que versão do max vc está usando??? se for a 5 ou 6, eu sugeriria usar area shadows na luza principal, vai ficar bem mais bonito o efeito do sombreado. outra coisa é o mapa de bump das paredes (cellular né???) tá muito grande o tamanho do grão pra uma rugosidade de parede, a menos que seja texturizada ou coisa assim. pode fazer como o pessoal falou, diminuir o valor do bump e um pouco o tamanho do grão, ou da célula e estiver usando o cellular mesmo. para o fiozinho dourado, vc já tentou usar o shader strauss nele??? se não ficar bom, poderia excluir os fiozinhos da iluminação principal e criar luzes só para eles, podendo assim conseguir efeitos legais. o granito, é o material das bordas daquela espécie de caixa??? se for, está muito esticado em uma das coordenadas (u ou v), dando uma mexida no tile vc consegue resolver parcialmente o problema, se ficar ruim, tem que mapear como box e se nao me engano definir o tamanho das coordenadas igual para xyz deixando o tile uniforme em qualquer parte do objeto. aí deixa o valor de u e v igual no tile, aumentando ou diminuindo até conseguir o tamanho ideal. tb um mapa raytrace no calan de reflexão mas com valor não muito alto, para ficar sutil. e como o pessoal já disse aumentar o specular level e glossiness sempre o specular mais alto que o glossiness. se não for aquela parte que estou pensando, falei um monte de besteira...
qq alguem me corrija por favor !!!
Umabraço a todos!!!