Bump para simular terreno.

Por: Joao Barreto  

Em: 28/11/2009 09:07

Vocês podem exclarecer se tem alguma ferramenta parecida com o bump para eu fazer modificações em um terreno, um leitor da 3D1 me explicou que o bump modifica onde tem informação (branco)ele faz uma simulação de alto relevo. Onde não tem informação (preto), ele rebaixa e geralmente se utiliza bump pra criar pequenos relevos, se eu quero um relevo maior o que devo usar.
Barreto
Barreto, o dvd de Modelagem de Maquete Eletronica aqui da 3D1, ensina como modelar varios tipos de terrenos, fazer terraplanagem, criar platôs, depressões, fazer rios em terrenos, etc. Ensina inclusivel a tecnica de fazer um mapa Preto e Branco no Photoshop para simular adepessão e elevação. Um terreno simples, voce faz com um plane com uma quantidade razoável de segmentos, transforma em poly e movimenta os vertex para formar as elevações e as depressões
João, postaram um tutorial de terreno procedural na home faz um tempo que é muito massa. Esse tutorial me abriu os olhos para as possibilidades dos mapas do max. Antes eu não dava muito para eles mas são muito massa. Acompanha ai http://www.cgcookie.com/articles/modeling-a-natural-environment
Grato pela ajuda.
Barreto
cara, acho que o modificador displace, vai fazer isso ae que vc quer. vc precisa ter uma imagem em tons de cinza pra gerar as deformações. essa informação que vc tá falando do bump, foi eu que postei numa resposta pra alguém. mas o bump não faz o relevo fisicamente. ele faz uma simulação de relevo no render apenas. o displace, não, ele vai deformar mesmo fisicamente.
Se não for um terreno específico de um cliente e vc quer apenas gerar uma imagem pra exercício ou criar imagem pra portfólio, dá uma olhada na seção de plugins gratuitos aqui da 3d1 mesmo. Tem uns bons pra fazer terrenos.
Grato Douglas pela ajuda, foi pra mim que você respondeu como o bump funciona, só não usei o displace porque segundo sua informação quando você me explicou sobre o bump você disse que o displace é muito pesado ai fiquei preocupado em usar porque meu computador é bem simples.
Barreto
João, tem dois comandos parecidos, o displace e o displacement. O displacement que é muito pesado pq faz a subdivisão da malha na hora do render e tu não tem muito controle. Se o computador aguentar vai bem, se não aguentar vai travar. Ai tem que abrir de novo, baixar os valores e tentar oura vez. Mas o displace é um modificador que tu bota no objeto igual qualquer outro e pode ver na viewport a resolução. Se o computador for mais fraco tu usa menos polígonos e se for mais forte pode usar mais polígonos. Este tutorial explica o displace http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970
UERJ
Grato Robson pela ajuda.
Barreto

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 506

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.