Como fazer mapa de Opacidade Mental Ray 3d Max

Por: Gregorio  

Em: 24/03/2010 16:47

Caros, boa tarde. Preciso aplicar uma foto de uma pessoa em um cenário que modelei no Max. Gostaria que ela fosse renderizada junto com a cena, assim pensei em criar um material contendo a foto e seu mapa de opacidade (para que a foto fique recortada) e aplica-lo em um plano. Estou usando o Mental Ray. O problema é que não estou conseguindo criar esse mapa de opacidade com os materiais do Mental Ray. Com material Standard ele funciona na View Port, porém não renderiza. Alguém teria alguma dica? Abs e obrigado.
Está usando o material arch&design? É o melhor material para usar no mental ray. Coloca o mapa de opacidade no cut-out dentro do menu special purpose maps. O mapa de opacidade não faz no max, faz no photoshop e aplica no cut-out do material.
Fiz um exemplo simples de como usar mapa de opacidade com materias Arch&Design
Juliano, eu peguei um bitmap abri no Photoshop e salvei como tif, tentei fazer da maneira que voce explica mas não estou conseguindo.
Osires, tudo bem? de photoshop sei apenas o basico só pro gasto mesmo mais acho que vc precisar recortar o canal alfa da imagem pra dar certo dai salva com tif ou ainda salva a cor difusa com jpg e o canal de recorte como tif ou outro formato que nao lembro agora, vc pode procurar na net acho que no http://www.cgtextures.com vc encontra varias modelos de texturas de arvores para aplicar em planes, eu estou usando o Vue 8 xStream e proxys para vegetação no max acho melhor abaços
Ok, eu aprendi com a ajuda de voces a usar o proxi, mas queria aprender a usar a opacidade. Vou dar uma especulada por aqui. Obrigado
"Osires Mathoso" disse: Ok, eu aprendi com a ajuda de voces a usar o proxi, mas queria aprender a usar a opacidade. Vou dar uma especulada por aqui. Obrigado
Osires. O Chthome daqui do fórum me ensinou a cortar minhas próprias imagens no Photoshop para usar como mapa de opacidade, depois eu fiz como o Gustavo ensinou ai em cima. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=60719
Barreto
João Barreto, vou tentar por aqui. Obrigado
O extract do photoshop é um meio fácil de recortar. Não é tão preciso quanto o laço mas é mais rápido.
Juliano, muito obrigado por sua dica, me ajudou muito aqui. Osires, segui a orientação do Juliano e no início também não estava dando certo. Depois que me dei conta que na hora de salvar a imagem como TIF no Photoshop, após recortar o fundo, é necessário ativar o "Salvar Transparência" na janela que abre ao salvar. Feito isso funcionou perfeitamente. Um outro detalhe, para quem não conhece muito o Photoshop, na janela de Layers normalmente o primeiro layer de baixo, ou quando há apenas um layer, aparece com o ícone de um cadeado trancado na frente. É preciso dar dois cliques nesse layer para ele "destrancar" o layer, assim ao deletar ou apagar com a borracha qualquer parte da imagem ela fica com fundo transparente. Do contrario o que se ve ao deletar uma área é a cor de background e não transparência. Gustavo, agradeço também por sua atenção. Abs a todos!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 474

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.