POXA, que legal, hein, Robson?! Vc acredita que eu passei batido no hairfarm. Também não conhecia este hairtrix. Vou dar uma pesquisada e ver a compatibilidade com o MR para ver se dá para usar.
Muito obrigado pelas dicas!
Quanto ao hair and fur com mr prim, eu já usei bastante, e sei que é meio pesadinho, mas, às vezes, para fazer um tapete ou pequeno gramado, vai legal. no XP 64 então nem é tanto problema. Eu calculo o passo de GI, FG sem o Hair and Fur, e com o mapa travado de FG eu uso o hair and fur, por exemplo, para um gramado. Para um gramado, nem pesa tanto e fica legal.
Agora, em uma cena interna, como um tapete de uma sala / quarto, eu preciso, no mínimo incluir o hair and fur no cálculo de FG para não gerar pontos escuros nos fios. Outro problema, que eu vi em um post do Jaff Patton, é o uso de sombra raytraced com hair and fur em mrprim. Dependendo do caso, pode provocar estes pontos e artefatos pretos.
A solução seria usar mental ray shadow map na luz que ilumina o hair and fur e habilitar a opção FAST RASTERIZER na aba renderer, perto da opção de Scanline.
O problema é quando estou usando a skyportal para iluminar a cena - ela só tem sombra raytraced. E se o tapete, por exemplo, tiver algum antepara, alguma região que não recebe luz direta, apenas indireta, aí, nessa região, ocorrem muitos artefatos, fica meio porcaria mesmo.
Eu acabei fazendo uns testes e conseguindo uns resultados muito legais com o Grassomatic. O problema é que ele é muito pesado. Não dá para sair por aí colocando 180.000 fios em um gramado se não for win64. Também tem um tutorial do jaff patton em que ele usa o grassomatic e faz cópias gerando mr_proxy. Isto eu ainda vou testar aqui.
Pra finalizar, muito obrigado, aí, valeu pelos elogios. Mas não é pra tanto. Eu sou fã de muita gente aqui. Tem muito cara talentoso aqui no fórum.
Muito obrigado. Abraço!