Duvida com mapeamento

Por: luciano3d  

Em: 25/11/2009 14:07

Pessoal separei um objeto por ID e quando coloco material nele e coloco o mapeamento eu concerto de um lado e o outro fica errado , qual é a forma correta de mapear para a textura ficar correta eu tenho que mapear cada ID separado.
se eu n to enganado vc tenq usar dois modicadores ou mais dependendo dos quantos IDs, no caso se for o UVW map vc coloca cada ID confome o ID do material e muda na textura tbm, em ID chanel coisa assim, mais acho q o caminho é esse
O ID é apenas para materiais, não tem relação com o UVW que trabalha com canais. Vc vai ver que cada mapa diz na opção de mapeamento UVW Channel 1 que é o padrão, se quiser usar outros vc troca o channel no mapa e aplica outro modificador UVW trocando o channel aí também. Aqui tem um tutorial antigo do antropus que mostra essa questão do map channel: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/martins_costa_boots/martins_costa_boots_02.php
Luciano, Eu trabalho da seguinte maneira: Depois de separar o objeto por ID, eu seleciono cada parte que eu quero mapear usando o modificador Poly Select. Dentro das suas propriedades, eu seleciono por Polygon, e mais abaixo tem o parâmetro Select by Material ID, onde vc seleciona o número do ID (por exemplo 1) e depois clica em Select. Ao fazer isso ele vai selecionar as faces, e em seguida eu coloco o UVW em cima dele. Feito o mapeamento, eu coloco outro o modificador Poly Select sobre ele, seleciono Polygon, e em Select by Material coloca ID 2 e clica em Select. Novamente coloco outro UVW sobre ele. Repita o processo até mapear todo o objeto. Eu gosto de trabalhar de forma mais organizada, então eu ja crio o Material com Multi/Sub-Object na quantidade exata de IDs, para não haver confusão... Boa sorte!
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
Valeu pessoal vou estudar o tuto Fla3DMadness, e seguir as dicas de vocês. Obrigado.
eu faço como o Mindeye.. até agora não tive problemas.. rsrs (mas preciso aprender unwrap .. aconselho a vc tb estudar isso.. rsrs) abraço.
Sim, é outra opção ir trabalhando com seleção e aplicando o uvw, vc pode até dar um collapse cada vez que usar o uvw, assim o mapeamente fica ambutido na face. Eu costumo fazer isso quando sei que não preciso alterar o uvw, se tiver que alterar é melhor separar pelos canais.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 498

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.