Outra dúvida de luzes

Por: Júlio Santos  

Em: 01/12/2009 18:17

Eu sei fazer spot dicróica com ies e luz de lâmpada incandescente com o preset da photometric, em outra mensagem perguntei de luz fluorescente e estou aguardando a resposta. Mas e as outras luzes? Tem alguma tabela de configuração dos principais tipos de luz? Uma luz de rua por exemplo ou luz fria compacta. Uma tabela ajudaria bastante!
Júlio, também tenho muita dificuldade com as luzes e tenho muitas dúvidas se alguém puder ajudar a esclarecer as dúvidas que você citou ai vai ser de grande valia.
É difícil encontrar informações precisas e detalhadas sobre luzes 3D. Uma tabela com as configurações principais de cada tipo iria ajudar muita gente.
Não é bem assim pq tem técnicas diferentes de iluminação, renders diferentes, situações diferentes. O 3D não é igual na real que pega uma luz e coloca no cômodo, as vezes é melhor simular a luz com material auto-iluminado como em sancas, as vezes tem que mexer nas propriedades da luz para ajeitar na cena, varia muito. As photometrics do max 2009 e 2010 vem com uns presets para se basear.
Vc tem que saber o valor da intensidade da luz em lumen, candelas ou lux, saber o material que a luz é feita e a área que ela ocupa, dai vc coloca estes valores na photometric e pronto. Ou usa um arquivo IES.
São Paulo Futebol Clube
Eu tenho uma tabelinha, mas aviso: nunca usei: Candeia=1900 ; luz do sol (amanhecer ou entardecer)=2000; luz de residencia (100w)=2865; tungstein (500w-1k)=3200; tungstein(10k)= de 3275 a 3400; luz do sol (começo da manha e fim de tarde)=4300; luz do sol meio dia=5000; luz do dia, daylight=5600; ceu nublado= de 6000 a 7000; verão luz do sol ceu azul=6500; luz do ceu (claraboia)= de 12000 a 20000. Espero que ajude
Esses valores do osires estão em lumens, pq serial altos demais para o default candelas. Agora o pessoal esquece de olhar no help né? Se colocar no help do max "photometrics" vai aparecer listado "Common Lamp Values for Photometric Lights" que tem varias propriedades de diversas luzes.
Bem lembrado Fla! Eu aprendi que 149 candelas é igual a 100w no help do max!
São Paulo Futebol Clube
Obrigado gente! Vou destroçar o help agora mesmo! Obrigado pela lista Osires, ajudou demais! Quem tiver mais informações sobre as luzes manda ai que toda ajuda é bem vinda.
Uns tempos atrás eu fiz um teste com várias photometrics uma do lado da outra com uma parede branca de fundo. Ai botei um material diferente em cada uma e renderizei pra ver a diferença de cor entre eles, depois fiz igual mas com o mesmo material em todas e troquei as configurações de diffuse e tipo de área para ver a diferença de cada uma. Depois fiz outro com arquivos ies. Faz isso tb que é massa pra ver a diferença de cada uma.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 505

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.