Como melhorar cena

Por: Thiagosf  

Em: 17/08/2009 17:54

Choco, gostei de configurar a cena, é boa pra teste. Se vc deixar eu vou postar no fórum de colaboração pros outros users estudarem tb, vc deixa? Tinha problemas na modelagem, não pode deixar paredes e teto abertos pros photons não escaparem. Eu tampei as aberturas e desliguei o clipping da câmera. Tem coisas que não funcionam com ele. É melhor a parede ser invisível pra câmera que não deixa os photons escapar e todos os efeitos funcionam. Depois mexi nos materiais, alguns estavam errados, o teto estava com branco fluorescente. Ai eu arrumei as luzes, usei as que vc colocou mas arrumei a configuração. Tava muito forte, luz de 100w tem 150 candelas. Coloquei o mr photographic ex e configurei. Não veio as texturas então eu coloquei cores onde tinha madeira. Antes de abrir o arquivo vai no customize>preferences>gamma & lut. Coloca as configurações igual da imagem. Ai abre o arquivo e renderiza que vai ficar igual o meu. download: http://www.megaupload.com/?d=APYO7EMJ
Muito bom Mauricio, valeu mesmo,grande ajuda, mas como todo iniciante(rsss)queria te fazer alguma perguntas após analisar o arquivo.Voce agrupou forro e teto para fechar bem o ambiente, ao invés de usar o clipping da camera abriu um rasgo na parede?(isso não perde um pouco do efeito?)e mudou as luzes spot para uniform diffuse?Isso? Aconselha então a sempre usar o gama correction? Pode postar no fórum sim! Obrigado mais uma vez!
Fala Choco. Eu agrupei pra facilitar. Mas não abri um rasgo na parede, ali tem um box invisível no render pra câmera ver dentro do comodo, mas ele aparece pro calculo do gi e não deixa os photons escaparem. >botão direito no objeto>desmarca visible to camera. Eu marco o see-througth tb pra ficar transparente na view. No forro eu criei um box em cima da parte que estava aberta e agrupei tudo pra facilitar. Mudei as luzes pq spot cria sombra dura e uniform difuse tb envia a luz pra baixo, depois mudei pra disc no shape/area shadow pra criar sombra suave. O gamma é melhor pra trabalhar com o mr photographic ex e com photometrics. Vlw ai de postar pra galera, vou por o tópico lá no colaborações.
Massa, estou baixando pra estudar tb. Valeu!
Fala galera. Desculpa ai que dei uma sumida. Vou postar agora o tópico pra estudo lá no colaboração. E ae choco, deu certo?
E ai Mauricio, tudo certo cara.Consegui dar uma olhada nas propiedades do objeto e vi aquelas opções, porém não entendi como vc criou aquela parede invisível separada, pois as paredes são todas o mesmo elemento. Valeu!
Fala Choco. Eu liguei os vértices da parede e puxei para o lado direito até abrir o vão, depois criei um box no lugar para tampar o vão, coloquei o mesmo material da parede e desmarquei o visible to camera para ficar invisível no render. Tb desliguei o seethrought pra ficar invisivel tb na viewport.
Ok, valeu pela dica! abraço
Gostaria de te fazer outra pergunta, para renders externos devo habilitar tb esse gama correction? Pois fiz um estudo e ficou bom, porém quando salvei a imagem ela ficou escura! Valeu.
Fala Choco. O gamma é melhor em todos os casos pq ajuda acertar a iluminação. Mas tem que cuidar de algumas coisas. Na imagem do gamma que eu postei está com 2.2 no input bitmap e no output bitmap pra ler e salvar certo. Se tirar o 2.2 do input bitmap as texturas ficam claras demais e se tirar o 2.2 do output bitmap a imagem salva fica escura. Se não marcar o affect color selector e o affect material editor as cores e os materiais aparecem escuros no material editor. Se por a mesma configuação da tela que eu postei não tem erro. Mas tem uma observação, quando importar textura de bump, displacement, normal map e hdri tem que marcar o override gamma e por 1.0 na janela que abre a imagem, se não sai errado. E com gamma sempre tem que usar o mr photographic exposure control no environment. Cena externa usa EV = 14 ou 15, cena interna de dia usa EV = 9, 10 ou 11, cena interna de noite usa EV = 2, 3 ou 4. É mais ou menos, as vezes pode ser mais ou menos dependendo da intensidade e da quantidade de luzes. 150 candelas = 100w, 70 candelas = 60w

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 845

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.