Animação com partículas de Ar.

Por: IVI  

Em: 28/05/2009 16:26

Olá meus amigos. Estou precisando de ajuda para uma animação de uma maquete ou modelo de lanternim (para quem não conhece Lanternim visite o site www.ivi-ventilacao.com.br)que estou fazendo. Eu preciso criar como se fosse o ar frio entrando pelas janelas e portas de um galpão, sendo aquecido e subindo em direção ao telhado e saindo pelo Lanternim. Já possuo o modelo pronto no 3DS Max. Bom na verdade eu criei o 3D no AutoCAD 2009 e importei para o 3DS Max, não sei se isso interfere em alguma coisa. Será que alguém poderia me ajudar sobre isso? Tentei fazer alguma coisa lendo os tutoriais deste site mas como sou principiante no 3DS Max não obtive um resultado muito legal, por isso estou solicitando a ajuda de vocês. Caso seja necessário mais alguma informação sobre o que eu gostaria de fazer é só entrar em contato - [email protected] Anexo estou enviando uma imagem do Lanternim que quero montar a animação. Agradeço desde já a colaboração. Grato. Alexandre.
IVI Ventilação Industrial www.ivi-ventilacao.com.br
cara vc pode fazer o seguinte, trabalhar com particulas, vc aplica a particula, ai vai depender do q vc quer, pode ser o snow.. cria modificador d gravidade e vai reduzindo a gravidade assim a particula vai subir, aplica vento e linca tbm no gerador de particulas e finaliza lincando um reflator aonde vc quer q desvie a nuvem... não sei se fui claro..
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Valeu, Vou tentar assim. Grato
IVI Ventilação Industrial www.ivi-ventilacao.com.br
Bem vindo ai IVI. Então meu, o problema é como vc vai fazer pra ver o ar? O seu modelo está legal com bons materiais, boa iluminação e bem modelado, mas o ar tem que ser uma simulação, pq pra ser real ele tem que ser invisível. Ai pra ser uma simulação vc pode criar partículas vermelhas pro ar quente e partículas azuis pro ar frio, faz as partículas com esferas e dai as pessoas vão entender. Outro jeito é fazer com fumaça colorida no lugar das esferas, acho que fica mais bonito, mas é mais difícil e mais demorado pra renderizar. Tem um tutorial de fumaça ai: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244 O princípio pra criar a sua animação é esse, se não for fazer com fumaça vc usa esferas em vez de faces nas partículas e coloca a cor.
UERJ
O único sistema de particulas do max que permite ser controlado é o particle flow. Com ele vc pode definir trajetorias para as particulas, vc faz um path e configura ele pra que as particulas sigam por esse caminho. Quanto a simulação do ar, é obvio, ar frio azul, ar quente vermelho, isso é universal. Em qualquer animação que o pessoal faça simulando a movimentação de ar eu sempre vejo usarem setas, assim elas mostram o sentido do movimento. Vc até poderia fazer com fumaça ou algo assim, mas sinceramente eu acho que não compença, usa setas que vc ficar mais fácil, vc não vai precisar usar sistema de particulas, um siples path deform já resolve a situação, a tua animação vai ficar bem clara e objetiva. Mas se vc quiser fazer com particulas e se vc não tem um bom dominio sobre o assunto, te prepara, vai dar muita dor de cabeça e vai demorar.
tiagodmed disse tudo, simulação de atmosfera, ar, massa de ar, vento ou qualquer coisa relacionada, é com setas e nas cores vermelhor e azul.
tiagodmed mais objetivo q isso impossivel.. ^^V setas não tem erro.. mas agora se quiser realmente uma simulação de vapor... aparecendo aquela boa e velha nuvem brotando ai meu caro.. particula msm... -.-
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Faz com setas e path deform bicho, esquece as partículas. Com o path deform as setas vão curvar nas saidas e tal. Com partículas tu não vai conseguir fazer as setas curvarem. Vai embaralhar tudo.
Deus é maior!
Se fosse usar particulas não seria pra fazer com setas, seria ou pra usar alguma especie de fragmento para mostrar o movimento, ou então como o tudisco falou, fazer uma nuvem, algo como um tunel de vento, onde usam fumaça pra poder ver. Ai nesse caso o ideal é usar o sistema do FumeFX pois só ele tem uma fumaça realistica o suficiente pra isso. Ai como já tinha comentado teria que usar o particle flow para fazer as particulas seguirem um caminho pré determinado e associado ao PF o FumeFX como gerador das particulas. Mas isso é ainda mais complexo.
É msm, estas ilustrações de vento sempre usam setas vermelhas e azuis. Falei de fazer esferas pq pensei em partículas, mas a dica do path deform foi na mosca!
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 818

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.