Faça com linhas. No caso do rodape, desenhe as linhas usando o Snap de Vertex com opção de 2.5 pela vista Top, pra que ele não fique pegando no teto, assim a linha fica só no chão. Depois de desenhado a linha onde será o rodapé, ainda na linha, use o outline da spline pra criar a expessura, algo como 2 ou 3 cm de expessura é bom. Depois use o Extrude pra dar altura, eu costumo fazer com 7 ou 8cm de altura, mas depende do projeto... tem rodapés que são diferentes, já vi um de 20cm. Pro rodateto, é a mesma coisa, eu prefiro fazer ele no chão e depois jogar a altura certa pra eles, pois se já tiver inserido as janelas e portas e depois criar a linha usando o Snap com opção de 3 pela vista Top, pode ser que ele erroneamente crie a linha toda torta, com alguns vértices no chão e outros na altura da porta, algo como 2,10 m. Depois, faça quase o mesmo que fez pro rodapé, com um pequeno passo diferente. Eu costumo fazer um perfil de gesso trabalho, pra fazer isso é simples. Crie uma linha separada, pode ser até num arquivo separado, com o formato e as medidas do perfil que você deseja. Depois de pronto, voltando à linha do rodateto, você vai aplicar nela um modificador chamado Sweep. Nele tem a opção de selecionar o perfil customizado que você criou pra que a linha assuma aquela forma. Selecione o alinhamento do perfil ao que você precisar. Depois disso é só conferir e ver se não tem nenhum erro...
Qualquer dúvida chama aí!
Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.