E ai pessoal, realmente a melhor opção para isso é exatamente o que o renankogut falou. O recurso de Spline Mapping foi o melhor acréscimo ao unwrap. Supriu uma grande deficiência. A única coisa que faltava e agora que o polyboost foi incorporado se supriu, era o grow e o loop dentro do unwrap.
Com isso quero dizer que o sistema de mapeamento do max esta muito bom e sinceramente não precisa de nenhum programa extra.
Existem alguns softwares que fazem um mapeamento de forma automática com um resultado muito bom, mas não é so caso desse xrayunwrap, eu vi os videos dele funcionando e é praticamente a mesma coisa que usar o sistema do max. A única coisa legal que ele faz (veja bem, legal não quer dizer que seja útil) é trocar a cor das edges, hehehehe.
Eu ainda quero ver se faço um material definitivo sobre unwrap para personagens, eu vejo que o pessoal tem uma grande dificuldade com isso, e é algo tão fácil de ser feito. Na empresa que eu trabalhava, meu colega não sabia fazer, em menos de 15 min eu expliquei pra ele e o cara já saiu fazendo mapeamentos parelho comigo. Ou seja não existem segredos ;)