Algumas Perguntas Sobre Mr

Por: Farao  

Em: 15/04/2009 20:00

Boa noite meus amigos! Estou fazendo um trabalho em MR, e como sou novato no ramo com MR, ainda estou cheio de duvidas.... e uma delas que mto me interessa é como fazer Proxies de objetos na cena usando MR??????? Ex: a cena que estou fazendo tem umas 400 arvores, e fica pesado renderizar assim, entao gostaria de da um proxy em tudo. Pergunta 2 sobre o xfrog + mr Alguem aki trabalha com ou usa o X-FROG? como faço pra instalar? as plantas são leve mesmo? vou fazer uma animação e preciso saber se nao vai da problemas na hora do render. Um abraço a todos!
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) Faraó: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta tem sim como usar "proxy" do Mental Ray, se vc usa o Max 2008 ou inferior irá ficar dependente de usar um plugin externo para usar o proxy do Mental Ray (MR). Esse plugin é o "Is my object". O Mental Ray costuma oferecer muito mais recursos do que as pessoas precisam em maquete, então, por um lado você tem um controle absurdo da cena e consegue tempos de render quase igual o Scanline default, mas por outro lado, algumas coisas são bem mais complicadas de fazer nele do que em renderizadores mais simples como o V-Ray. O Proxy é um destes casos, o Mental Ray tem um recurso robusto para isso, muito mais robusto do que o do V-Ray, inclusive aceitando animação, coisa que o V-Ray só vai aceitar a partir da 1.50 sp2 salvo não me engano??, só que para usar no Mental Ray tem que compor com Shaders de terceiros. Ainda tem um outro problema, a Audodesk não implantou o suporte a Shaders de Geometry do Mental Ray, então, para poder usar este recurso ainda depende de instalar um plug-in gratuito que faz este suporte, pelo menos até no Max 2008. O Shader usado para isso é o Is MI Object, ele transforma qualquer objeto em primitiva do Mental Ray. Mas a Autodesk implantou o suporte para Geometry Shaders no Max 2009 e tem o Proxy do Mental Ray já disponível no programa sem gandes dificuldades. Mas não é necessário, mesmo em cenas pesadas, só em circunstâncias muito críticas mesmo, porque o Mental Ray já tem um recurso de Proxy embutido, é mais simples, mas é super prático. Basta habilitar o Use Palceholder Objects na ficha Processing, assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM. Ainda tem muitas outras opções de otimização nesta mesma ficha, como o Conserve Memory, o Use Mental Ray Map Manager, o Memory Limit e tem também o Large BSP na ficha Renderer, ele deve ser usado em cenas pesadas. Outra alternativa é diminuir o Bucket de render, assim, vai menos informação para a RAM a cada cálculo, principalmente com o Use Placeholder Objects e com o Use Mental Ray Map Manager habilitados. Outra dica boa é desabilitar o Generate GI das árvores na janela do Properties, porque assim vai economizar muita RAM, não tendo que gerar GI com as árvores, deixando elas apenas recebendo GI, e não vai mudar quase nada no resultado final. Um macete legal é colocar um pouquinho de Selt Illumination nos materiais delas, assim, fica idêntico como se tivesse gerando GI, ainda mais se tiver AO na cena. Mas se vc usa o Max 2009 com sp1 não tem o menor problema, a partir dessa versão vc já tem suporte ao proxy do Mental Ray sem nenhum problema, funcionando perfeitamente e aceitando animação perfeita ok?? ;) Sobre o programa X-frog na minha opinião claro, achei as árvores muito high poly, com relação a geometria das plantas e podem até fazer as plantas mais reais do mundo "Faraó", mas acho sinceramente que não é a melhor opção para vc pois deixará a cena bastante pesada, sem falar que ainda terá as suas árvores 3d com proxy do Mental Ray. Uma alternativa que seria viável a vc e dava até para renderizar com uma máquia só, claro que não tem o mesmo conforto e velocidade do que uma mini render farm, mas seria interessante se vc usasse um programa chamada Onyx Tree para fazer essas árvores em 3d. Qual a vantagem do Onyx tree em relação ao X-frog?? primeiro as árvores do Onyx tree são ótimas e muito bonitas e NÃO são high poly como as do X-frog, segundo vc pode colocar um número maior de ávores na sua cena usando o Onyx tree do que se usasse o X-frog. Algumas coisas em 3d a melhor saída não é nem usar um programa que já faça tudo; desconfie de tudo que fazem as coisas automaticamente porque vc pode até ter o mesmo resultado do que se fizesse manualmente porém se precisar de um recurso mais avançado para essas árvores provavelmente um programa desse não fará milagres e o diferencial nesse caso será a sua capacidade em fazer isso (no Max ou em outra plataforma 3d) Use mesmo o Onyx tree que suas árvores além de saírem na cena low poly (leves), o render final delas ficará maravilhoso ok? elas aceitam até ser animadas por ventos (wind) e por muitos outros recursos. Se vc não quiser fazer no Onyx tree e nem no X-frog ainda tem a opção do Vue 7.0 xstream que seria uma ótima opção para vc ok?? O Vue 7.0 faz árvores leves e com ótimos resultados em tempo real na viewport do Max. As cartas foram jogadas na mesa, cabe agora a vc decidir como e de que forma fará a sua cena com essas árvores. Espero ter ajudado com algumas palavras; Um abraço e boa sorte a vc...vlws! __________________________ [i:29501b1a29]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:29501b1a29]
cara no help do 3dmax2010 tem um tutorial de MR proxy muito bom por sinal ! se nao tiver eu posto aki ! abraçs,.
