SNAP no GIZMO?

Por: Gustavo  

Em: 06/11/2009 00:45

Olá, é possível utilizar algo como SNAP para posicionar o GIZMO no mapeamento? Vou dar um exemplo pra que preciso: faço muito trabalho de paginação de pisos e paredes. Utilizo o Revit para desenvolver o projeto e o max pra renderizar. No revit é bem tranquilo pra posicionar o início e fim das cerâmicas, com possíveis cortes e tal. Mas no max, na hora de posicionar o início e fim do assentamento da cerâmica, tenho dificuldade por não conseguir uma referência como SNAP pra posicioná-las. Faço manualmente. Alguém tem dicas? Abraços e obrigado
Não dá pra pegar o gizmo por snap. Mas vou falar como eu faço, quem sabe ajuda. Eu ponho o material no piso e ligo o show map in viewport pra ver a textura no objeto. Dai eu ligo o gizmo e movo o canto dele para o canto que começa o assentamento do piso, vou vendo se a textura está no lugar certo e pronto, o outro lado vai dar o recorte mas fica atrás da porta igual na obra. Pisos mais frescos com faixas em volta ou mosaico, eu faço o objeto separado para mepear cada um separado. Como que vc está fazendo atualmente?
eu faço como você faz mauricio. Tudo manual, tentando aproximar ao máximo dos locais de início de assentamento. É possível colocar medidas nessa localização do gizmo? Por exemplo que ele inicie no 0,0 (x,y)? Nesse exemplo que você comentou das faixas ou mosaicos, mesmo tentando fazer o mais preciso possível (com os olhos), sempre fica alguma coisa fora... Mas não sei se tem outra possibilidade
Fala Gustavo. Se clicar no botão fit no menu do uvwmap o gizmo fica do tamanho do objeto. Pra pisos quadrados ou retangulares fica certo de cara, mas pra pisos irregulares tem que ligar o gizmo e mexer manualmente. Pode colocar uma coordenada no gizmo, mas vai ser em relação ao 0,0,0 do max, não vai ser em relação a posição atual do gizmo ou em relação ao objeto. Tem gente que gosta de usar o real word scale nas texturas, dai vai pelo tamanho da textura, vc configura o gizmo pra ter o mesmo tamanho do piso real e ele repete pelo objeto, mas pra alinhar tb é manual. Se quiser e não tiver problema pra usar textura grande, pode fazer um render do objeto pela vista top, abrir no photoshop e arrumar a textura em cima do objeto. Dai recorta pra ficar só o objeto e salva para por no material do max. Quando botar no objeto vai pegar no lugar certo. Pra mosaicos é uma boa.
obrigado pela atenção mauricio, como utilizo o revit, mas gosto de renderizar pelo max, vou estudar como transportar as texturas mapeadas de um programa para outro. No revit consigo anexar nas plantas técnicas (elevações, plantas, ..., ...) o formato e tamanho das texturas dos pisos e conforme modifico os desenhos, as texturas modificam junto. O problema é que sinto mto preso nas renderizações do revit. Mesmo que tenham evoluído muito. Mas existe uma "compatibilidade" entre o max e revit e vou me informar pra exportar as texturas mapeadas juntas. Obrigado novamente!! Abraços
A solução seria centralizar gizmo do uvw clicando no botao center dele e depois usar o snap do pivot do objeto. Para funcionar corretamtente o pivot do objeto tem que estar centralizado (hierarchy > affect pivot only > center to object). Fiz um teste agora com um box e funcionou depois de centralizar o pivot, só precisar depois trocar o offset do mapa para 0,5 se quiser que ele comece exatamtente no canto.
Eu ajusto manualmente e fica legal. Aumenta a resolução das texturas na viewport configurando o driver de vídeo que vc vê melhor e facilita pra ajudar no olho.
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 628

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.