olá cristianodiasilva... tudo bem?... rss demorou p/ sair do armário hein.. hehe... registro de março de 2007 e só agora em abril de 2009 resolveu nos presentear com seu trabalho.. rsrsrr ... não o culpo.. comigo não foi muito diferente.. hehehehe
primeiramente parabéns.... pela cena, gostei da composição.... com um pouco de carinho e dedicação ela vai ficar bem bacana...
mas vamos lá... o realismo depende de vários fatores.... eu costumo enumerar em 4 .. e com uma ordem de grau de importancia....
primeiramente.. uma boa modelagem, com um bom detalhamento é primordial.... uma modelagem sem cuidado e sem detalhes não vai gerar um bom resultado no render.... não tem soft de render que faça milagre.. rsrsr
segundo e igualmente importante... é a iluminação (eu diria que pelo menos 50% do realismo vem daí)... procure olhar à sua volta como as luzes se comportam no mundo real (seja o sol, lampadas, spots, abajures, etc).. perceba como se desenam as sombras.. se é dura ou difusa... essa percepção do mundo é muito improtante.. treina a sensibilidade.... depois treine no max... aki na seção de tutoriais o andré explica como funciona cada opção de luz do max... e tem vários outros tutos sobre iluminação... tenha paciencia e persistencia... caberia uma faculdade inteira só p/ estudar tipos de iluminação.....
em terceiro e não menos importante.... eu colocaria o mapeamento e as texturas.... nao adianta vc ter um show de modelagem e uma iluminação adequada.. se o mapeamento estiver incorreto e as texturas com baixa qualidade.... o seu render não será real... estude sobre como compor materiais.. shaders, texturas, mapas.. depois dedique tempo p/ aprender mapeamendo uvw e unwrap uvw ... com essas 2 ferramentas vc consegue mapear e texturizar qquer coisa...
se vc conseguiu chegar com esses 3 quesitos em um bom nível... vc verá que o quarto item.. que é o render... será apenas uma ferramenta.. não importa se vc usa essa ou aquela ferramenta de renderização... se os 3 primeiros estiverem bom... o último passo é apenas conhecer a ferramenta de renderização para setá-la da melhor forma e ter uma qualidade boa de imagem em um tempo aceitável...
todos os 4 ponstos são de extrema importância... repito.. não é fácil.. as vezes dá vontade de jogar o pc na parede e desistir... mas a cada coisa que vc faz que dá certo.. é uma alegria imensa.... empolgue-se... dedique-se.. escforce-se... que os resultados aparecerão.. com certeza....
2 dicas de extrema importancia.. .pense na aquisição dos video-cursos do andré... sobre maquete eletronica e mental ray (claro.. se vc optar pelo mental como sua ferramenta de render)...
esses 2 cursos são materiais de mutia qualidade, um investimento acertado e que vale muito a pena, você não irá se arrepender.
(pouts.. escrevi uma bíblia.. foi mals.. rsrsrs)