Ajuda com iluminação interna

Por: ezpabon  

Em: 29/07/2009 12:22

Olá pessoal, fazendo uma cena interna mas estou com um pouco de dificuldade se alghem puder dar alguma dica ficarei muito feliz hehe Estou com 3ds max 8 e usando mental ray pra render mas não estou conseguindo eliminar esse granulado da imagem, ja tentei inumeras configurações e luzes diferente mas nada que ficasse aceitável. A proposta da cena 'por enquanto' é iluminar apenas apartir das janelas, e posteriormente como luzes internas, pois isso vai ser um auditório. Estou postando as fichas de como está minha configuração, mas claro não estou pedindo pra que me deem o setup completo pois isso seria meio chato, mas apenas algumas dicas de como melhorar em algum ponto e se estou usando o tipo de luz errada e tal pra que eu possa ter um ponto de partida pra estudar. Enfim ai está a imagem, agradeço a quem ajudar, estou aprendendo muito aqui no forum e com os tutorials Tres3d1..
ezpabon, Dá uma olhada em duas coisas: 1 - se estiver usando sombra tipo Area, aumente os samples da sombra 2 - Veja suas configurações de antialising. Como vc não postou, seria bom postar pra ver se estão muito baixas. Abraço,
O granulado sai aumentando os samples das mr Area Spot. Agora não vejo sentido nessa configuração, com luzes que não emitem sombra. Se fosse para trabalhar sem GI e FG até entendo, mas com os dois ligados são eles os responsáveis por preencher a iluminação, de uma olhada nos tutoriais que tem aqui na 3d1 sobre iluminação, o ideal aí é usar o daylight com controle de exposição se quiser uma luz realista. Só um detalhe, pela screenshot esse é o max 2008 e não o 8.
Fla, já vi configuração de GI assim. Pra usar os photons só dentro do ambiente e não desperdiçar fora, a luz que faz o papel do sol apenas ilumina sem emitir photons e as que simulam a claridade emitem photons, mas não precisam necessariamente emitir sombra. Podem até estar desligadas (bom, isso no XSI). Porém, eu também prefiro sombra nas luzes da claridade da janela. Abraço,
Sim, algo como o skyportal faz. Mas o photon por si só sempre vai gerar sombra no seu rebatimento, se não os photons atravessariam as paredes, não?
pessoal obrigado por enquanto, vou fazer mais testes e posto ok.. realmente errei na hora de digitar... é o max 2008 mesmo que estou usando estou lendo todas as paginas sobre o grupo de estudo de mental ray aqui no forum.. desculpem, mas nao sei se era pra postar isso lá ou aqui mesmo ok
Não ficou bom com as spots do lado de fora pq estão criando os círculos dos fallofs na parede oposta. Usa uma spot só mais distante e com o falloff bem grande pra envolver todas os vãos. Os photons estão com configuração baixa e o FG está muito alto. Aumenta a quanidade de photons e diminui os rays do FG. Tenta com 300 mil photons, FG rays 128 e density 0.4 Aumenta a intensidade das photometrics.
São Paulo Futebol Clube
Não lembro se o max 2008 tem skyportal. Com Skyportal é muito fácil. hehe Vc cria o daylight com luz mr sun e mr sky, bota a skyportal nas janelas, tecla 8 e troca o preset do mr exposure para indoor daylight. Não tem erro.
UERJ
"Robson Mello Gomes" disse: Não lembro se o max 2008 tem skyportal. Com Skyportal é muito fácil. hehe Vc cria o daylight com luz mr sun e mr sky, bota a skyportal nas janelas, tecla 8 e troca o preset do mr exposure para indoor daylight. Não tem erro.
Eu também estava na duvida, mas fui conferir e o skyportal veio exatamente no 2008, então o melhor a fazer é isso mesmo, daylight com skyportal nas aberturas.
Boa tarde ezpabon. Segue a sugestão dos colegas Robson e Fla3D que é batata. Vc faz a iluminação legal da cena em 5 minutos e o render será mais rápido do que esse que vc fez.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717375.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 316

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.