Dificuldade com Iluminação de cena

Por: Jonh Paul  

Em: 19/06/2009 11:08

Olá pessoal da 3D1, bom... estou com muita dificuldade em questão de iluminação de cena, na verdade começei no Studio 3D MAX a pouco menos de 1 ano e iluminaçao ainda é um problema, principalmente nessa parte de ambientes. É a minha primeira cena nessa área e nao consigo uma iluminação legal, se puderem me dar umas dicas quanto a isso e também outras coisas que achem necessário. Desde já agradeço. Obs: Estou usando o Max 2008 e como render uso o Mental Ray.
A teoria da conspiração é apenas uma teoria de conspiração.
Bem vindo no fórum Jonh Paul. O pontilhado é por causa dos samples muito baixo no glossiness dos materiais e também no AA. Vc está usando materiais arch&design? Liga o interpolate neles que diminui o pontilhado. Mas o ideal é aumentar também os samples do glossiness. Pra iluminação ficar boa vc tem que trabalhar em escala real. Passa mais informações da cena, luzes que usou e configurações do render.
São Paulo Futebol Clube
nossa que estranho! nunca me deparei com esse tipo de problema nao!
https://www.facebook.com/orbivfx
Obrigado Alberto Na verdade esse render eu fiz apenas para mostrar aqui no forum, por isso abaixei a qualidade para renderizar mais rápido. Estou utilizando materiais Arch&design, quanto a iluminação, essa tambem foi apenas para o render, tentei muitos tipos de iluminação mais nao deu muito certo nesse render coloquei 2 mr Omni e 1 daylight.
se tiver alguma sugestao para me ajudar quanto a iluminação, pode ser que essas que estou usando nao são tão adequadas, nao sei bem...
Vc testou com luzes photometrics? Qual é a versão do seu max, as luzes mudaram depois do max 2009. Se estiver no max 2009 ou 2010 use a luz freelight. Mas tem que ligar o exposure no environment teclando 8. Vc coloca o mr photographic exposure control e seleciona o preset indoor daylight. Se tiver janelas na sala vc coloca a luz skyportal em cada uma com o mesmo tamanho da janela.
São Paulo Futebol Clube
Eu estou usando o MAX 2008
Boa noite Jonh. Tem dois jeitos de iluminar, um deles vc usa luzes standard pela cena inteira para acertar a iluminação. No outro vc usa luzes photometrics onde estão as luzes reais do projeto e trabalha com controle de exposição para acertar a iluminação. Cada um tem seus macetes e técnicas. Eu trabalho com o segundo. Acho mais fácil de ficar realista, mas tem que mexer no gamma, tem que corrigir o gamma das texturas, tem que modelar em escala real, saber os valores de luzes reais, usar materiais físicos. Vc está trabalhando com o primeiro. Estuda este tutorial que eu acho que vai ajudar: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365
Ola malcon pois e, sou parceiro de trabalho do Joao ai, as vezes me deparo com problemas como esse dele, citado ai em cima; o tuto parece ser bom, vou dar um conferida tambem!
https://www.facebook.com/orbivfx

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 716

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.