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Grande danilo_icf !!!!!! que explicação magnifica! conheço bem o Onyxtree, gosto mto dele por sinal, e ja estava em meu plano nº 1 em usa-lo, levantei o comentário sobre x-frog só por curiosidade, queria mesmo saber se era satisfatório mais que o onyxtree. Valeu mesmo irmão pelas dicas. Agora me responde essa outra, Comprei essa máquina, Intel Core i7 920 - 2.66Ghz 8MB LGA 1366 - Intel MB MSI X58 ProO Core i7 DDR3-1600 LGA 1366 - MSI MEM DDR3 Corsair 1600Mhz - 6GB TR3X6G1600C8D (KIT3X2048) - Corsair HD 300GB W. Digital VelociRaptor 10K - Wester Digital Cabo de força SATA Pl video Quadro FX 3700 512MB 256bits - PNY Gravador DVD SH-S223F Preto - Samsung Gabinete NZXT Aluminio LEXA Black Line (sem fonte) - NZTX Fonte 850W Real Seventeam - PFC Ativo - Seventeam PERGUNTO?????? Como usar o máximo de sua capacidade (pc) para renderizar com MR? Gostaria do melhor desempenho possivel? tenho que instalar algum programa extra, ou plugin? ou propria setagem no max? Aí godon2004, blz? vlw pela dica, e gostaria de ver postado aki.
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
Lembrando meu sistema é todo 64 bits, inclusive o max 2009
Faraó, Sobre plantas 3D...não sei se conhece, mas eu costumo usar o speedtree...ele é bem leve. Não sei fazer esse lance de proxy, mas tbém não gostei do xfrog por ser muito detalhado. Abraço, Sander
Blz Sanderpalma? eu nao conhecia esse speedtree, mas gostei do resultado, isso é um plugin? como funciona? são blocos que vc usa o merge para inserir na cena? um abraço!
Então...é um plugin sim. Depois de instalado, ele é como se fosse uma primitiva mesmo...vc adiciona a arvore na cena e depois, com a árvore selecionada tem um menu de modifier onde vc usa o import para escolher o modelo de arvore de sua biblioteca.. Ele já vem com uma biblioteca de modelos com mais leves e mais pesados. Esse programa tbém vem com um software externo q te possibilita criar suas próprias árvores e depois vc pode salvar e usar no max da mesma forma usando o import. Ele tbém tem opção para criar o vento para mexer os galhos e coisa e tal, mas eu não explorei tanto assim. Se não me engano, aqui mesmo na seção de plugins aqui da 3D1 tá falando um pouco sobre esse plugin q não é gratuito, mas vale a pena pesquisar sobre ele. Abraço, Sander
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :) Faraó: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta é claro que dificilmente vc terá problemas em renderizar uma cena recheada de árvores 3d com uma máquina dessa...hehe! ;) Vc está com 8,00 gb de RAM e com um processador "Core i7 920" da Intel mais uma placa de vídeo Quadro fx que é a melhor que tem até agora!! huahua! Como vc está usando um sistema operacional de 64 bits com o Max também de 64 bits vc poderá usar o Mental Ray com toda a sua força ok? Começe habilitando o "Use Placeholder Objects" na ficha Processing, assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM. Habilite o Conserve Memory, o Use Mental Ray Map Manager, e no Memory Limit se a pessoa tem 2,00 gb de RAM tem que colocar 3000 nesse campo. Se vc tem 8,00 gb de memória RAM vc coloca quatro vezes o valor de 3000, que é 12000 no Memory Limit. Ainda pode mudar para Large BSP no grupo Raytrace Acceleration na ficha Renderer. Uma boa dica também é diminuir o tamanho do Bucket de Render na ficha Renderer, ele vem com 48, se diminuir para 24 vai enviar menos informação para a RAM em cada Bucket e vai evitar o problema de falta de memória. Mesmo assim se não renderizar então vc usa o "Render elements" do Mental Ray ok? vc pode renderizar somente os passes de layers como fazem em animação, pois se for renderizar todos os recursos embutidos, ainda mais com A.O, tudo de uma vez só, ficará bastante pesado na hora do render. Você ainda pode clicar com o botão direito sobre as árvores 3d que vão ficar "longe" da câmera, entrar no properties e desmarcar a opção Recieve Shadows, para elas não receberem sombra e ficar mais rápido ainda no render. Agora, seja como for, tomar muito cuidado com a otimização da cena é muito importante, tudo tem que ser bem pensado e bem otimizado para não pesar depois na hora do render, mesmo que a cena seja simples, porque se vai levar 1 hora sem otimização, poderia levar 20 minutos depois de otimizada. Os materiais de objetos distantes podem ter menos samples de reflexo e refração, podem ter geometria menos detalhada. Agora, na Viewport é outra coisa, ai depende do Max e a atualização é pelo DirectX ou OpenGL, sempre vai ficar pesado se tiver bastante geometria na cena, por isso que tem as opções de otimização do próximo Max, como o Display As Box, o Adaptative Degradation, o X-Ref, o Substitute, entre muitos outros recursos padrões do programa. Tem muitas outras soluções, como renderizar em Layers e elements para composição, ou usar Shaders de terceiros para controlar FG e GI por objeto, permitindo maior otimização do render, mas tudo isso é mais complicado e trabalhoso do que otimizar a cena. Um grande abraço e espero ter ajudado...vlws! __________________________ [i:b75c46db6a]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b75c46db6a]
Boa noite. O x-frog tem árvores super detalhadas, mas são pesadas demais, são iguais as árvores da evermotion. Para árvore 3d no max o speedtree é o mais leve, mas as sombras das folhas não são muito detalhadas. O onixtree tem boas árvores e as folhas são 3d mesmo, mas tem pouca folhagem. Vegetação ainda é um ponto crítico, teste vários. Tem o vue que é leve, mas tem que mexer com dois programas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 499

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.