Rodapé e rodateto

Por: Joao Barreto  

Em: 20/10/2009 16:09

Presciso de ajuda para criar um rodapé e um rodateto. com plane eu consigo fazer mas gostaria que le ficasse diferente alguem tem alguma outra sugestão.
Barreto
Num entendi sua pergunta, reaça ela mais claramente please?
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Faça com linhas. No caso do rodape, desenhe as linhas usando o Snap de Vertex com opção de 2.5 pela vista Top, pra que ele não fique pegando no teto, assim a linha fica só no chão. Depois de desenhado a linha onde será o rodapé, ainda na linha, use o outline da spline pra criar a expessura, algo como 2 ou 3 cm de expessura é bom. Depois use o Extrude pra dar altura, eu costumo fazer com 7 ou 8cm de altura, mas depende do projeto... tem rodapés que são diferentes, já vi um de 20cm. Pro rodateto, é a mesma coisa, eu prefiro fazer ele no chão e depois jogar a altura certa pra eles, pois se já tiver inserido as janelas e portas e depois criar a linha usando o Snap com opção de 3 pela vista Top, pode ser que ele erroneamente crie a linha toda torta, com alguns vértices no chão e outros na altura da porta, algo como 2,10 m. Depois, faça quase o mesmo que fez pro rodapé, com um pequeno passo diferente. Eu costumo fazer um perfil de gesso trabalho, pra fazer isso é simples. Crie uma linha separada, pode ser até num arquivo separado, com o formato e as medidas do perfil que você deseja. Depois de pronto, voltando à linha do rodateto, você vai aplicar nela um modificador chamado Sweep. Nele tem a opção de selecionar o perfil customizado que você criou pra que a linha assuma aquela forma. Selecione o alinhamento do perfil ao que você precisar. Depois disso é só conferir e ver se não tem nenhum erro... Qualquer dúvida chama aí! Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Nossa Serial, não tenho nem palavras para agradecer ajuda vou fazer e posto o resultado. Obrigado.
Barreto
o serial matou a pau.. eu faço parecido.. faço com lines o "caminho" e dpois com lines o perfil.. e aplico um bevel profile .... fiz um teste rápido aki p/ um teto com rebaixamento de gesso (pretendo fazer a minha casa.. rsrs) se me permite vou postar.. qquer coisa dá um toque que eu removo.. abs (a iluminação tá um lixo.. rsrs mas dá p/ ver mais ou menos os detalhes.. e tá sem material ainda.. só coloquei cor)
Chthome, por favor vc pode explicar melhor a sua tecnica, porque fiz um teste com line e o bevel profile e o rodapé fica invertido e quando rotaciono o objeto não fica correto.
Barreto
É normal ficar invertido, depende do lado que começou desenhar a linha. Clica no bevel profile pra ligar o gizmo e gira 180 graus com o rotate. Eu acho mais fácil fazer com o modificador sweep, ele é mais amigável e vc gira o perfil clicando nos botões do menu em vez de entrar no gizmo.
opa joão.. beleza?.. é como o mauricio falou.. não tem segredo... ativa o gismo do bevel profile e gira usando o rotate... o sweep eu nunca usei.. vou testar.... qdo eu chegar em casa eu explico mais detalhado... to no trabalho agora... abraço.
Pra você trabalhar corretamente com linhas, sempre se lembre do seguinte: se você criá-la no sentido horário, então você deverá aplicar modificações de expessura, outline, rotação, etc tudo no sentido anti-horário, e vice-versa. Por exemplo, se eu criar a linha no sentido horário, na hora de fazer o outline dela sempre faço no sentido anti-horário, por exemplo -3cm assim ela já vai sair no lugar certo de primeira; não precisa ficar testando pra ver onde é o lado certo e desfazer caso dê errado, entendeu?
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Serial, estou com uma dúvida fiz o perfil do rodateto como você me ensinou mas ele está ficando para dentro, depois fiz as linhas novamente mas não resolveu continua para dentro. A outra pergunta é se eu quizer mecher no perfil do rodateto para aumentar ou diminiur uma parte eu tenho que fazer outro ou eu consigo mecher no antigo dentro do parametro do Sweep. Obrigado.
Barreto

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 521

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.