Usando Proxy

Por: everaldocost  

Em: 03/07/2009 11:22

Bom dia, Galera! Dias atras solicitei a ajuda de vcs referente a dificuldade de renderizar cenas com vários objetos archimodels, principalmente vegetação e veículos. O amigo Carlos Fernandes Sachs falou para eu transformar os blocos em proxy. Como sou iniciante, dei uma pesquisada e achei um tutorial sobre o assunto. No entanto, não são todos os blocos que obtive resultados. Uns durante o processo de proxy fecham. Outros, depois de transformados, quando coloco para renderizar também fecham. Nos que obitive resultados, o primeiro tomado como referencia para transformá-lo em proxy, fica com a textura original do bloco, porém quando vou carregar outros lá no vrayproxy o arquivo vem sem a textura. Alguem sabe me dizer onde estou errando neste caso? Ah, desculpa a ignorância, mas numa cena pode conter modelos transformados em proxy e modelos sem ser transformados, não é? não dá pau ter os dois tipos numa mesma cena não, correto? E eu posso fazer a transformação de um modelo na própria cena ou é melhor fazê-lo separadamente e depois adicioná-lo na cena? Gostaria da ajuda de vocês, com dicas para como conseguir renderizar essas cenas que vejo por aqui com bastante vegatações, carros, além da edificãção, claro! hehehe Vlw Galera! - Core 2 Duo E6550 de 2.33GHz; - 2GB de RAM; HD de 240mb. - GFORCE 8500 GT - sistema operacional é o XP Professional com o Service Pack 3
Oi Everaldo, vou tentar explicar pra você o que eu sei sobre proxy..Sobre as texturas no proxy: Quando os proxies aparecem sem textura, um modo seria selecionar o modelo (antes de transformar em proxy) todo e ir no Material Editor..Lá você vê o Multi Sub-Object e vê se os bitmaps das texturas originais estão sendo carregadas pelo Max. Várias vezes aconteceu comigo de os bitmpas não estarem "linkadas" às texturas. Então você vai procurar onde estão os bitmaps e carrega manualmente. Faz isso em todas as texturas presentes no modelo. Provavelmente isso deve resolver o problema da falta de texturização nos proxies. Com certeza na mesma cena você pode usar proxies e blocos. Sem problema algum!! Olha, quanto à transformação do modelo, o melhor seria fazer num arquivo separado e depois jogar pra cena. Mesmo porque, quando você joga o modelo na cena, ela fica pesada demais (pelo fato de ter a cena em si, cheia de faces e etc e mais os famosos e pesados archimodels). Daí nesse arquivo separado, você ajusta tudo certinho, faz um render rápido e vê como estão as texturas. Transforma em proxy e beleza!! Daí fica mais leve...Agora, se preferir e tiver uma super máquina, pode fazer tudo junto da cena. Espero que dê tudo certo...Abraços e posta a cena pra nós vermos!!
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
Valeu Guto! Vou seguir suas recomendações e vê se vai dá certo dessa forma e te dou uma resposta. Na verdade a cena eu já fiz, porém eu fiz com fotos montagens. Mas aí deixei minhas dúvidas aqui no forum para numa próxima cena, não passar pelo mesmo sufoco. Para vc ter uma idéia, eu renderizei a cena por partes e fiz a fotomontagem no photoshop, pois tudo junto o 3dsmax9 fechava. Aí renderizei o prédio e o piso, depois renderizei a vegetação separada (com exceção da palmeira que renderizei junto com o prédio por conta da projeção da sombra) e depois renderizei os carros (tirando todos os detalhes de dentro, deixando só a "casca"). O resultado foi esse! Para um iniciante, acho que tá bom! Pra mim tá hehehehe... Mas tenho muito para aprender e quero aprender! Aí pesquisando sobre consumo de memório, vi aqui, no debate de 2008, o pessoal falando sobre alterar o mínimo e o máximo da memória virtual do windows, agora falavam para Mental Ray. Você sabe dizer se funciona para o Vray, que é o render que utilizo? Caso você entenda também desse assunto, que valor eu colocaria para o mínimo e o máximo? ou isso varia? Minha máquina é: - Core 2 Duo E6550 de 2.33GHz; - 2GB de RAM; HD de 240gb. - GFORCE 8500 GT - sistema operacional é o XP Professional com o Service Pack 3 Obrigado, cara! P.s.: Outras pessoas que souberem e puderem ajudar, agradeço!!!
Ah, e essa imagem aí os blocos (vegetação e carros) não estavam transformados em proxy não, pois eu não tinha conhecimento desse comando. Só fui descobrir justamente quando me cadastrei aqui no forúm (mesmo já acessando o 3d1) e deixei minhas dúvidas sobre cenas carregadas com archimodels. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 945

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.