Ambient occlusion

Por: Júlio Santos  

Em: 29/12/2009 17:07

Perguntei no fórum de imagem mas acho que aqui é mais certo. Estou percebendo como o AO é importante mas é melhor fazer no material archdesign ou com o shader de AO e colocar no photoshop? A maioria dos tutoriais é para colocar no photoshop.
Eu ligo o AO em todos os materiais que uso menos vidro e materiais pretos. Uso no arch&design msm que é mais fácil e fica bom.
Fernando porque você não liga o AO nós vidros.
Barreto
eu acho melhor fazer a composicao na pos. o AO do Arch Design nao tem controle e as vezes fica mt fraco. qse imperceptivel. Com o shader AO vc pode ajustar os parametros e forcar e marcar mais o AO
Vc está enganado cara. No arch&deisgn tem o exact AO que é muito melhor. AO não é pra ficar parecendo sujeira, o AO bem feito é para melhorar o sombreado onde não bate luz direta. Na composição separada dá o maior trabalho para ficar bom pq aparece AO na parte iluminada pela luz direta. Tem que compor com outros elements separados, se colar o AO em cima do render fica muito feio e parece sujeira. Se achar que o AO ficou fraco vc não configurou direito o material e a iluminação ou não entendeu o que é AO. Leia a matéria no blog do mestre zap http://mentalraytips.blogspot.com/2008/11/joy-of-little-ambience.html
Por isso que fiquei na dúvida, cada um fala uma coisa. A maioria fala para fazer o AO separado e colar no photoshop, mas tb tem várias páginas falando do problema do AO parecer sujeira. Vou ler essa matéria para tentar entender qual é melhor e fazer uma imagem com um e com o outro para analisar as diferenças.
Júlio, é fácil de perceber que colando o AO com multiply em cima do render não fica bom. Áreas iluminadas pegam AO, fica muito forte marcando demais os cantos, dá uma sensação de sujeira. Mas a maioria tem esse AO na cabeça e acha que o AO não apareceu quando usa do jeito certo no arch&design, pq do jeito certo não é para aparecer muito msm, é para aparecer só onde está precisando de sombra. No arch&design o AO enxerga os materiais em volta e não faz só o sombreado preto do AO normal, ele faz o sombreado colorido igual GI e identifica materiais brilhantes. Ai a pessoa acha que não apareceu, mas faz um render sem e outro com, depois coloca no ramplayer e olha como a diferença é grande. Se não der diferença os materiais e o AO não foram bem configurados. Essa matéria que indiquei do master zap explica o problema do AO e o jeito certo de fazer.
Obrigado Gera_Design agora eu entendi vendo a imagem do Flávio neste tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=58119&start=15 Aparece só nas sombras né, na imagem ficou bem visível. Obrigado e fique com Deus.
"Gera_Design" disse: Vc está enganado cara. No arch&deisgn tem o exact AO que é muito melhor. AO não é pra ficar parecendo sujeira, o AO bem feito é para melhorar o sombreado onde não bate luz direta. Na composição separada dá o maior trabalho para ficar bom pq aparece AO na parte iluminada pela luz direta. Tem que compor com outros elements separados, se colar o AO em cima do render fica muito feio e parece sujeira. Se achar que o AO ficou fraco vc não configurou direito o material e a iluminação ou não entendeu o que é AO. Leia a matéria no blog do mestre zap http://mentalraytips.blogspot.com/2008/11/joy-of-little-ambience.html
show de bola a materia. Quanto ao AO na iluminacao direta tambem acho complicado. ja tive problemas com isso. porem quando fazemos AO aki na seagulls fazemos em pass separado para facilitar a manipulacao e deixar os renders (na maioria das vezes gigantescos com mais de 5000 px um pouco mais leves) Nunca tive a impressao que o AO parece sujeira. A não ser que a intenção seja realmente essa heheheh tudo depende da configuracao. Abraços! =D
Eu não entendi bem o que o cara explica na matéria mas entendi o resultado do AO vendo a imagem do Flávio.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 722

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.