Ambient occlusion

Por: Júlio Santos  

Em: 29/12/2009 17:07

O que ele explica é que se vc compoe o AO por cima do render final vc aplica sombra onde tem luz, daí a impressão de que pode parecer sujeira dependendo do caso. Para evitar isso o render é feito em passes, assim vc multiplica o AO por cima da cor difusa e depois soma a luz por cima.
Obrigado Fla3DMadness, eu ainda não estudei essa parte avançada de photoshop mas vou pegar firme esse ano.
Oi Raoni, está certo cara. Se renderizar em elements e compor com o passo de AO no photoshop fica massa. Eu falei da galera que renderiza o passo de AO e multiplica sobre a imagem do render normal, ai parece sujeira. Eu gosto de usar o AO do arch&design pq dispensa esse passo da composição no photoshop e sai bom direto do render.
"Júlio Santos" disse: Por isso que fiquei na dúvida, cada um fala uma coisa. A maioria fala para fazer o AO separado e colar no photoshop, mas tb tem várias páginas falando do problema do AO parecer sujeira. Vou ler essa matéria para tentar entender qual é melhor e fazer uma imagem com um e com o outro para analisar as diferenças.
A imagem do Flávio é ótima para testar, ele falou que renderizou em 20 minutos. Vamos pedir para ele colocar o arquivo no tópico de cenas do mental ray? Eu mando uma MP e vc manda outra para reforçar. rsrsrs
O ambient occlusion foi criado pela primeira vez em 2002 pela ILM para o filme pearl harbor, foi feito para o Mental Ray e depois de alguns anos os outros renders copiaram. Escreveram este recurso para ajudar no cálculo do FG nas cenas complexas de batalha. O FG exige muita qualidade para criar um sombreado preciso em objetos pequenos em relação a cena, que era o caso do filme, tinha um oceano enorme em relação aos barcos e aviões. Para reduzir o cálculo do FG escreveram este shader, mas muita gente pensa que é para melhorar os detalhes da imagem, não precisa do AO se configurar o FG com valores altos. A principal função do AO é reduzir o tempo de render sem perder qualidade no sombreado da iluminação indireta.
UERJ
Obrigado Robson, foi muito esclarecedor. Fique com Deus. milton, vamos mandar a mp para o flávio, se ele postar será bom para todos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 909

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.