Preparando Materiais Com Ao

Por: f.paolo  

Em: 28/03/2009 22:33

Então luciano, o certo no mental ray é usar só o material arch&design, car paint, sss e material mental ray. O standard não responde corretamente a iluminação fisica e o architectural não é muito compatível, eu já tive muitos problemas no render por causa do architectural, cria umas manchas coloridas na imagem, uns brilhos estranhos. Usa sempre o arch&design que seus renders ficarão mais rápidos e vai ter mais qualidade, pq o arch&design é fisicamente correto.
UERJ
Ae galera!!!!!!!!!! To muito feliz!!! Com as dicas de vocês, dei uma brincada no AO. Então, salvei a minha cena em outro arquivo, e criei um unico material , branco, com template Matte Finish. Renderizei somente com a mrsun & mrsky (só usei isso em minha cena mesmo). Em seguida, mesclei no Multiply da layer, com a minha primeira imagem! Show de bola, agora tá realista, hehe!! Abraços!
Fala Robson! Valeu por suas dicas. Inclusive nesta cena, animei uma camera se aproximando de uma taça. Apesar do meu comentário feliz, depois que animei essa camera, apareceram uns bugs na taça. Deixei tudo branco, com AO ligado, e sómente a taça com material vidro. O vidro, num lembro bem se é standard ou architectural... mas arch&design num é. Então, em alguns frames, apareceram uns bugs, estouros, na parte refratada do vidro. Umas areas brancas, uniformes. Dae, qdo animei os frames no flash deu um pisca-pisca nesse branco. Será que está ligado justamente ao material? Vou tentar um vidro arch&design e depois posto o resultado. Abraço!
Boa noite. Animação a porca torce o rabo, o GI precisa de mais qualidade para não piscar, precisa de mais AA para não ficar serrilhado e mais qualidade nos materiais. Usa o vidro do arch&design, mas aumenta o trace depht, o max reflections e o max refractions na aba renderer para 8 ou 10, isso faz ter mais reflexos e refrações no vidro. Na aba renderer tem o menu sampling quality, coloca o filtro mitchell, 1 no min e 16 no max. No FG usa o preset medium. Vc está usando luz standard ou photometric? A sombra tem que ser raytrace!
"f.paolo" disse: É, eu vi essa técnica aqui no site...mas sei lá, acho que isso é valido pra quem usa o VR, pro MR acho melhor fazer tudo junto, temos mais controle. Mas valeu mesmo assim fera!! Abraços!!!
Me desculpe mas vc esta redondamente, quadradamente, triangularmente, trapezoidamente, e mais uns quantos mentes a mais, ERRADO. rsrsrsrs Nunca, mas nunca mesmo, em hipótese alguma vai ser mais válido, melhor ou seja la o que for, pensar que compor diretamente no 3d vai ser melhor que compor em pós. Se vc diz isso é pq vc não tem conhecimentos suficientes pra fazer pós, ai eu vou te entender. Primeiro de tudo, quanto mais complexo vc deixar um shader, quanto mais informações ele tiver que processar, mais pesado vai ser o teu render. Ah, mas é só still! Ok mas e se tu tiver que animar isso, e ai, como é que fica? Uma still de 10 horas, ok é aceitável (difícil de engulir, mas aceitável). Agora em uma animação (vamos dizer pra TV) onde vc precisa de 30 fps por segundo, e vc tem que gerar 30s de material, isso da 900 frames x 10h são 9000 horas de render dividido por 24 horas são 375 dias de render. Ok mas pra tv a minha imagem é menor! Ahh por enquanto, agora ja estamos trabalhando com full hd. Toda essa lenga, lenga é só pra mostrar o pq devemos aprender a otimizar um projeto, e o pq devemos trabalhar com pós. Quanto ao lance de o AO dar mais controle no 3d, isso é ilusão, e se vc procurar nas noticias da 3d1, vai achar um estudo grande que fiz sobre composição de shaders de sss com AO, e sinceramente, o resultado ficou muito legal, mas eu reproduzi o mesmo resultado, com muito mais controle e opção de resultados fazendo a composição do shader na pós do que diretamente no 3d, sem falar no tempo de render, que compondo no 3d a minha amostra levou 6min e meio, renderizando separado e compondo depois, o render ficou em 2 min e meio. Tem até uma video aula la, que mostro como fazer. E se ainda assim alguém ainda não acredita em pós, eu convido a assistir a palestra que eu vou dar em campinas dia 6 de setembro, se quem assistir não sair de lá convencido eu mudo de profissão, hehehehehehe. Abraço a todos :) ;-)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 670

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.