qual a definição do termo "samples"

Por: mixel.amorim  

Em: 01/04/2009 03:57

Olá Caros Amigos do 3D1... Gostaria de saber se alguem pode me dar uma luz nessa duvidazinha... Perdoem a ignorancia, porque aparentemente a pergunta é até idiota... Qual a definição do que são os "samples", sei que a palavra refere-se a amostragem de cores por pixel (pelos menos acredito que seja isso), mais não consigo compreender como realmente isso funciona e qual a relação com o pixel que formam a imagem renderizada... Abração a todos... :D
Ae Nakan, eu não sei dizer direito como funciona. O que eu sei é que no mental ray é a quantidade de pontos ou raios que ele leva em consideração pra calcular a cor do pixel. E depende de qual samples está falando, tem do FG, dos photons, dos materiais. Por exemplo, no FG ele traça um raio pra calcular um pixel, mas nos pixels em volta ele não traça outros raios, ele estima com os samples. No material com reflexo borrado, ele calcula 1 pixel e estima os que estão em volta com os samples. Eu acho que é isso, mas se falei besteira os mestres me corrigem depois.
A palavra sample significa amostra mesmo, dependendo de onde ela está sendo empregada ela deve assumir outros significados, por exemplo, nas configurações de sombras das luzes do max, tem uma caixa lá de samples, qto maior o valor, mais amostras serão feitas e menos granulada é a sombra; não sei ao certo como funciona o calculo de samples do max, mas vamos supor q cada sample seja um ponto de sombra (provavelmente devem ser pontos de sombra por unidade de medida ao quadrado), assim, um cubo iluminado com uma luz cuja sombra esteja setada com 10 samples gera apenas 10 pontinhos de sombra no ambiente, o que não é bom, deixa a sombra indistinta e muito granulada; por outro lado, se amostrado com 500 samples, gera 50x mais pontos, deixando a sombra mais delineada e muito menos granulada... Existem esses samples em diversos locais no max, por exemplo para reflexo e refração borradas no material Arch&Design; mas cuidado, pois qto maior o numero de samples, mais pesa o render, cada propósito tem sua aplicação.
Crio, logo existo!
Olá pessoal, Também tenho dúvida quanto a definição de "samples". No v-ray por exemplo: VRay Image Sampler (Antialiasing) Parameters Temos: -> Fixed rate sampler -> Adaptive QMC sampler -> Adaptive subdivision sampler Enfim, cada um trabalha de uma forma, mas em todos setamos um número "n" para os samples. A dúvida é a seguinte: Na prática, este valor que passamos é o que? O raio ao redor de um pixel? Intensidade do pixel? Ou nada disso e tô falando besteira hahahah :(:( Bom, estou começando a estudar render agora...se puderem me ajudar... :lol: Valeeuu!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 723

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.