Não sei se podemos chamar de bug, os presets são scripts do max, uma parte é que apenas seta propriedades nos materiais (aqueles primeiros do matte finish, glossy, etc), o resto é um script que apenas chama um material guardado na biblioteca a partir de algumas propriedades definidas no arquivo ArchitecturalMaterialTemplates.ini da pasta plugcfg. Mas para que qualquer material possa ser chamado via script (nesse caso é o script meditfunctions.ms da pasta ..\3ds Max 2010\stdplugs\stdscripts), é necessário abrir a biblioteca onde ele está. Como eu não sou da área de scripts eu conversei uma vez com um amigo sobre esse bug pq eu ja salvei em cima da biblioteca uma vez sem querer, e ele falou que seria difícil fazer o script fechar a biblioteca default ou chamar outra default a cada vez que pegasse um preset, poderia deixar o max lento.
É bugado mesmo isso que vc falou alberto, de carregar outra biblioteca, mostrar os materiais mas na verdade a do A&D é que está ali por debaixo dos panos... então é como vc falou, tem que ficar esperto e torcer pra que a autodesk corrija isso no futuro.