Como fazer com que a câmera disfoque a imagem?

Por: Debora Baby  

Em: 17/10/2009 16:10

Olá pessoal, gostaria de saber como fasso para a câmera disfocar uma imagem. Obrigada.
Deby
Isso você consegue utilizando o Depht Of Field (DOF). http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=dof&ok=Busca
Obrigado Tiago.
Deby
Bem Debora tanto DOF(Depth of field) ou Motion Blur são na verdade defeitos visuais, q acontecem na realidade + em 3d as coisas são perfeitas n acontece esse tipo de eventualidade, para fazer isso vc tem q habiltar para gerar o defeito ou efeito melhor dizendo rs... dependendo do render q esta usando tem uma forma de fazer + no fim o resultado é o mesmo, ambos são complexo p calcular, ou seja, demanda muito do processamento do pc, hoje em dia com as artimanhas dependendo do projeto é bem melhor simular esses efeitos em pós-produção para ganhar tempo de render, para ter + controle, e pesar menos... Em todo o caso é interessante saber gerar esses efeitos pq dão um aspecto + real nos seus projetos.
3dzinho eu ainda ão li os tutorias que o Tiago me indicou, mas só para eu entender melhor o que vc disse, tem uma forma de fazer isso dependendo do render vc quiz dizer que nem todos fazem, eu uso o mentay ray ele tem algum parametro nele mesmo que eu possa utilizar, o render identifica os objetos que serão disfocados ou eu tenho que identificalos. Obrigada.
Deby
No mental ray dá pra fazer isso sim. Fica muito bom. A desfocagem vem com a distância, como numa câmera real. Pra desfocar algum objeto, dá pra fazer um "truque" por usar um motion blur bem de leve, dando a impressão que só aquele objeto vai se desfocar. Sobre o render, que eu saiba, quase todos têm este efeito, desde o Mantra do Houdini, até o Renderman do Maya. Pra fazer na pós-produção, uma boa forma de se fazer isso é usando o plugin dofpro do Richard Rosenman [esse cara dispensa apresentações]. Com este plugin, se tiver uma imagem com o pass de Z-Depth da imagem gerado pelo max, usando o Photoshop você consegue aplicar este efeito rapidamente e com excelente qualidade. Eu gosto de gerar direto no render, porque ainda não testei este plugin muitas vezes, mas recomendo aprender as duas técnicas. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Isso mesmo Debora :) Faça o seguinte primeiro aprenda como fazer isso no render padrão do programa(scanline) q isso vai de dar uma base, aprenda com esse dois tutoriais na ordem http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13225&busca_no_topico=DOF&ok=Busca 3ds max básico - Depth of Field 1 (Rendering Effects) 3ds max avançado - Depth of Field 2 (Câmera e Video Post) E se caso quiser gerar na composição em um programa de edição de imagens como o photoshop então segue esse outro tutorial também http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16451 E no mental ray pode seguir esse http://studiovarna.com/2009/really-cool-camera-effect-mental-ray-depth-of-field/
Obrigado pessoal por esclarecer minhas dúvidas, vou estudar um pouco mais o Mental Ray e os tutoriais que vocês indicaram.
Deby
No mental ray é mais fácil pq só tem que ligar o enable do multipass effect na câmera e mudar pra depht of field (mental ray). Ai o foco fica onde estiver o target da câmera. Fica perfeito mas demora para renderizar e precisa de bastante antialiasing. Por isso que a sugestão do [Serial] é muito boa, vc cria o mapa de zdepht no render elements e faz a desfocagem no photoshop. Esse tutorial fala do zdepht tb http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27912 Mas fala de outros elements, vc só precisa do zdepth.
DOF é muito legal mas eu nunca uso o DOF direto do 3D por varios motivos, primeiro tem a demora extra no render, depois o fato de não ter mais volta, vai que vc espera horas por um render e no final o DOF não saiu exatamente onde vc queria ou vc resolveu mudar o ponto de foco. Por isso eu faço o DOF sempre na pós, tanto no after para animações como no photoshop para imagens estaticas, basta fazer como disseram, renderiza o canal Z configurando a distancia minima e maxima que vc quer, depois leva pro photoshop as duas imagens e aplica o lens blur no render baseado na imagem do Z. Serial, só por curiosidade, o renderman não é do maya, inclusive renderman é uma especificação que alguns renders seguem, o mais famoso é o Pixar Renderman, mas também tem o 3D Elight que é bem conhecido. Estes em geral tem uma boa conecção com o maya, mas a única coisa que existe nessa conecção é exportar a cena do maya para o formato que o renderman consiga renderizar, pois ele é um render externo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 588

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.