Erro no render!

Por: diegobm  

Em: 16/11/2009 19:47

E ae 3D1! to com com um problema em uma cena interna no mental ray. eh a minha primeira cena. e tem objetos q parecem estar flutuando na cena. eu peguei esse tutorial aqui na 3D1, mas nao tao fica tao realista igual a imagem original do tutorial, eu fiz tudo igual. ja tentei mudar o final gather, o numero de photons e outras coisa e fica igual. qual sera o problema da imagem?
3DS_MAX
Oi Diego, tudo bem? Vamos la, primerio tira esta cortina ai, vai ficar mais facil de iluminar, depois que pegar a manha voce brinca de por dificuldades na cena. Depois desativa o FG e va configurar os photons, poe 100 em Maximun Num e ativa Maximun Sampling, no Maximun Sampling poe 2cm, no Average GI Photons per Light poe 500000 (quinhentos mil). Voce vera varios pontos na cena, estes sao os photons, entre eles nao pode ter muito espaço, depois voce vai subindo o valor do Maximun Sampling ate que eles estejam bem misturados. Faz este teste e posta a imagem, depois disso vou te falando o que fazer. E sempre importante nao pular etapas. Ate mais, estou no aguardo.
valeu panorama por estar me ajudando. a imagem fico assim:
3DS_MAX
é agora que tirou a cortina, vai ter q dar uma diminuida nesse sol! abrss
http://henriquee3d.blogspot.com/
Bem diego, agora ficou facil de voce ver os photons e como eles funcionam. Notei algo estranho na tua imagem, a parede na esquerda, que esta azulada, os photons nelas ficaram pequenos, meio estranho, a cena esta toda com material branco? Se nao, aplica em toda a cena um material A&D branco. Agora faz outro teste, aumente o raio dos photons para 10cm, e nao precisa usar uma imagem tao grande, deixa esse tamanho todo para a final, estamos fazendo so testes, ai voce faz de tudo para ter o resultado o mais rapido possivel. Com o raio maior voce vai notar que os photons se misturam e ficam mais suaves, isso mesmo que nos queremos. Outro detalhe, esta muito forte a iluminaçao, como nosso companheiro ai em cima falou, tem que ajustar isso. Se possivel posta um print modelagem com uma vista geral, onde se possa ver as luzes e por onde elas entram na cena. Ate mais!
agora diminui a iluminação e mudei os photons pra 10cm. ficou assim: com as texturas normais: com o material branco: ae a viewport:
3DS_MAX
Nunca diminui o valor do sol, é no exposure que ajusta a intensidade. Os photons estão com raio pequeno, precisa aumentar o radius até eles se unirem ou aumentar a quantidade de photons. Mas se aumentar o radius a luz vaza, então tem que aumentar a quantidade de photons até se unirem. 300 mil é pouco, usa uns 800 mil e aumenta o photons per sample. Depois liga o mr photographic exposure e coloca o preset indoor daylight. Se ficar escuro diminui o valor do EV, se ficar claro aumenta o valor do EV. Olha o meu tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
São Paulo Futebol Clube
Discordo do amigo Rodrigues quando ele fala para nunca diminuir o valor do sol. Voce so nao deve diminuir o valor do sol caso use controle de exposiçao, que nada mais e que a simulaçao de uma camera real. Mas tem muita gente que nao usa exposure e faz otimas imagens, isso vai depender da sua forma de trabalhar. Se voce usar esposure ai voce faz como o Rodrigues falou, mas se nao for usar, ai vai diminuir a intensidade da luz mesmo. Sobre os raio dos photons voce realmente vai ter que aumentar o numero de photons ou o raio, quando vo ce ver eles misturados, ai esta legal... logico que nao vai ficar totalmente limpa a cena, mas tenta deixar ela o mais limpa possivel sem usar FG. Em Maximun Num poe 500, ja vai suavisar mais... em algumas cenas eu ja usei valores como 4mil e nao ficou pesado, ficou bem rapido, mas claro que tive que configurar todo o resto para chegar no resultado em curto tempo. Com o tempo voce vai pegando umas manhas. Pode ir postanto seus testes ai. Ate mais!
Depende da técnica que estiver usando, na técnica old school tu diminui o valor da mrsun e mrsky, na técnica LWF tu não muda a intensidade e regula no mr photographic exposure. O problema na sua imagem é o radius do GI. Se a cena é só essa sala, desliga o sampling radius e deixa o mental ray calcular pra ti que fica bom. Mas com skyportal e daylight é melhor trabalhar com correção de gamma e exposure pq são luzes photometrics. Na técnica old school é melhor trabalhar com luzes standard que não precisam de exposure.
UERJ
Ola diego, eu tinha esse mesmo problema usando o v-ray, depois de muito bater cabeça tentando corrigir esse problema descobri que eu estava trabalhando com o Unit Setup configurado diferente do que o pessoal costuma usar para maquete eletrônica que eu acredito que seja como na imagem seguinte ( se eu estiver errado alguem me corrija por favor)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 557

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.