Iluminação com manchas - Cozinha

Por: rafaneto  

Em: 09/07/2009 17:04

Olá feras. Tenho pouca experiência e tô com problema na iluminação desta cozinha. Repare as manchas na parte mais escura próximo da porta. Acredito que seja cálculo de GI e FG. Fiz vários testes mas o melhor que consgui até agora foi com a configuração padrão do GI e FG. Configurações Max 2009 Render: MR Luzes: Day Light e Mr Sky Portal (na janela) Gamma ativo, com os materiais configurados conorme cada caso. Final Gather Initial FG Point Density: 0,1 Rays per FG Point: 30 Interpolate O N FG Points: 50 Max Depth: 5 / Max Reflec:2 / Max Refr:5 Gobal Illumination Multiplier: 1,0 Max Num. Photons per Sample: 500 Max Sampling Radius: 2,54cm Max Depth / Reflec / Refrac : todos 10 Average GI Photons per Light : 20000 Obrigado pela ajuda
É sempre bom fazer testes separados do FG e do GI, eu começaria desligando o GI para ver se esse problema não é do FG, pq a configuração inicial dele é de qualidade muito baixa para tantos detalhes pequenos. Então vai aos poucos, começa acertando o FG e depois liga o GI para achar onde está o problema.
rafaneto, a quantidade de Photons per Light está muito pequena, tenta colocar 400000 e o Photons per Sample, reduza para 100 por enquanto no GI. Aumenta para 6 o Max Depth do FG e coloca 2 refraction e 4 reflection. No GI, nao adianta deixar 10 em todos, pois o Max Depth é a soma de quantas refrações e qtas reflecções os photons podem fazer. Portanto deixe no GI 7 reflections e 3 refractions. Só aumente o refractions se os materiais de vidro apresentarem problemas, caso contrário dê preferencia aos reflections, sempre lembrando que a soma dos dois tem que dar o valor do max depth ok. Caso vc renderize só com o GI habilitado, verifique se as bolinhas, que são os photons, nao estejam deixando muitos "buracos" sem preenchimento na cena, e vá aumentando o raio até que fiquem mais suaves. O restante da suavização será feito com o FG e por isso, se fizer um bom mapa de photons com o GI, vai precisar de menos FG Points e o tempo de render será menor do que se tentar resolver só com o FG. Espero que ajude amigo. Um abraço
Tem umas coisas que esqueci de comentar, o rejunte do piso está muito grande, dimunua no horizontal e vertical gap do material tiles do arch & design, e com esta dica que te dei logo acima, provavelmente ficará mais clara a cena, e poderá compensar isso, diminuindo o intensity das luzes.
Não adianta colocar os valores que usou pq depende da escala da cena. Posta uma imagem com o render dos photons, eu acho que eles estão errados. Nos valores da configuração tem muito pouco photons, 20 mil é quase nada. Use 500 mil ou mais. O fg também está muito baixo. Aumenta os photons para 500 mil, desliga o radius e muda o fg pro preset medium. Acho que vai tirar as manchas.
Fla3D e Mauriciocpd, valew pelas dicas, vou fazer testes. Mas eu fiquei satisfeito por enquanto com a configuração que o Panades passou. Cara, dentro da minha baixa percepção, achei perfeito pra esta cena. Dá uma olhada. Valew Panades, só não te dou um beijo pq minha esposa não deixa....rsrsrs... ainda bem que ela não deixa....hehehe. Brigadão feras.... vcs são demais
O panades mandou muito bem nas configs. O que ele disse das refrações e reflexões ajuda diminuir o tempo de render. E o jeito que ele ensinou de configurar os photons é o mais fácil. Mas vc esqueceu de arrumar o piso, o rejunte continua grande. A iluminação ficou show, não tem mais as manchas. Mas pra melhorar mais deixa a imagem de fundo mais clara. O exterior sempre fica estourado quando a janela é pequena. Aumenta o output amount da imagem de fundo que fica show!
UERJ
Opa, fico satisfeito em ter ajudado! Ainda bem que sua esposa não deixa cara hahaha, mas mesmo se a tua deixasse, ia barrar na minha que também não deixa hahahaha. Brincadeiras a parte, rafaneto, está no caminho certo! Força pra você nos teus trabalhos e estamos aqui pra ajudar e principalmente pra ser ajudado! Valeu. Abraço
kara a cena esta boa agora eu diminuiria o rejunte do piso para ficar melhor
Valew pelas dicas que estão surgindo ai... Ainda quero mudar algumas coisas na cena como o estofado da cadeira e os botões do fogão, tá muito artificial, a cadeira tá com erro de modelagem e este modelo de mesa e cadeiras tão mais pra sala de jantar do que cozinha e o piso que todo mundo tá falando tbm quero mudar, mas eu diminui o rejunte como o Panades aconselhou sim, é que ele tá refletindo o balcão e parece que tá grosso, mas concordo que precisa melhorar. Eu chego lá...rs quando eu fizer as alterações eu posto como tá ficando, a opinião de vcs é muito importante pra mim Brigadão feras...
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 473

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.