DayLight.. cadê a sombra?

Por: HugoAboud  

Em: 07/07/2009 02:22

Boa Noite galera.. minha pergunta é bem simples, então vou ser bem direto: Estou fazendo uma cena interna e usando Daylight pra fazer a iluminação. Como uso MentalRay, escolhí MrSun e MrSky, pois gosto do resultado. Usei o Exposure Control do Mental Ray, tudo ok. Porém, percebí que somente o MrSun está crian sombra, e estou sem a sombra difusa do MrSky. Gostaria de saber como fazer com que o MrSky no Daylight crie sombra nos objetos. Agradeço a atenção :D
A luz sky depende do fg, se a config for baixa a sombra tem menos qualidade. É quando vc usa o ambient occlusion para não pesar no render e ter a mesma qualidade. A ambient occlusion faz o sombreado da luz sky sem exigir fg. No arch&design o ambient occlusion faz até gi.
São Paulo Futebol Clube
Obrigado pela resposta, mas.. o grande problema é que não há luz vindo do céu. Toda a iluminação da cena está vindo do MrSun, que forma a luz principal da cena, e ao GI faz com que essa luz ilumine o resto, deixando tudo em um mesmo tom, sem sombra.. Por exemplo, os pés das cadeiras ficam sem sombra, as paredes ficam de uma mesma cor, e etc..
Então vc não ligou o FG ou desligou a mr sky. Ela só funciona com FG. Se o fg não está ligado a mr sky não emite luz.
Estranho, porque habilitei FG e mrSky, tenho certeza.. Aqui vai uma imagem pra explicar meu problema Na segunda imagem estão marcados alguns lugares que precisariam de uma sombra difusa, que seria a luz vinda do céu...
Galera, descobrí o problema.. Eu estava balanceando mal o FG com a GI.. de forma que a GI estourava sobre o FG e sumia com as sombras.. Agradeço pela atenção :D
Boa noite Hugo. Mantenha sempre 1 no multipler do gi e do fg. É o valor fisicamente correto. Mas o que o colega mauriciocpd falou é importante e economiza muito tempo de render. Liga o ambient occlusion dos materiais e faz outro render com a mesma configuração pra vc ver a diferença. O material arch&design que tem o ambient occlusion, se não estiver usando é melhor trocar todos para arch&design.
Malcon, o problema do Multiplier no GI é que ele entrou no lugar do antigo Energy. Ou seja.. se o número de photons aumenta (como é o caso) eu preciso aumentá-lo.
Hugo, eu acho que mudou a jeito de usar o energy. No help do max está escrito que para manter o render fisicamente correto tem que deixar com 1 no multipler. Se aumentar o número de photons não precisa aumentar o multipler, não tem nada haver um com o outro. O multipler vai deixar o GI mais forte, fora da realidade.
São Paulo Futebol Clube
Boa noite Hugo. É como o colega Alberto falou. Apesar do multipler ser o energy não pode aumentar e nem diminuir se quiser que o render seja fisicamente correto. Quando a cena não está na escala certa vc usa o multipler pra conseguir iluminar direito mas se a cena está na escala real não muda o multipler, pq dai fica fisicamente correto e é mais fácil iluminar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 971

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.