Arch & Design

Por: Sandro  

Em: 13/01/2010 16:16

Alberto, como se abre a biblioteca? Quero saber para nunca ter de abri-la.
Então Osires, vc abre quando marca o mtl library, clica no open e seleciona a biblioteca de templates do A&D. O cara não abre sem querer. Mas se por algum motivo ele abre e depois muda para mtl editor ou selected e salva, vai salvar no lugar da livraria que está aberta. É quando o cara perde a livraria. Por isso que eu acho difícil o cara sobrescrever a livraria sem querer, acho que é algum outro problema.
São Paulo Futebol Clube
Eu tb acho difícil sobrescrever a livraria do archdesign. Não sei se é um bug ou algum procedimento que a pessoa faz e ferra o arquivo. Mas sobrescrever só se for por querer.
Pessoal, descobri o problema e para mim é um bug. Já vi vários tópicos como esse no fórum e não conseguia entender como a pessoa salva em cima da livraria do A&D sem querer, mas não é sem querer. O material/map browser abre a livraria do A&D sempre que vc usa um preset na lista de presets, mas pior ainda, continha mostrando os materiais da livraria que estava aberta, mas na verdade é a livraria do A&D que está aberta. Se a pessoa der save achando que está salvando a sua livraria, na verdade está salvando em cima da livraria do A&D. Façam esse teste: Abra uma livraria qualquer, depois pega um preset do A&D e olha na barra azul em cima da janela do map/browser. Na barra azul aparece o nome da livraria e vai aparecer a livraria do A&D, mas na parte que mostra os materiais continua mostrando os materiais da livraria que vc tinha aberto primeito. É ai que o cara se confunde e salva em cima. Tem que ficar esperto quando estiver com uma livraria aberta e usar presets do A&D.
São Paulo Futebol Clube
Não sei se podemos chamar de bug, os presets são scripts do max, uma parte é que apenas seta propriedades nos materiais (aqueles primeiros do matte finish, glossy, etc), o resto é um script que apenas chama um material guardado na biblioteca a partir de algumas propriedades definidas no arquivo ArchitecturalMaterialTemplates.ini da pasta plugcfg. Mas para que qualquer material possa ser chamado via script (nesse caso é o script meditfunctions.ms da pasta ..\3ds Max 2010\stdplugs\stdscripts), é necessário abrir a biblioteca onde ele está. Como eu não sou da área de scripts eu conversei uma vez com um amigo sobre esse bug pq eu ja salvei em cima da biblioteca uma vez sem querer, e ele falou que seria difícil fazer o script fechar a biblioteca default ou chamar outra default a cada vez que pegasse um preset, poderia deixar o max lento. É bugado mesmo isso que vc falou alberto, de carregar outra biblioteca, mostrar os materiais mas na verdade a do A&D é que está ali por debaixo dos panos... então é como vc falou, tem que ficar esperto e torcer pra que a autodesk corrija isso no futuro.
Parabens, voces são uns estudiosos. Isto só engrandece nossa comunidade.
Então Fla3DMadness, se o script mostrasse os arquivos do template a gente se ligaria que era outra livraria. O que estraga é mostrar os materiais da livraria que estava usando. Eu não tenho esse problema por causa do meu workflow, não uso os templates, tenho uma livraria que uso em todos os trabalhos e faço ajustes quando necessário.
São Paulo Futebol Clube
D+ a info! Vlw Alberto. Eu já salvei várias vezes no lugar da livraria do arch&design. Vou fazer como vc, vou criar uma livraria de materiais que acho que facilita o trampo. Eu estou sempre pegando presets do arch&design e configurando, mas se deixar tudo pronto na livraria fica mais prático.
Obrigado Alberto. Tb passei por este problema! Agora sei pq.
Nunca passei por este problema. Penso que vai do workflow da pessoa. Tbm trabalho com livrarias e raramente uso um preset do a&d.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 566

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.