mapeamento orgânico

Por: eduardoqf  

Em: 02/05/2009 20:38

Fala gente! Alguém sabe como proceder em uma modelagem pronta para mapear uma superfície orgânica? Por exemplo: uma pista cheia de curvas pode ser mapeada se modelada pelo "LOFT". Daí eu uso uma textura reta e simples que se molda à forma da pista. Só que se eu trago a modelagem de outros softs ou mesmo faço no max algo e converto em poly não tem como mapear legal. Será que existe algum modificador ou macete para isso? vlw!
Fala eduardoqf blz? Vc nao teria uma imagem desse modelo q vc quer mapear? No UnwarpUVW tem algumas opções q facilitam o mapeamento como o pelt, mas vai de modelo pra modelo, outra opção seria mapear em IDs. Se tiver tiver uma imagem ai fica mais de te ajudar...rs Abraço, té+
www.prospettivadesign.blogspot.comwww.igorteixeira.carbonmade.com
Em modos gerais, você teria que mapear com Unwrap, na unha mesmo. No caso dessa pista, você pode usar o Spline Mapping que vem junto no Unwrap. Facilita muito nessas horas. Espero ter ajudado. Abraços.
será q vc não tá procurando uma fómula mágica? Eu tb busquei essas facilidades, mas venho descobrindo no max, com pouco tempo que tenho de uso, que cada caso é um caso e requer solução diferente... mas, normalmente aplicar uvw map em poly e marcar a opção de preservar o mapeamento atende em quase todos os casos... To falandom isso pq com minha pouca experiência, talvez esteja vendo o problema mais de perto... tenho ainda dificuldades com wnrap map, mas sei q faz maravilhas e dá controle total...
desculpa a ignorância... onde fica a opção de preservar o mapeamento?
Olá Pessoal! Muito obrigado pelas respostas. Na verdade eu não tenho a imagem ainda. Estou me antecipando para um projeto de uma praça onde teremos provavalmente alguns canteiros curvos com pisos na borda. Daí a necessidade de um mapeamento especial. Então penso que posso fazer os canteiros copiando a linha curva a fazendo um novo model com uma pequena espessura com o loft e tudo certo. Mas seria bem mais simples se eu pudesse selecionar o interior do canteiro, como polígolo e usar o inset para criar a borda e invertendo a seleção eu teria somente a borda do canteiro na qual eu poderia aplicar um extrude. Só que na hora de mapear, como ele é curvo, se eu aplicasse uma textura de piso de barro, por exemplo, ele não pegaria o mapeamento seguindo o formato, como mostra a imagem acima. Utilizando o loft para modelar isso não aconteceria visto que o loft possui a opção para isso nos parâmetros dele. Como os desenhos em planta são feitos num soft de cad então ficaria bem mais trabalhoso fazer com o loft essa modelagem. abrs!
é cara, a melhor maneira é com unwrap... e vc pode separar os pedaços... pra facilitar.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
olá eduardo.. essa semana saiu uma notícia na capa da 3d1.... parece que pode ser muito util p/ vc.. dá uma olhada.. é sobre mapeamento unwrap.... http://www.raylightgames.com/xrayunwrap/xrayunwrap.htm
E ai pessoal, realmente a melhor opção para isso é exatamente o que o renankogut falou. O recurso de Spline Mapping foi o melhor acréscimo ao unwrap. Supriu uma grande deficiência. A única coisa que faltava e agora que o polyboost foi incorporado se supriu, era o grow e o loop dentro do unwrap. Com isso quero dizer que o sistema de mapeamento do max esta muito bom e sinceramente não precisa de nenhum programa extra. Existem alguns softwares que fazem um mapeamento de forma automática com um resultado muito bom, mas não é so caso desse xrayunwrap, eu vi os videos dele funcionando e é praticamente a mesma coisa que usar o sistema do max. A única coisa legal que ele faz (veja bem, legal não quer dizer que seja útil) é trocar a cor das edges, hehehehe. Eu ainda quero ver se faço um material definitivo sobre unwrap para personagens, eu vejo que o pessoal tem uma grande dificuldade com isso, e é algo tão fácil de ser feito. Na empresa que eu trabalhava, meu colega não sabia fazer, em menos de 15 min eu expliquei pra ele e o cara já saiu fazendo mapeamentos parelho comigo. Ou seja não existem segredos ;)
é verdade Tiago,, é de boa depois que se aprende. hehe... o lance é marcar as edges.. mas um material como o seu seria muito importante hehehe.. é até da hora fazer. hehehe...
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 915

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.