Como fazer manchas em espelho?

Por: contosdeavalon  

Em: 25/04/2009 11:58

Estou fazendo um trabalho de design de móveis com espelhos, só que esses espelho tem detalhes diferente como desenhos ou manchas, ou até manchas que simulaman que ele esta meio enferrujado. Gostaria de saber como fazer essas manchas no espelho. Não tive tempo de upar a foto em nenhum servidor por isso ela esta só no meu orkut, se alguem puder ver e me dar uma dica. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=420422507243970118&pid=1240671305655&aid=1206553339$pid=1240671305655
Ass - Rafael Marques
Usa o mapa noise com fractal no canal de reflexão e no diffuse. No mapa do diffuse vc usa a cor preta onde for ter reflexo e a cor marrom onde for ter ferrugem. No mapa do reflection vc usa a cor branca onde for ter reflexo e a cor preta onde tem ferrugem.
V-Ray 1.5 Addict
Olá! Para fazer manchas de ferrugem no espelho, vc precisa compor materiais utilizando um material blend. Vc tem que criar uma máscara indicando onde reflete e onde tem ferrugem. Daí vc cria o material de espelho num canal do blend e outro material para ferrugem. Se além disso vc quiser fazer manchas no espelho, daí usa mapas, que podem ser pintados no ps ou procedurais como o amigo sugeriu acima. Dependendo da complexidade do material, vc ainda pode criar o material de ferrugem usando um mapa mix e daí vai compondo até chegar no ponto. Utilizando o material blend é possível fazer espelho adesivado... eu fiz recentemente um vidro jateado com desenhos não jateados e ficou bem legal. Só lembrando que precisa saber um pouco mais de materiais para fazer esse efeito. Se tiver alguma dúvida posta os results que eu vou ajudando como puder. abraço!
então... aqui estão as imagens que eu comentei. Perceba que o vidro fica legal de longe, mas de perto ele parece um pouco desfocado. Isso ocorre por causa da definição do mapa usado na máscara. Então tem que ver o tamanho do render e tbm a distância para não acontecer esse problema. Essas imagens foram deitas com o mentalray, mas essa técnica pode ser utilizada com qualquer render. Na última imagem te um espelho adesivado. O material blend funciona muito bem para essas finalidades. Eu já fiz até toalha bordada com ele.. é bem legal mesmo.
Valeu Carlos sua dica ajudou muito ja deu pra quebrar um galho, ja a do Eduardo eu vou precisar de um pouco mais de tempo pra aprender pois exige um pouco mais de experiência, mas com o tempo vou postando as imagens de como quero o espelho ai da pra ter uma idéia melhor. Ai esta a imagem de algumas mesas que fiz, ainda não manjo muito de mapeamento por isso não esta do jeito que quero ainda. http://i596.photobucket.com/albums/tt47/contosdeavalon/4.jpg Mesa 1 Mesa 2
Ass - Rafael Marques
Valeu Carlos sua dica ajudou muito ja deu pra quebrar um galho, ja a do Eduardo eu vou precisar de um pouco mais de tempo pra aprender pois exige um pouco mais de experiência, mas com o tempo vou postando as imagens de como quero o espelho ai da pra ter uma idéia melhor. Ai esta a imagem de algumas mesas que fiz, ainda não manjo muito de mapeamento por isso não esta do jeito que quero ainda. http://i596.photobucket.com/albums/tt47/contosdeavalon/4.jpg Mesa 1 Mesa 2
Ass - Rafael Marques
oxi, eu ficava mais atento ao tutos e noticias que iam surgindo, nao costumava ler muito o forum pq pensava " a nao sei nda nao vo pode ajuda" agora que jah tenho algum conhecimento, to lendo o forum, e que surpresa, varias tecnicas muito uteis pra aprimorar as imagens

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 914

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.