Cena feita no 9 renderiza preto no 2009

Por: Osires Mathoso  

Em: 04/03/2009 18:35

Olá pessoal, tenho uma cena feita no Max 9 com AO e DayLight. Quando abro esta cena no 2009, renderiza normal, mas se tirar o shader de AO da ficha processing, e deletar o DayLight, renderiza tudo preto, mesmo que eu selecione tudo e coloque um material standard ou A&D. Só renderiza normal se eu der um merge. Porque disto? Obrigado, abs
Olá Osires! Verifica se tem mais alguma luz na cena. Vai no menu suspenso "tools" - "light lister" daí vc pode ver quantas e quais luzes existem na sua cena. Se por acaso vc tiver uma luz e ela não for forte o suficiente para iluminar legal então vai render preto mesmo. Agora, se não tiver nenhuma luz na cena o max usa as luzes de serviço padrão e isso não acontece. Caso vc se depare com o seu "light lister" vazio (sem luzes) então tem que ver outro motivo, como materiais. Materiais do vray renderizam preto quando usamos o MENTALRAY como render. Espero que funcione! abraço!
Verifica se há algum Exposure Control. Se não houver luz, mas o Exposure control estiver ligado, pode ser que haja algum problema aí!!! Abs
Douglas Alves
www.vimeo.com/dougmcfly
Agora intrigou mais ainda: renderiza pelo scanline e renderiza no render preview. Não tem luz alguma na cena, não tem material tambem, só a cor que permaneceu do AO
Boa tarde Osires. Você desativou o exposure control no environment? Com exposure a iluminação fica mais fraca e aparece preto se deletar as luzes.
Olá, refiz novamente todo o procedimento, e o problema deve estar em eu não saber setar o Exposure Control, vou ter que ler uns tutoriais sobre o Exposure, para ver se acerto, mas o erro, eu acho, está em não saber setar o dito cujo. Abs
Bicho, o mr exposure control tem presets pra vc usar, dai é só fazer alguns ajustes. Se a cena for externa e diurna tem o preset physical light outdoor daylight Se a cena for externa e noturna tem o preset physical light outdoor night time Se for cena interna diurna tem o physical light indoor daylight Se for cena interna noturna tem o physical light indoor night time OBS: Com luzes standard não funciona, tem que aumentar muito o multipler delas. Usa com photometrics.
Deus é maior!
Eu revi o ultimo capitulo do curso de maquete e refiz desde o começo, agora não dá mais o problema, provavelmente eu não teria marcado, que era para ser uma cena diurna externa, no exposure, mas ainda vou rever o arquivo que estava com problema, para ver se descubro.
Boa tarde Osires. Se marcar para cena diurna e for cena noturna fica tudo preto por causa da baixa exposição, acho que foi isso.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143169

Últimos membros registrados: alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565.

Usuário(s) on-line na última hora: 412

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.