SHADERS para HAIR AND FUR - Mental Ray

Por: Dudamel  

Em: 05/08/2009 18:29

Olá, pessoal. Andei pesquisando um pouco sobre shaders para serem usados no slot de mrprim do Hair and Fur - lógico, para mental ray - e não consegui encontrar outras opções além do shader MU_hair, disponível aqui no site para download. Alguém saberia sobre a existência de outros shaders para serem usados com hair and fur para mental ray? Sei que o pessoal usa o SSS, o DGS, e tal. Eu mesmo já usei algumas vezes. Mas eu gostaria de shaders não nativos (ou até mesmo, se houver algum, escondido) para usar e testar a compatibilidade com o exposure control (mr_photografic exposure control), pois mesmo o Mu_hair, não apresenta 100% de compatibilidade com o mr_photografic exposure control. Gostaria de encontrar algum shader deste tipo, para ter um resultado legal e mais leve (o hair and fur como mr prim e o material padrão do hair and fur fica lento e o resultado não é tão legal para, por exemplo, "tapetes"), como o V-ray fur, para o V-ray. Grande Abraço!
Pra fazer igual o v-ray fur tem que usar geometria de verdade igual ele usa. O vray fur não consegue o mesmo resultado do hair and fur quando precisa de fios finos, longos e bem definidos, e o hair and fur não consegue o mesmo resultado do vray fur quando precisa de fios largos, curtos e recebendo GI pq não é geometria pra valer. Vc resolve fácil com duas opções, faz um fio e distribui no tapete com partículas. É igual esse tutorial que eu fiz, mas em vez do plane vc usa um ou mais fios. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=51058 Ou então usa o plugin grass o matic que cria geometria igual o vray fur, que eu acho mais prático do que usar partículas.
UERJ
Valeu pela ajuda Robson. Mas eu queria uma e ainda estou procurando, uma maneira com o Hair and Fur. Eu citei o V-ray fur como exemplo de qualidade, mas não estava pensando em geometria, pois, dependendo da situação, isso pode ser problemático. Mas andei vendo um meio de resolver alguns problemas, como este tópico do Jaff Patton, falando sobre o hair and fur com mrprime e os parâmetros de luz e fas rasterizer que podem ser usados para se obter bons resultados: http://mentalraytips.blogspot.com/search?q=hair Mas, valeu pela dica, ainda vou fazer um scatter com geometria aqui para ver como fica. Abraços!
Opa Duda. Sou seu fã cara! Seus trabalhos são um dos melhores no mental ray que vi aqui na 3d1. O hair and fur é legal mas é pesado, com mr prim e bastante fg fica bom, mas pesa. Vc viu o plugin hairfarm que saiu estes dias, pareceu bom e muito mais rápido que o hair and fur? Um amigo me falou do hairtrix que é bom e leve, mas nunca usei.
UERJ
POXA, que legal, hein, Robson?! Vc acredita que eu passei batido no hairfarm. Também não conhecia este hairtrix. Vou dar uma pesquisada e ver a compatibilidade com o MR para ver se dá para usar. Muito obrigado pelas dicas! Quanto ao hair and fur com mr prim, eu já usei bastante, e sei que é meio pesadinho, mas, às vezes, para fazer um tapete ou pequeno gramado, vai legal. no XP 64 então nem é tanto problema. Eu calculo o passo de GI, FG sem o Hair and Fur, e com o mapa travado de FG eu uso o hair and fur, por exemplo, para um gramado. Para um gramado, nem pesa tanto e fica legal. Agora, em uma cena interna, como um tapete de uma sala / quarto, eu preciso, no mínimo incluir o hair and fur no cálculo de FG para não gerar pontos escuros nos fios. Outro problema, que eu vi em um post do Jaff Patton, é o uso de sombra raytraced com hair and fur em mrprim. Dependendo do caso, pode provocar estes pontos e artefatos pretos. A solução seria usar mental ray shadow map na luz que ilumina o hair and fur e habilitar a opção FAST RASTERIZER na aba renderer, perto da opção de Scanline. O problema é quando estou usando a skyportal para iluminar a cena - ela só tem sombra raytraced. E se o tapete, por exemplo, tiver algum antepara, alguma região que não recebe luz direta, apenas indireta, aí, nessa região, ocorrem muitos artefatos, fica meio porcaria mesmo. Eu acabei fazendo uns testes e conseguindo uns resultados muito legais com o Grassomatic. O problema é que ele é muito pesado. Não dá para sair por aí colocando 180.000 fios em um gramado se não for win64. Também tem um tutorial do jaff patton em que ele usa o grassomatic e faz cópias gerando mr_proxy. Isto eu ainda vou testar aqui. Pra finalizar, muito obrigado, aí, valeu pelos elogios. Mas não é pra tanto. Eu sou fã de muita gente aqui. Tem muito cara talentoso aqui no fórum. Muito obrigado. Abraço!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Eu não usei outro plugin de cabelo além do hair and fur, o hairfarm parece rápido mas no teste de grama que colocaram lado a lado com o hair and fur eu achei melhor o resultado do hair and fur. O grass-o-matic é bom para coisas pequenas igual tapete, grama pesa demais. Mas msm no tapete tem que transformar em proxy.
Vlw pelas informações Duda, mas usar shadow map é complicado, além dos motivos que vc falou não fica tão bom igual raytrace em luzes area e pesa mais no render. Gostei da dica de criar o mapa de GI e FG sem o hair ligado, vou tentar fazer assim tb. Uma outra opção é criar a geometria do hair e transformar em proxy ou fazer um fio em lowpoly e distribuir com partículas. Tem vários meios de fazer a mesma coisa e as vezes é melhor que o hair and fur.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 313

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.