2 cores em uma só parede é possível?

Por: log10br  

Em: 27/05/2009 00:18

Olá Pessoal Descobri hoje esse fórum e estou muito feliz pela descoberta. Sou novato em modelagem e comecei fazendo o projeto da casa que estou começando a construir. Já consegui erguer paredes, telhados, etc... mas estou com uma dificuldade em colorir por dentro os quartos. Coloquei paredes internas, mas quando aplico um material em uma parede, a textura é aplicada aos 2 lados da parede... gostaria de ter um lado da parede em uma cor e o outro lado com outra cor, mas não sei como (é brabo ser iniciante). Para construir as paredes usei BOX e um modifier de UVW map para arrumar os materiais... alguem tem alguma sugestão???
Olá, benvindo ao forum! Usa um materias multi-sub object na parede e dê 2 IDs diferentes para cada cor. O Map Channel é uma ferramenta poderosa no mapeamento, foi adicionada no 3DS Max 3, com ela você pode usar um mapemanto para cada textura do material, em vez de um só para todas, por exemplo, permite mapear o canal Diffuse de uma forma e o canal Bump de outra, pode saber mais sobre isso no tutorial "Múltiplos Mapeamentos", aqui na seção de Tutoriais do site www.tresd1.com.br. Tentei achar a materia mas não achei .deve estar em tutoriais basicos parte 1 ou 2, mas sugiro que dê por principio uma lida por alto em todos, e em seguida siga os passos de todos, nem que seja só lendo cada um, depois vai tentando faz~e-los que serão uma mão na roda pra vc que está iniciando no mundo do 3D. Falow?
www.maquetes3d.weebly.com
aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934
www.maquetes3d.weebly.com
Boa noite. Pra fazer mapeamentos complexos a dica do colega Ricardo é excelente. Com o map channel vc pode ter até 99 mapeamentos diferentes em cada objeto. Mas no caso de colocar duas cores diferentes no mesmo objeto vc pode dividir em ID e aplicar um material multi/sub-object. Este tutorial ensina como fazer: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 O problema é que vc fez as paredes com box, não é a melhor opção. No menu creat>aec extended tem o comando Wall que é pra fazer paredes. Vc coloca a espessura e a altura e sai clicando pela vista top para formar todas as paredes. O bom de fazer com a wall é que vc pega as portas e janelas primitivas do max, faz um link com a parede e o vão se abre automaticamente. Se vc mover a porta ou a janela de lugar o vão acompanha. Fazendo com box não acontece isso, tem que abrir os vãos na unha, é bem mais difícil. A wall vem com os IDs divididos, um para cada lado da parede, ai é só criar o material multi/sub-object e aplicar na parede que as cores já caem no lugar certo.
Obrigado pessoal Vou olhar os tutoriais que vocês indicaram, e pelo jeito será facil contornar esses "obstaculos". Vou tentar tambem mudar as paredes de box para wall e tentar usar os canais. No inicio eu comecei com wall, mas nao gostei dos tipos de portas disponiveis, principalmente pela minha dificuldade de aplicar as texturas nas portas (com vidro, etc.) Muito obrigado novamente, e parabens a todos pelo excelente site e participaçao ativa dos membros. Grande abraço, e após obter sucesso nas modificações, vou postar aqui as modificação, para outros que passem pelo mesmo problema, no futuro.
As portas e janelas também tem ids. Os ids 1, 2, 4 e 5 são da madeira e o id 3 é o do vidro. Faz um material multisub-object com 5 materiais, coloca o vidro no material 3 e aplica na janela pra vc ver.
V-Ray 1.5 Addict

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 945

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.