Erro ao renderizar no MR

Por: Paulo JR  

Em: 10/03/2009 00:25

Boa amigos, poderiam me explicar o que está havendo, se eu colocar mais de 1.500.000 de phoyons por exemplo dá este erro, ajuda ou explicação por favor abraço!!!!!!
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Paulo, não sei oque pode ser, estou começando no mental ray, mas não seria uma configuração muito alta pra maquina? ate mais.
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Paulo_jr: ai cara! tudo bem? sobre o seu problema confesso a vc que é a primeira vez que vejo esse erro de memória com photons do GI; é estranho porque o cálculo dos photons do GI é mais leve que o do FG; se por exemplo vc configurar uma cena somente com FG e renderizar fica muito mais "pesado" do que se a mesma cena fosse configurada com FG+GI ok?? se souber trabalhar e setar com cuidados o radius dos photons dentre outros segredos não dá nenhum problema; muito pelo contrário, como falei anteriormente o cálculo de FG+GI é muito mais leve do que somente o FG. Pelo que vi na sua cena os photons estão bem espaçados entre si e tem brechas entre os mesmos; certamente quando vc tentar suavizá-los com o FG ficará manchas na cena porque o FG não conseguirá suavizar a cena por completo pois os photons não estão recheando a cena; tem muito espaço entre cada um dos photons. A solução seria vc tentar diminuir o número de photons e aumentar bem mais o radius dos photons para eles poderem rechear a cena como um todo, não deixando espaços entre eles pois certamente se houver espaço entre os photons eles não serão suavizados pelo mapa de FG; vc poderia até aumentar os samples de FG mas a sua situação só ficaria pior. Mas voltando ao seu problema realmente 1.500.000 photons é um número bom de photons para dar o famoso efeito algodão na cena mas depende também do tamanho do ambiente e da Escala que vc está trabalhando no Max!! é claro que depende dos samples de FG para suavizar a sua cena e deixá-la como um algodão. Esse erro é porque tem um número elevado de photons e um baixo radius para eles; não estão preenchendo o ambiente como um todo e vc está tentando aumentá-los indefinidamente até rechearem o ambiente; é por isso que está dando erro de memória!! vejo no preview da sua imagem que vc nem ativou o FG; se estiver usando FG quanto de samples de FG vc está usando nessa cena?? cuidado com esses valores. Samples de FG maiores que 500 eu só vi até agora para animação; se for still creio que 250 ou um pouco mais resolve. (depende da cena também) Quanto de radius dos photons vc está colocando na sua cena? entenda uma coisa: se vc tem muitos photons em uma cena precisa de um radius razoável para esses photons preencherem o ambiente pois o número de photons já é muito alto dando o famoso efeito algodão mas depende do radius correto dos photons; por outro lado se vc tivesse poucos photons na cena bastava aumentar bem mais o radius dos photons para eles se espalharem pelo ambiente de forma mais homogênea, tentando formar o famoso efeito de algodão na cena. Mas será que é interessante aumentar "indefinidamente" o valor dos photons e sacrificar o radius dos photons?? é isso que está acontecendo na sua cena na minha humilde opinião, acho que pode ser esse o problema da sua cena ou não; vc tem que encontrar um "equilíbrio" (como a balança da justiça) entre o número de photons pra sua cena e o respectivo radius deles. Como falei anteriormente vc está aumentando indefinidamente os photons para rechearem por completo o ambiente dando o efeito algodão porém essa não é a saída; diminua os photons e aumente o radius dos photons até eles se encostarem e grudarem uns nos outros(sem deixar NENHUM ESPAÇO ENTRE OS PHOTONS) dando o efeito algodão. Se está dando problema na cena com 1.500.000 photons vc poderia tentar diminuir esse valor para 1.000.000 e aumentar o radius dos photons. Para saber mais ou menos qual é o raio dos photons cria uma esfera em algum vão que entre luz na sua cena( pode ser uma porta ou preferencialmente uma janela) e veja o valor do raio da esfera para vc ter uma noção. Será esse valor do raio da esfera que vc poderá colocar no radius dos photons. Diminuindo o número de photons e aumentando bem mais o radius dos mesmos até não sobrar NENHUM ESPAÇO ENTRE OS PHOTONS creio que dará um extermínio no seu problema. ;) Um grande abraço e espero ter ajudado; boa sorte...vlws! __________________________ [i:8d6daceeea]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8d6daceeea]
isso aí é falta de memória ai nao consegue fazer o buffer dos photons se sua makina ser essa de 1gb tá mais do que explicado precisa de uns 4gb ai na boa ! abraçs,.,
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Vlw, danilo_icf. Sua aula me ensinou muito, principalmente por sua disposição em responder com muita atenção um tópico as 3 da Manhã. mas na foto em questão eu estva somente fazendo um teste, pq em qualquer situação que eu extrapolase o GI, Multipler dos Photons, do Caustics, ou outra coisa dava este erro. Então meio que desisti por enquanto de tentar, pq eu acabo cansando de tentar achar uma conf. adequada. O que esta mais me intrigando agora é uma mancha branca em volta da luminaria, mesmo com a mesma conf. de render as vezes aparece a mancha e as vezes não olhe as duas imagens.
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143169

Últimos membros registrados: alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565.

Usuário(s) on-line na última hora: 391

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.