Material editor cheio como editar mais materias?

Por: Allan Tercio  

Em: 13/01/2010 12:16

Olá pessoal...olha só eu queria saber o mais rápido possível se possível...se tem como inseri mais daqueles materais no max...sabe eu botei no menor formato onde vem mais e eu já usei todos e preciso de mais...que devo fazer????...desde já agradeço a todos .....se alguem não entedeu pode falar....!!!!
Ola allan tercio, se eu entendi direito tua duvida seria sobre o numero de slots no editor de materias ali vc encontra 24 esferas,porem vc pode fazer quantos materias vc quizer é só clicar em GET MATERIAL, e escolher uma novo e faz isso quantas veses for necessario, eu costumo as veses editar poucos slots só arrasto um vazio em cima de um pronto e edito ele, se precisar editar o material anterior vou até o get material escolho a opção scene e pego p o material q quero e edito ele tenta ae qualqer duvida é só perguntar
Olá, Allan veja esta FAQ, talvez te ajude: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=15226
allan tercio, Sua dúvida é bastante comum entre meus alunos. A resposta é simples, Material Editor significa EDITOR DE MATERIAIS, e não biblioteca de materiais. Ao aplicar um material em um slot e utilizá-lo na cena, você não precisará mantê-lo no Material Editor, poderá substituí-lo quantas vezes for necessário, só tome cuidado para não substituir no objeto da cena. Outra forma muito simples, que uso bastante, é o Multi/Sub-object. Dentro dele você pode criar quantos materias quiser, trocando apenas o ID do objeto. Desta maneira você usa somente um slot. Como trabalho bastante com maquete, tenho já meus Multi/Sub-objects prontos, uma para concretos, paredes, pisos, outro para madeiras, e por aí vai. Qualquer dúvida avise. Abraços.
www.chilli3d.com.br
Depois que pegar a manha do material/map browser nunca mais vai sentir falta de esferas no material editor. Pq vc faz o material, poe no objeto e depois pode arrastar uma esfera nova pra cima do material e fazer outro. Não perde o material que pois na cena, quando quiser pegar de volta vc usa o conta gotas.
"felipebroering" disse: allan tercio, Outra forma muito simples, que uso bastante, é o Multi/Sub-object. Dentro dele você pode criar quantos materias quiser, trocando apenas o ID do objeto. Desta maneira você usa somente um slot. Como trabalho bastante com maquete, tenho já meus Multi/Sub-objects prontos, uma para concretos, paredes, pisos, outro para madeiras, e por aí vai.
Felipe, achei mto interessante a idéia do multi/Sub-object , tb trabalho com maquetes e um dos problemas é manter meus materiais organizados!!! Conhece algum tuto que fale sobre isso, ou pode falar um pouco sobre esse material e como ele funciona?? Obrigado cara! Seus posts são sempre mto úteis! Valew mesmo!
Olá THEFELPS, Aqui no forum tem um excelente tutorial, escrito pelo André, explicando exatamente o funcionamento Multi/Sub Object: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 Mesmo assim, resolvi fazer um passo-a-passo: 1. No Material Editor, escolha um slot vazio e clique em Get Material para abrir o Material/Map Browser. 2. No Material/Map Browser, dê um duplo clique em Multi/Sub Object, para aplicá-lo ao Material Editor. 3. Você irá perceber que ele criará em um único slot 10 "sub materiais". Esta quantidade pode ser alterada a qualquer momento, basta clicar em Set Number. 4. O mais importante destes "sub materiais" é o número apresentado no valor ID. É este número que você irá aplicar ao Editable Poly (por exemplo). 5. No exemplo, criei uma esfera e a corverti para Editable Poly. Com o Sub Object Polygon, selecionei alguns palígonos. 6. No painel Modify, em Editable Poly, Sub Object Polygon, a seção Polygon: Material ID, você irá aplicar o número correspondente ao seu material em Set ID. A função Select ID serve para fazer uma seleção a partir de IDs já aplicados.
www.chilli3d.com.br
Oi Allan, Bom o pessoal já deu a maior parte das dicas. Acho que a utilização de materiais multi/Sub Object facilita e deixa mais organizado. Mas se é só pra resolver rápido, sugiro que vá utilities (no menu superior da janela de materiais) e selecione a opção Reset Material Editor Slots. Isso deixará todos os slots livres novamente. Não se preocupe, pois você não perderá os materiais, eles apenas não estão sendo mostrados na janela de edição. Se quiser ver novamente algum material de um objeto que já está na cena basta clicar em um slot vazio e clicar com o conta gotas no objeto desejado. Se quiser voltar para a janela do material Editor que estava cheia, basta ir em utilities e clicar em Restore Material Editor Slots. Isso abrirá a janela de materiais que você tinha antes de resetar. Abraço,
Sarandini
Eu não aconselho usar multimateriais sem necessidade, deixa o material editor mais pesado e é mais difícil de gerenciar os materiais. Se aprender a usar o materialmap browser, o problema está resolvido e será mais prático de trabalhar.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 396

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.