Escala Real no Max

Por: prgdesign  

Em: 08/05/2010 16:39

Pessoal, estou com uma questão que não estou conseguindo encontrar uma resposta concreta. Bom, eu faço da seguinte forma: Importo a planta do CAD, ativo o Rescale para metros, depois eu mudo o display do units setup para centimeters e começo a modelar. Na hora derenderizar eu mudo novamente o units para medidas genericas (pq não sei configurar com valores em centimetros) Porem encontrei alguns problemas na hora de iluminar principalmente, que são aqueles problemas que sabemos que acontece por não trabalhar em escalas reais, só que, eu achava que dessa forma que eu faço era trabalhar com escalas reais. Realmente é dessa forma ou eu estou fazendo errado? Se eu estou fazendo errado, qual o jeito certo?
Se eles conseguem, eu também consigo.

http://pauloarteblog.blogspot.com/
Eu faço assim: Primeiro configuro o Max conforme a figura anexa, depois importo e faço como voce falou, ponho o reescale em metros, isto porque a planta foi feita na escala metros no cad. Não mexe mais nas medidas do Max. Renderiza como voce modelou que vai dar tudo certo com as luzes e materiais
Faz como o Osires disse que vai evitar uma serie de problemas e acredite é a melhor maneira de trabalhar no 3ds max
Osires, Juliano, valeu pelas dicas pessoal. Gosto do trabalho de vcs....valeu pela dica mesmo...ja ta guardada..=]

Osiris Tá certo mesmo isso que vc mostra ai?? Vc importa do CAD e dá o rescale em metro , só que no Display unit scale está em cm... acho que vai dar diferença na escala . Se vc importar e dar rescale em metro o display unit também tem que ser em metro..
entaum eu trabalho assim tbm.faço os blocos no cad e dou m fine link no 3d. ....unit setup...eu coloco 1 unit = 1 meters....ai fica na escala certa....em metros mas se vc for traalhar com iluminação real...a escala seria 1 unit = 0,025 meters pelo menos aprendi assim... abrasss
MAX 2010 / V-ray 2.0 / XSI / ZBrush

brunoricardo3d.blogspot.com
A maneira que o Video Curso de Modelagem de Maquete aqui da 3d1 ensina é como eu expliquei lá em cima, e na ficha de importação marcar Metros ( porque a planta foi desenhada na unidade Metros do Auto cad). Eu trabalho assim e não tenho problema nem com luzes, materiais. O Max vai continuar trabalhando na sua unidade padrão que é polegada, mas vai converter para voce em centimetros, e voce tem de pensar em centimetros. Uma porta por exemplo, terá de ter 210cm de altura X 80cm de largura
Valeu pela dica Bruno. Beleza Osires! Eu comecei a assistir o curso de maquete, mas acho que ainda não tinha entendido muito bem os parâmentros. Mas agora com essas suas explicações fico bem mais claro. Acho que preciso assistir novamente a aula que fala de importação...rs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 360

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.