa mas funciona. Abs a todos.
Boa tarde Anereton. Muito interessante os programas que postou, não conhecia nenhum dos 3. Vc consegue fazer estes modelos no max também, mas vai dar o maior trabalho. Seria bom se tivesse um plugin que fizesse isso no max, diminuiria os programas no seu workflow.
Anereton dessa eu não sabia!!! Vou pesquisar mais !!! Abraço!!!!
LUCAS HIGH-TECH www.absolutstudio3d.com.br
Ai Anereton, não dá pra fazer isso no max com o script mathsurf? Olha a página dele ai: http://www.torabiarchitect.com/news/mathsurf.html
Mental Ray User
o mathsurf também funciona, mas eu acho mais complicado... se puderem baixem o demo do GEM 2.0 que é o que eu tenho e vão entender.... o Grasshopper é mais complicado, mas os exemplos no site do plugin são animadores, todos essses programas usam atractors, offsets especiais e repetições de padrões em 3D em faces que depois disso podem ser exportadas sem medo para um programa como CAD ou REVIT. Eu estou trabalhando em um concursso que devo usar essa funcionalidade e qualquer coisa eu vou postar aqui no site, inclusive tentando dar detalhamento dos elementos.... vamos ver como fica. Que bom que mais pessoas estão conhecendo esses programas.
Ai Anereton, o mathsurf é um quebra galho perto deste gem 2.0 que faz os fractais facinho. Estes programas são super interessantes mesmo, no princípio usavam estas coisas pra fazer formas orgânicas complexas, agora usam em arquitetura, muito loca essa evolução da arquitetura. Vc já viu o plugin l-system? Acho que vai gostar também: http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918&busca_no_topico=l-system
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 708

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.