Projeto Iluminância + instalações elétricas

Por: edge  

Em: 03/07/2009 14:13

Boa tardeee :lol: Estou com um enorme problema, não em relação ao oq deve ser feito no trabalho, e sim na escolha do software para fazer oq tenho em mente. Estava dando uma olhada no site da autodesk, e vi q agora há várias versões de softwares para estudantes como o autocad, revit, MEP, 3dmax etc O problema é, existe algum software da autodesk na qual eu possa fazer um estudo de iluminância? Saber a intensidade de luz num local específico seja por iluminação indoor ou outdoor? Ouvi falar sobre o Lighting Analysis do 3D Max Design 2010, sabem se a versão normal do 3D MAX 2010 tb possui esse recurso? Outro problema está em relação à instalação elétrica propriamente dita. O professor nos deu a planta de 1 andar do prédio do projeto (em autocad) q deve ser feito 100% em 3D. É um projeto q não foca a parte arquitetônica, deocração de interiores etc, mas apenas no estudo da luz e na instalação de eletrodutos e cabos. Ouvi falar q o MEP faz esse trabalho de instalação elétrica e motores em um projeto. Alguém confirma isso? Obrigado! Me ajudem pq estou cheio de dúvidas e o trabalho é para ontem :lol: :-P
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
fazer esse estudo eh complicado!!! o que vc pode fazer eh o seguinte... 1-existe um programa chamado lumisoft ele eh gratuito..ele mede a intensidade eletrica das lampadas pre configuradas...normalmente esses programas tem em sites que vendem lampadas...eh so procurar; 2- no 3d max vc pode inserir uma lampada equivalente a que vc escolheu so que no formato .ies tem bastante tutorial por ai falando niisso 3- ai fica facil... vc modela tudo e faz a simulacao com as lampadas no max em .ies e ve como fica... obs. sempre eh bom consultar a norma pra elaboracao de projetos de eletrica pq la ta escrito a quantidade de luz minima pra cada ambiente!
http://www.arquiteturaconceitual.blogspot.com
Boa noite. Eu já ouvi falar do lumisoft que a bel indicou, mas não sei se ele faz render da imagem com as luzes. No max faz mas não sei se tem essa precisão técnica que vc quer. O projeto dos dutos e conduites em 3d vc faz no max.
No max vc liga o snap face e desenha as linhas sobre as paredes. No menu rendering da linha vc liga o renderable in render e renderable in viewport que a linha vira um cano. O max 2009/2010 e o max design 2009/2010 são considerados fisicamente corretos pelos orgãos de iluminação internacional, saiu uma matéria disso na home http://area.autodesk.com/blogs/pimentelk/090202_0829/B3241.MentalRayValidation_v3.pdf
UERJ
o link q vc me passou está not found, fiquei curioso para ler :( Queria mesmo saber como q faria esse estudo por ele. No max2010 em rendering > exposure control há tb o Pseudo Color Exposure Control feito para esse intuito pelo q vi num tutorial curtíssimo na autodesk. Infelismente não acho em nenhum lugar onde explicam o funcionamento daquilo ou um tutorial. Tudo parece tão "à mão do artista"
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Posso te dizer que o max é um software artístico, e este "à mao do artista" realmente existe em uma grande parte das coisas que fazemos. Ele servirá para que você renderize as luzes usando arquivos IES que as empresas que fabricam luz fornecem, e respeitam o aspecto real delas, mas não creio que o max sirva para este estudo que está buscando. É apenas minha opinião e não domino tanto assim o assunto para lhe garantir, mas acho que é por aí.
Poxa! Eu peguei o link nas notícias da 3d1 e não testei. Acho que a autodesk tirou do site esse pdf ou mudou de lugar. Eu li o pdf e guardei em algum lugar, mas agora é difícil de encontrar. Se eu encontrar coloco no megaupload pra vc pegar. O pseudo exposure control faz uma imagem colorida de acordo com a intensidade da iluminação. Não é difícil de usar, mas não sei como configurar pra trabalhar fisicamente correto.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.