v-ray phisical cam escurece a borda

Por: Saulo  

Em: 24/08/2009 16:13

Olá pessoal blz? Eu notei que as vezes a v-ray phisical cam escurece a borda das imagens alguem sabe em que paremetro posso arrumar isso, uma vez li um mensagem do saulo lisías comentando algo parecido. Abs!
Opa, isso se chama vigneting. Basta alterar os valores ou mesmo desabilita-lo. Abraço.
Oi Lg muito obrigado cara!!
O vignetting, só para vc saber é um efeito físico que ocorre em fotografias quando se usa uma lente com a angular muito grande. O efeito acontece porque como a lente é muito aberta ele capta mais do que deveria, "enxergando" o proprio tubo da lente. Então como a imagem (fotografia) é retangular e a lente é circular, os cantos da imagem ficam escuros. A fotografia registra a luz e grava no filme que é composto por nitrato de prata que por sua vez é sencível a luz e registra a imagem. Como o corpo da lente é preto, ele não rebate a luz, então essa parte da imagem vai acabar ficando ficando mais escura. ;) É legal a gente saber esse tipo de coisa para conseguir aumentar mais o realismo das cenas. Ou seja, quando vc fizer um render usando uma grande angular (tb conhecidas como olho de peixe) é legal vc usar esse efeito para dar mais realismo a cena ;) Aqui tem um exemplo real do efeito (nesse caso ele esta prejudicando a imagem, pq ele ta muito forte) Aqui a angular é tão grande que a imagem chegou a ficar perfeitamente circular (essa é com uma lente olho de peixe): Essa é uma grande angular normal com o efeito bem suave Ou seja nem sempre esse efeito é problemático, mas sinceramente eu prefiro fazer na pós, mas quem não sabe fazer ele corretamente na pós essa opção da phisicalcam é uma ótima saida pq ele gera o efeito de maneira bem precisa ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 443

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.