problemas de imprecisão no rhino

Por: felippeduran  

Em: 22/05/2009 22:45

oi galera do fórum, estou fazendo um trabalho para a faculdade que consiste na modelagem 3d de qualquer obra de engenharia. Escolhi o Burj Al Arab (burrice minha, ainda sou novato na modelagem xD). O problema é que eu nao estou conseguindo fazer uniões booleanas que involvem o predio inteiro (é só para fazer a carcaça). Quando fui ver mais de perto as superfícies, percebi que suas arestas nao estavam exatamente grudadas ou alinhadas. Nao sei se essa é a unica causa do meu problema, mas peço que me ajudem. O que causa essas imprecisoes? Como posso corrigí-las? Vlw pessoal do Três D1!
eu instalei o rhino umas semanas atrás depois que falaram aqui no fórum que ele é bom pra modelar. gostei mas tem que estudar bastante para ficar bom e estou focando no max. mas percebi que a visualização na vista não tem muita qualidade igual no autocad que fica sextavado quando vê de longe e tem que dar regen para ficar redondo. não sei se no rhino tem esse comando mas acho que aquelas aberturas na malha é só na vista.
também nao sei se tem esse comando q vc fala, só sei q qto mais zoom eu do, mais imperfeiçoes aparecem, numa escala bem pequena (0.001 cm, usando a escala de centimetros). O problema é que elas sao suficientes até mesmo pra eu nao conseguir criar planar curves as vezes. no começo do projeto eu tava fazendo em tamanho real, só depois eu usei Scale pra reduzir o prédio pra um tamanho de maquete. Isso pode ter contribuido pros erros de precisao?
Boa noite. Eu não conheço o rhino, mas isso que vc falou de mudar a escala do projeto não está certo. O bom da computação gráfica é poder construir tudo com medidas reais, não precisamos fazer em escala como é feito no papel ou em maquetes físicas. Se vc exportar o projeto para texturizar e iluminar realista no 3ds max tem que estar com escala real, se estiver pequeno igual uma maquete física não vai funcionar direito, pq as equações das luzes são baseadas em iluminação real. Se em vez da sala ter 5 metros tiver 5 centímetros vai ficar tudo branco quando colocar uma luz de 100 watts, pq a luz é muito forte para um ambiente tão pequeno. Faz o projeto na escala real e deixe na escala real.
na verdade eu nao pretendo renderizar. eu só reduzi o modelo porque era preciso fazer vistas ortograficas e planificaçoes das superficies para a construçao da maquete em escala, com a verdadeira grandeza da maquete e nao do prédio. mas quanto ao problema q eu estou tendo, vc faz ideia de como pode ser resolvido?
Boa noite Felipe. Entendi agora, vc está desenhando o projeto para fazer a maquete física. Não era melhor desenhar a planta no autocad e plotar pra usar de referência no corte das madeiras? Quase todo mundo que mexe com isso usa o autocad, o rhino é melhor pra modelar aparelhos eletrônicos, jóias, navios, estas coisas mais redondas. Não sei ajudar no problema das aberturas, não domino o rhino.
O professor indico o uso do programa Microstation, só que ele me pareceu meio ruinzinho, ainda mais porque era a versao trial. Como meu irmao estava apredendo a mexer no rhino ele me indico o programa que além de ser otimo para modelar, ele também tinha ferramentas para desenho técnico, como vistas, panificaçoes e marcadores de dimensao, etc. agora quanto ao autocad, nao conheço ele. Me desculpe pela ignorancia, mas o q é plotar? xD
ploter é um tipo de impressora de grande capacidade... pode imprimir até em folhas tamanho A0 ... rsrs plotar pode ser entendido como imprimir.. rsrs olha.. tb não conheço o rhino.. mas no max.. operações boleanas costumam dar problema (bagunçam a malha .. ou mesh como queira.. rsrs).. então.. dá uma pesquisada no assunto... sobre o boleean no rhino... no max as edges ficam uma zona qdo usa o boolen (em casos de objetos complexos)... e p/ refazer os loop de edges certinho.. tá muito trabalho.... pensa se não tem uma solução alterntiva... que não seja utilizar o boolean (falei p/ pesquisar.. pq no autocad por exemplo.. essas operações funcionam muito bem).... mas vamos esperar o pessoal que manja de rhino dar as caras aki (eu acredito que tem alguns.. no meio desses milhares de usuários do forum.. rsrs) abraço.
acho que seu problema e a malha!!! segue
Boa noite. Nossa schendel, essa é a cara do Rhino! Bem enxuto, eu achei que era bem diferente! kkk

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 506

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.