Problemas com mr sun e mr sky junto com mr spoth

Por: brunoflausino  

Em: 29/04/2010 19:13

E ae Galera do forúm to aqui de novo penando nas luzes do mr kk... estou criando uma maquete de um restaurante ... eu aplico todas as luzes interna com mr spot light .. ae funciona so q eu preciso ligar o sistema de iluminação interna, so q acontece um problema eu aplico o mr sun e o mr sky .... kuando vou renderizar o interior as luzes que eu tinha aplicado elas não apareçem... no expessure control ta com o mr photographic... se eu desativar ele as luzes voltão... não tem um jeito de fazer tudo funcionar junto ... o mr sun e o mr sky junto com as mr spot e o expessure com o mr photopraphic?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) bruno_flausino: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta, primeiro de tudo não seria muito interessante vc usar uma mr area spot como iluminação indireta, ela é usada mais para simular uma fonte de luz direta, ou seja, o sol. Como vc está fazendo a maquete de um Restaurante e o interior tem que ser iluminado, o ideal a fazer é usar todo o poder de fogo das luzes photometricas do 3ds Max, principalmente na versão 2009, que veio com melhorias fantásticas nas luzes photometricas. Quando vc usa o Mental Ray photographic exposure control, vc tem que deixar os multipliers das luzes= 1,00 porque se deixar com 0,01 a imagem toda ficará escura, porque com o controle de exposição, a luz terá que ser usada com sua intensidade normal, ou seja, com o multiplier dela igual a 1,00. Só que com o Mental Ray photographic exposure control (mrpec) deixa a imagem lavada, a não ser que vc brinque com os valores de highlights e outros parâmetros, e para ficar muito bom, com as texturas do material editor fiéis as que sai do render, vc tem que usar a técnica do LWF (LINEAR WORK FLOW) ou LCS (LINEAR COLOR SPACE). Colocando o gamma da imagem como 2,2, mas nem sempre é esse o valor, depende de calibrar o monitor corretamente. Uma sugestão que dou a vc é diminuir o multiplier das luzes para 0,01, desligar o Mental Ray photographic exposure control (mrpec), e mandar renderizar. Mas no lugar das luzes mr area spot no interior do Restaurante, vc poderia colocar outras luzes photometricas. do Max e selecionar pressets de fabricantes de luzes específicos. Outra possibilidade, é mudar o gamma da imagem para 2,2, ligar o Mental Ray photographic exposure control (mrpec), configurar corretamente os valores de highlights e outros parâmetros na ficha do Environment teclando 8 e colocar o multiplier da mr sun com 1,00 e colocar luzes photometricas ( de preferência com cópias instanceadas) no interior do Restaurante para simular fonte de iluminação indireta. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços! __________________________ [i:464dccb1cc]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:464dccb1cc]
Bruno Vc pode usar o Mr photografic perfeitamente porem precisa abilitar a correção de gamma para que a imagem nao fique lavada, use o dayçight e nao precisa modificar mais nada, apenas coloque luzes mr sky portal nas janelas e aberturas e ajuste a intensidade da luz pelo Mr Photograic no EV, tbm pode seguir a dica do danilo_icf que tbm vai dar certo Abraços
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Juliano Kloss: ai cara!! tudo bem?? se vc não gosta muito da interface do novo 3ds Max 2010, vc pode usar um script que modifica a interface do novo 3ds Max 2010 para a interface do 3ds Max 2009 ou versão inferior... :D Entre os recursos anunciados com o 3ds Max 2011 está a possibilidade de personalizar a interface Ribbon, aquele menu superior na interface do 3ds Max que acopla todas as funções em uma única janela, usada para organizar a interface do software. Se você está usando o 3ds Max 2010, ou o 3ds Max 2011 e gostaria de alterar e personalizar a interface Ribbon para que a mesma se enquadre no seu modo de trabalho, um usuário dos fóruns da CG Society publicou um pequeno script que altera os painéis e interfaces, que ele chama da Super Ribbon. Para instalar o Script, basta fazer uma cópia do arquivo “SuperRibbon.ms” para a pasta StdScripts\StdScripts na instalação do 3ds Max 2011. A ferramenta faz diversas modificações na interface para ajudar na modelagem e criação de elementos para projetos, facilitando o acesso e configuração. Por exemplo, ao escolher a criação de uma primitiva geométrica na nova interface, podemos determinar as características da primitiva direto na interface Ribbon, sem precisar editar posteriormente as opções. O próprio autor da ferramenta comenta que a mesma não está finalizada e pode ser melhorada e personalizada para outros artistas, inclusive com o uso de outras opções e plugins para o 3ds Max. Por exemplo, algumas opções do VRay pode ser incluídas na composição da interface. Como posso usar esse script para personalizar a minha interface? Bem, essa é a parte que pode dar um pouco de trabalho. ;) O autor dessa ferramenta usou uma sequência de opções com linguagem de programação em MAXScript para configurar a interface, e caso você queira fazer ajustes no material criado por ele, é possível usar o Super Ribbon como base para criar outras interfaces. O segredo é aproveitar essa interface como um template e editar o script para adicionar ou remover elementos. A seguir eu te mando o link direto para o script: http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=6&t=870328 ( LINK COM O SCRIPT PARA MUDAR A INTERFACE DO SUPER RIBBON DO 3DS MAX 2010/ 2011) Abraços Juliano. Sucesso!! __________________________ [i:dc0eaa5c14]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:dc0eaa5c14]
danilo_icf tudo bem? Kara confesso a vc que nao gosta da interface Ribbon, e isso vem desde o AutoCAD que acho muito ruim para trablhos pois come muita tela do pc, no AutoCAD 2007 e 2008 por exemplo tinha o painel "DashBoard" era uma painel laterial que tinha varias opçães de comandos e tbm acessando a Customização do AutoCAD vc poderia colocar os comandos que preferisse, ja no meu caso aprendi a digitar quase todas as ferramentas portanto acho desnecessario o menu "DashBoard" ou o "Ribbon" no AutoCAD, no max tbm nao gostei do Ribbon justamente por ficas na parte superior da tela ja que os novos monitores praticamente todos são windscreen sobra tela nas laterias e falta espação em cima, enfim ja tinha visto em Ribbon mais não quiz baixar para testar, tbm sei que vou terq perder esse costume porque a tendencia é o Ribbon então vou ter aos poucos me acostumar com ele, e obrigado pela dica Abraços
galera obrigado mesmo eu fiz um curso de formação em max e tipo foi mais voltado para animação, como meu foco hj se tornou maquetes eu acabei meio deslocado do curso pq eu aprendi um monte de coisas q hj eu mal uso ... mais obrigado pela atenção e Juliano mais uma vez me ajudando ... espero chegar ao nivel de vcs kkk vlw gente so os melhores nesse site te conta .... abraços a todos
Tudo muda de acordo com a vista.... nem sempre a perspectiva ajuda ....
bruno_flausino Acabamos fugindo do assunto inicial, vc ja viu esse arquivos aqui no site para estudar iluminação com o mentalray? veja esses links http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520 Abraços
ja sim eu tenhu uns 4 gigas de video e tutoriais mais nem sempre a gente lembra deles kk mais vlw pela atenção cara
Tudo muda de acordo com a vista.... nem sempre a perspectiva ajuda ....
Só pra fazer uma correção, o super ribbon só funciona no max 2011, pq no 2010 ele não era customizável como agora.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 434

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.